Até grupo hacker Anonymous faz alerta contra aplicativo comunista chinês: "Deletem o TikTok agora!"

E mais um alerta que o POLITZ vem fazer novamente para vocês leitores(as) sobre os interesses do Partido Comunista Chinês, que é dono de qualquer empresa aberta no país dominado pelo comunismo.

O aplicativo TikTok que vem gerando e disparando uma série de alertas por diversas agências de inteligência no mundo, inclusive de próprios governos como o dos Estados Unidos, virou alvo do grupo hacker de ativistas conhecidos como Anonymous, que gravam vídeos cheio de efeitos especiais para fazer alertas e passar avisos para a sua população.

O próprio governo americano recentemente acusou o TikTok de roubar dados dos usuários, espionando para o próprio Partido Comunista Chinês, tendo uma receita de U$ 17 bilhões em 2019.

Apesar de serem ideologicamente confusos, o grupo merece receber o destaque quanto ao alerta emitido por eles mesmo: "Deletem o TikTok agora":

- "Se você conhece alguém que o utilize, explique que ele é, essencialmente, um malware operado pelo governo chinês – responsável por uma operação de espionagem massiva."


Complementando a postagem, foram incluídas as informações às quais o app, supostamente, tem acesso, descobertas a partir da análise de seu código realizada por um usuário do fórum Reddit. São elas:
  • Hardware do equipamento, como CPU, dimensão e resolução de tela, uso de memória e espaço de disco, além de outros dados;
  • Todos os aplicativos instalados no dispositivo e, também, os desinstalados, seja antes ou depois da inclusão do TikTok;
  • Dados da rede, incluindo nome de acesso do WiFi e IP do roteador;
  • Presença de root ou jailbreak no aparelho;
  • Localização em tempo real por meio do GPS, com atualização a cada 30 segundos.

Conforme publicação da fonte originária:

Aparentemente, ainda de acordo com o denunciante, o aplicativo dificulta a análise do código com algoritmos que alteram sua construção a cada atualização "para que ninguém saiba quais informações está obtendo" – possibilitando, ainda, a instalação de um proxy que auxilia na transcodificação de mídias, que pode ser explorada por não possuir autenticação.

"Existem partes de código que fazem com que o Android permita o download de um arquivo ZIP, a extração dos dados dele e a sua execução. Não há motivos para isso."


Um tweet foi publicado contendo a denuncia:



“A parte mais assustadora de tudo isso é que tudo é remotamente configurável, a menos que cada detalhe do código seja ajustado pelo usuário de manualmente, de forma isolada. Existem diversas proteções para evitar que você reverta o processo", afirma.

Respondendo às acusações de associação com o governo chinês, o TikTok declarou possuir centenas de funcionários nos EUA, ter fechado parceria com empresas de segurança de nível mundial para corrigir problemas relacionados à privacidade de usuários e levar os ataques realizados a sério.

Fontes das Informações
Sobre o(a) Autor(a):
POLITZ
Esse é o Perfil Oficial usado pela Equipe de Redação do POLITZ para criar as nossas matérias. As reportagens assinadas individualmente possuem perfil próprio.

Como de costume, oferecemos a fonte originária de todas as informações publicadas no final de cada artigo, com exceção das fontes internas. Captamos diversas informações pelo exclusivo #AlgoritmoPOLITZ que tem um alcance mundial.

Se você gosta do nosso trabalho como mídia independente, considere nos apoiar financeiramente com qualquer valor. Lembre-se que nós não recebemos dinheiro de políticos ou empresas estatais e só funcionamos com contribuições de vocês.

Comentários

O Tecmundo e sua velha mania de encher a bola do Gadonymus.
 

Informações da Publicação

Autor(a)
POLITZ
Visual.
3.000
Comentários
1
Última atualização

Compartilhar

Top Bottom