Efeito Streisand: Censura do Twitter sobre o caso Hunter Biden, filho de Joe Biden, praticamente dobrou a visibilidade do assunto

Para quem não conhece o fenômeno social chamado "Efeito Streisand", em suma, é quando a censura sobre determinado conteúdo praticamente causa o efeito contrário sobre o mesmo, aumentando ainda mais o interesse público sobre o tema e foi exatamente o que aconteceu com o caso Joe Biden, seu filho Hunter Biden e seus laços com a Ucrânia e China, na qual o filho vendia a influência do pai, enquanto vice-presidente, para esses outros países, em um verdadeiro caso de traição.

O POLITZ foi a única mídia brasileira a cobrir 100% o assunto, traduzindo integralmente as reportagens feitas pelo The New York Post:

Todas As Reportagens Censuradas do The New York Post Mostrando o Conluio da Família de Joe Biden Com a China e Ucrânia Traduzidas

Todas As Reportagens Censuradas do The New York Post Mostrando o Conluio da Família de Joe Biden Com a China e Ucrânia Traduzidas

Todas As Reportagens Censuradas do The New York Post Mostrando o Conluio da Família de Joe Biden Com a China e Ucrânia Traduzidas Reportagens publicadas por diversos autores(as) para o The New York Post. Artigos traduzidos e adaptados integralmente pelo POLITZ. Introdução: Diante da recente...

Alex Jones afirma que um denunciante chinês possuí vídeos de Hunter Biden abusando de diversas meninas chinesas menores de idade

Alex Jones afirma que um denunciante chinês possuí vídeos de Hunter Biden abusando de diversas meninas chinesas menores de idade

Primeiramente gostaríamos de dizer que Alex Jones, dono e fundador do site InfoWars (com o link para a matéria original elencado abaixo), é bastante polêmico e acusado amplamente pelas mídias mainstream e pelo stablishment como um propagador de fake news, além de suas polêmicas opiniões. Todo o...

De qualquer forma, o resultado se deu através de uma pesquisa feita pelo próprio Massachusetts Institute of Technology (MIT) em conjunto com uma empresa de inteligência de alto nível.

"Quando o Twitter baniu, e depois retirou o banimento, de links para um artigo supostamente duvidoso do New York Post sobre o filho de Joe Biden, Hunter, sua intenção declarada era evitar que as pessoas espalhem material falso prejudicial enquanto os Estados Unidos se encaminham para a reta final da campanha eleitoral", disse o MIT. "Mas, graças ao ciclo de desinformação - e às afirmações dos conservadores de que as plataformas de mídia social estão censurando deliberadamente suas opiniões - o Twitter conseguiu fazer o oposto do que pretendia."

O que ocorreu de fato foi que o Twitter conseguiu na verdade aumentar, quase dobrando, o interesse pela matéria: "De acordo com a Zignal Labs, uma empresa de inteligência de mídia, as ações do artigo do Post 'quase dobraram' depois que o Twitter começou a suprimi-lo", observou o MIT.

O incidente foi um exemplo em tempo real do que o Zignal Lab's chama de "Efeito Streisand" - um "fenômeno social que ocorre quando uma tentativa de ocultar, remover ou censurar informações tem a consequência não intencional de divulgar ainda mais essas informações, muitas vezes através da Internet, ”De acordo com a Wikipedia. O nome vem dos esforços da cantora Barbra Streisand, em 2003, para suprimir uma foto íntima de sua residência em Malibu, Califórnia, por questões de privacidade.

"A Zignal encontrou um aumento de ações imediatamente após o Twitter instituir o bloqueio, saltando de cerca de 5,5 mil ações a cada 15 minutos para cerca de 10 mil. Isso não significa necessariamente que o bloqueio causou a explosão de interesse, mas o aumento corresponde a uma série de tweets amplamente compartilhados por apoiadores e conservadores de Trump, acusando a plataforma de censura política", observou o MIT na segunda-feira.

"A história do New York Post, que ficou bloqueada no Twitter por cerca de um dia, foi compartilhada 352.200 vezes na plataforma", acrescentaram.
Fontes das Informações
Sobre o(a) Autor(a):
POLITZ
Esse é o Perfil Oficial usado pela Equipe de Redação do POLITZ para criar as nossas matérias. As reportagens assinadas individualmente possuem perfil próprio.

Como de costume, oferecemos a fonte originária de todas as informações publicadas no final de cada artigo, com exceção das fontes internas. Captamos diversas informações pelo exclusivo #AlgoritmoPOLITZ que tem um alcance mundial.

Se você gosta do nosso trabalho como mídia independente, considere nos apoiar financeiramente com qualquer valor. Lembre-se que nós não recebemos dinheiro de políticos ou empresas estatais e só funcionamos com contribuições de vocês.

Comentários

Não há comentários para mostrar.

Informações da Publicação

Autor(a)
POLITZ
Visual.
296
Última atualização

Compartilhar

Top Bottom