#FactCheckingPOLITZ: Vídeo divulgado nas redes mostra apenas brigadistas da ICMBio realizando queima controlada e monitorada e não ilegalmente

Circula há alguns dias um vídeo nas redes sociais na qual internautas afirmam que membros do governo seriam responsáveis pelas queimadas em nosso país, porém, a informação foi desmentida pelo próprio Ministério do Meio Ambiente em recente tweet.

O vídeo e a informação podem ser vistos aqui:


Então, consideramos como enganosa as publicações que dizem ao contrário do que afirmado pelo próprio Governo.

A queima controlada é uma prática comum, na qual brigadistas fazem queimadas de matérias orgânicas secas, diminuindo o combustível que pode aumentar ainda mais a gravidade de queimadas ilegais já existentes.

Segundo o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, a queima controlada é definida da seguinte forma:

Queima controlada é o uso do fogo de forma planejada com fins agrossilpastoris ou fitossanitários em propriedades rurais. Sua prática é regulamentada pela Resolução Conjunta SEMAD/IEF nº 2.988, de 24 de julho de 2020.

Podem utilizar o serviço pessoas físicas ou jurídicas que justifiquem, por peculiaridades locais ou regionais, o emprego do fogo em prática agrossilvipastoril ou fitossanitário, nas áreas ou propriedades rurais, consoante o disposto no art. 43 da Lei Estadual n.º 20.922/2013, sob a forma de queima controlada, a ser autorizada pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF ou pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad.
Fontes das Informações
Sobre o(a) Autor(a):
POLITZ
Esse é o Perfil Oficial usado pela Equipe de Redação do POLITZ para criar as nossas matérias. As reportagens assinadas individualmente possuem perfil próprio.

Como de costume, oferecemos a fonte originária de todas as informações publicadas no final de cada artigo, com exceção das fontes internas. Captamos diversas informações pelo exclusivo #AlgoritmoPOLITZ que tem um alcance mundial.

Se você gosta do nosso trabalho como mídia independente, considere nos apoiar financeiramente com qualquer valor. Lembre-se que nós não recebemos dinheiro de políticos ou empresas estatais e só funcionamos com contribuições de vocês.

Comentários

Não há comentários para mostrar.

Informações da Publicação

Autor(a)
POLITZ
Visual.
155
Última atualização

Compartilhar

Top Bottom