Filosofia & Psicologia.

A filosofia e a psicologia desde sempre são duas áreas de estudo com um lugar comum na história, considerando que a psicologia surgiu a partir da filosofia. A palavra psicologia provém das palavras gregas “psique” e “logos”, que significam, respectivamente, “alma” e “estudo”. Portanto, psicologia significa o estudo da alma. Por outro lado, o termo filosofia vem das palavras gregas “philo” e “sophia”, que querem dizer “amor à sabedoria”.

A psicóloga Ana Carolina Reis, formada na UFF (Rio das Ostras-RJ) responderá a seguir algumas questões que coexistem nesses dois importantes núcleos de estudo.

(Paulo)
O que são valores e princípios do ponto de vista psicológico?

(Ana Carolina)
Podemos pensar que princípios e valores fazem parte da vida de um indivíduo, e este sendo um ser social como um todo, é constituído de tudo que é experienciado por ele ( suas referências, educação, modo de ser, comportamento) no ambiente em que esta inserido e refletem na vida dele e consequentemente na suas decisões e escolhas.

(Paulo)
Como a psicologia trata a razão e a emoção enquanto instrumentos de inteligência?

(Ana Carolina)
Quando falamos em emoção e razão lembramos logo das ideias de Platão e Descartes que tinham como base a diferenciação entre corpo e mente, o corpo da alma.
Com o desenvolvimento e base nessas teses, o que podemos dizer é que hoje alguns estudos estão indo por outro caminho, que esta diferenciação não é mais usual. Razão e emoção coexistem e são interdependentes. O ideal é tentar sempre buscar um equilíbrio entre as duas.

(Paulo)
Somos seres tão racionais quanto julgamos ser?

(Ana Carolina)
É legal botarmos em discussão que sempre tivemos a sensação de que ser racional é o melhor caminho a seguir. Somos seres humanos, possuímos uma mente só. Polarizar mente emocional da racional é um pouco extremo. Podemos pensar que algumas pessoas têm tendências a serem emocionais e outras racionais. O ideal é tentar sempre buscar o equilíbrio entre as duas e um destes caminhos pode ser com a ajuda de um psicólogo trabalhando suas necessidades individuais.

(Paulo)
Qual a compreensão de relação entre a filosofia e a psicologia?

(Ana Carolina)
Pode-se dizer que a principal relação entre as duas se dá na origem da psicologia. A psicologia surge num contexto de questionamentos e estudos de filósofos gregos procurando responder questões sobre a subjetividade do ser humano, promovendo reflexão sobre a realidade subjetiva. Psicologia torna-se ciência no século XIX a partir de Wundt e da separação das ideias da filosofia, trabalhando a mente humana, com cientificidade, experiências conscientes e a introspecção.

(Paulo)
Como o homem enxerga sua natureza sob uma perspectiva psicológica?

(Ana Carolina)
O ser humano é um ser que se difere dos outros por sermos considerados seres pensantes, que agem e sentem.
Alguns comportamentos, características, sentimentos e etc fazem parte do ser humano no sentido natural, bem como devemos lembrar, que também faz parte de sua constituição a sua relação com o meio e do contexto em que vive, sendo afetado e afetando-o.
Sobre o(a) Autor(a):
Paulo Santos
Paulo H. Santos é universitário de história e estudante voluntário e apaixonado de filosofia entre outras áreas de estudo.

Últimas Avaliações

Bons questionamentos, e respostas cirúrgicas

Informações da Publicação

Autor(a)
Paulo Santos
Visual.
284
Comentários
2
Análises
1
Última atualização
Nota
5,00 estrelas(s) 1 notas

Mais em Colunistas

Mais de Paulo Santos

Compartilhar

Top Bottom