Gilmar Mendes entra para a onda orwelliana e defende criação de órgão de fiscalização de 'fake news': Ou seja, o Ministério da Verdade

O Ministro Gilmar Mendes do STF, parece que é mais um a entrar na onda orwelliana que vem dominando o establishment político brasileiro, defendendo a criação de um órgão de "fiscalização de fake news", o que na prática, é exatamente o que George Orwell falava em sua obra, 1984: Um verdadeiro Ministério da Verdade, que teria como função, retirar da internet conteúdos considerados "impróprios".

Nem mesmo o regime militar de 1964 chegou em um ponto tão absurdo como este, um órgão estatal para fiscalizar o que pode ou não ser postado e compartilhado.

Nessa segunda-feira, o Ministro Mendes sugeriu a criação desse órgão como uma maneira de combater à disseminação de fake news, com esses poderes de censura:

- "Aqui se coloca inclusive um grande desafio, que é a criação de um órgão com capacidade regulatória, que pudesse monitorar e fazer algum tipo de supervisão do que vai na rede [mundial de computadores]”, disse Mendes. “Tem que ser um afazer contido, em que há algum tipo de checagem ou verificação. Os fatos evidentemente falsos devem ser retirados na primeira impugnação"


Segundo a publicação da fonte originária:

Tal órgão poderia ter moldes parecidos com os do Instituto Fiscal Independente (IFI) do Senado, criado em 2016 para acompanhar o estado das contas públicas e o atendimento às normas fiscais.

Mendes fez a observação após recordar projeto de lei sobre fake news que tem sido discutido no Congresso e chegou perto de ser votado nas últimas semanas. “Claro que haverá dificuldades para instituir um órgão deste perfil. Eu mesmo tenho dito que uma das soluções seria criar o órgão no âmbito do próprio Congresso”, disse o ministro ao fazer a sugestão.

Ele avaliou que a comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) e o inquérito que tramita no Supremo sobre fake news, que investigam o financiamento e a propagação de notícias falsas, podem apontar caminhos para uma legislação sobre o assunto. “Certamente aguardamos medidas que vão ser tomadas neste inquérito”, afirmou.


E vamos para o Ministério da Verdade, cada vez mais próximo da sua casa, controlando, censurando e dando permissões para o que se pode pensar, postar, expressar e compartilhar na internet, o último pilar da liberdade de expressão nesse admirável mundo novo.
Fontes das Informações
Sobre o(a) Autor(a):
POLITZ
Esse é o Perfil Oficial usado pela Equipe de Redação do POLITZ para criar as nossas matérias. As reportagens assinadas individualmente possuem perfil próprio.

Como de costume, oferecemos a fonte originária de todas as informações publicadas no final de cada artigo, com exceção das fontes internas. Captamos diversas informações pelo exclusivo #AlgoritmoPOLITZ que tem um alcance mundial.

Se você gosta do nosso trabalho como mídia independente, considere nos apoiar financeiramente com qualquer valor. Lembre-se que nós não recebemos dinheiro de políticos ou empresas estatais e só funcionamos com contribuições de vocês.

Comentários

Não há comentários para mostrar.

Informações da Publicação

Autor(a)
POLITZ
Visual.
364
Última atualização

Compartilhar

Top Bottom