#Multiplataforma Horizon Chase Turbo


Os jogadores de videogame são muito nostálgicos. Todos possuem uma memória de um jogo especial em suas infâncias. E há um que inúmeros brasileiros guardam a recordação com carinho: Top Gear, do SNES. Era um jogo simples de corrida, mas que fez um sucesso absurdo em nosso país. Sequências foram lançadas, outros títulos de corrida também, mas nenhum conseguiu desbancar esse clássico da cabeça dos brasileiros.

Agora, 26 anos depois, a desenvolvedora brasileira Aquiris Game Studio lança Horizon Chase Turbo, uma versão adaptada para PS4 e PC de Horizon Chase (celulares). E o que isso tem a ver com Top Gear? Praticamente tudo.

Horizon Chase Turbo é um simples jogo de corrida arcade, ou seja, o objetivo é apenas vencer corrida após corrida com um total de 20 competidores na pista. Logo no menu percebemos que existem três diferentes modos: Volta ao Mundo, Torneio e Resistência.
O Volta ao Mundo coloca o jogador correndo por mais de 100 pistas espalhadas por vários países, como EUA, Brasil, Japão e outros. Cada país oferece dois tipos distintos de corridas: uma bônus e as convencionais.
As corridas comuns pedem que o jogador chegue em primeiro e colete todas as moedas azuis que estão espalhadas na pista. Coletar as moedas não gera nenhum benefício durante a corrida (coletá-las e vencer aumenta a sua pontuação, o que, por sua vez, destrava carros), é apenas um desafio extra. Já a pista bônus, ao ser vencida, oferece um aprimoramento permanente a qualquer carro que o jogador selecionar, como mais velocidade ou mais aceleração.

Todas as corridas, ao serem finalizadas, registram o seu tempo nos rankings online para que você compare com seus amigos ou com o mundo todo. Há também fantasmas que ajudam você a melhorar o seu tempo (seja o seu próprio ou do melhor do mundo). De uma maneira geral, o modo Volta ao Mundo é bem construído e viciante.

As pistas do Volta ao Mundo são bem variadas e completar tudo levará uma quantidade de tempo considerável. Conforme você termina as pistas deste modo, os outros dois (Torneio e Resistência) vão sendo destravados aos poucos. O modo Torneio é dividido em vários mini-campeonatos que consistem de quatro pistas cada. O objetivo, para variar, é vencer: ao fim de cada pista, você recebe uma pontuação que depende de sua colocação. Para ganhar, basta ter a maior pontuação ao final das quatro corridas.
De forma semelhante, o Resistência (que só abre ao terminar o Volta ao Mundo) funciona também com um sistema de pontos, mas são mais pistas em sequência em três diferentes níveis (12, 36 e 109 pistas).

Então, na prática, Horizon Chase Turbo possui apenas dois modos de fato: o Volta ao Mundo e depois outros dois que são quase iguais (ambos funcionam por pontos de campeonato) e que fazem você rejogar as mesmas pistas que já foram vistas no Volta ao Mundo.

Terminar ou avançar os três modos de Horizon Chase Turbo farão você destravar os mais de 30 carros presentes (alguns são até surpresa, como certo carro de um personagem dos quadrinhos). Os carros se diferenciam em suas estatísticas, mas é interessante ressaltar que até o diálogo (os balões que aparecem do piloto xingando o oponente) mudam conforme o carro. “Ligando para o meu advogado”, por exemplo, ou “isso é muito fácil” (recomendo que jogue com o carro dos quadrinhos para certas surpresas).
No entanto, o desafio de uma maneira geral é um pouco baixo. Explico: da mesma forma que Top Gear, com seu carro branco muito balanceado, usar carros em Horizon Chase Turbo que oferecem uma boa aceleração e um bom controle fará você segurar o acelerador e nem precisará pisar no freio ou nem mesmo soltar o botão de acelerar (inclusive nas curvas). Obviamente, há carros que não possuem tais estatísticas (que são focados na velocidade, por exemplo) e que aumentarão a dificuldade (e sua frustração). Então, em termos, escolher o carro pode definir a dificuldade do jogo.

Acabamos mencionando quase todas as estatísticas que os carros oferecem, faltando apenas duas importantes: o nitro e combustível. Esses dois afetam o gameplay na pista também, pois o nitro (que é um boost temporário na velocidade) pode ser feito pelo menos três vezes em uma corrida (há um item que oferece nitro extra em determinados momentos) e o combustível pode ser recuperado também por itens (galões) espalhados na pista. Não há um pit stop, o que deixa a corrida mais dinâmica (e sim, acabando a gasolina resultará em seu carro parar de funcionar e, consequentemente, na derrota). Por fim, ainda sobre o gameplay, mais especificamente quanto ao controle, Horizon Chase Turbo é extremamente simples. Há apenas o acelerador, freio e nitro.

Esse controle fácil e acessível torna o multiplayer de Horizon Chase Turboatrativo para qualquer jogador. Como foi amplamente divulgado, o game pode ser jogado com outros 3 amigos de maneira offline. E não apenas isso: tudo que quiser do game pode ser aproveitado com os seus amigos. Não conseguimos testar em 4 jogadores, mas em 2 pessoas não houve quedas na taxa de quadros por segundo.
Só nos resta agora falar sobre os aspectos técnicos, como os gráficos e a trilha sonora. Os visuais de Horizon Chase Turbo são simples, mas a sua arte é única e muito bem bolada. Além disso, não presenciamos um único bug enquanto jogamos, o que mostra que foi bem polido. Já a trilha sonora, que foi composta por Barry Leitch (sim, o mesmo de Top Gear) consegue captar muito bem a vibe nostálgica que o título deseja passar. Inclusive, músicas do próprio Top Gear estão no jogo, então recomendo jogar de fone de ouvido para aproveitar ao máximo.

Por fim, é evidente que Top Gear foi a principal fonte de inspiração: a estrutura de pistas espalhadas pelo globo, 20 carros na pista, combustível, a jogabilidade, a trilha sonora e muito mais. Mas é uma cópia? Não, longe disso. É mais uma carta de amor escrita com respeito do que um plágio. Jogue, principalmente se Top Gear marcou sua infância.​
Sobre o(a) Autor(a):
Dedérius


"Querido pelos amigos.
Torcedor do Flamengo.
Amante do Rock.

'Player 1' dos Games."


Comentários

Não há comentários para mostrar.

Informações da Publicação

Autor(a)
Dedérius
Visual.
262
Última atualização
Nota do(a) Autor(a)
5,00 estrelas(s)

Mais em Games & Software

Mais de Dedérius

Compartilhar

Top Bottom