Igualdade ou Liberdade?

Bom, já te digo de inicio que se algum político, filósofo ou espertinho da década te prometer os dois, ele não te dará nenhum, tendo em vista, que, o primeiro obviamente é impossível de ser dado tanto quanto impossível de ser alcançado. E o segundo tiraria do político, seu poder, do filósofo, sua pauta e do espertinho da década, bom, continuaria sendo só um espertinho da década, não teria termo mais pejorativo para com aqueles que disseminam promessas falsas e idéias utópicas.

Mas para aqueles que ainda tremem na dúvida diante do ''Sou livre?'' e aqueles que insistem em levantar bandeiras de igualdade enquanto babam compulsoriamente em cima da cabeça um dos outros, aqui vai um breve esclarecimento a respeito, e de cara, já respondo : não existe essa tal igualdade tanto quanto não existe essa tal liberdade.
Mas como o titulo sugere, entre os dois, qual escolher? Bom, a igualdade de certa forma existe, dentro do âmbito constitucional (e só) ela é precisamente delimitada apenas a esse âmbito, fora disso ela não funciona porque não existe.
A liberdade também existe de certa forma, porém ela é delimitada pelo próprio poder ao qual você entrega nas mãos essa função, e que poder seria esse? O governo? As organizações político-sociais mundiais? A sociedade em si? Ou os seus pais?
Se trata de um questionamento grande demais que eu não me atrevo a dar uma resposta.

cats.jpg

A igualdade fora do âmbito da lei só existe na extrema burrice, de forma mais direta, a igualdade só existe na miséria e na mediocridade. Seja ela econômica, social ou intelectual, e a isso eu me recuso. Querer ser igual é o mesmo que não querer ser livre, Como eu disse no inicio, se alguém te promete os dois certamente não te dará nenhum, pois os dois são impossíveis de serem harmonizados segundo esse desejo insaciável que os ignorantes tem.

Mas em contraponto, a liberdade te permite não querer ser igual, aliás, de certa forma querer ser livre significa não querer ser igual, e convenhamos que não ser um porta bandeira de coisas que sequer compreende já é uma grande vantagem.

puppet-master-three-color-yellow.jpg

Entretanto a liberdade assim como a igualdade é um assunto um tanto quanto perigoso de se responder, e aqui acho até importante relembrar uma clássica frase do escritor alemão Johann Goethe '' Ninguém é mais escravo do que aquele que se julga livre sem o ser''.

Acho que de forma explicita ou implícita já deixei uma resposta sobre qual dos dois escolher, aliás, aqui vai uma pergunta um tanto quanto ácida : Mais vale ser escravo da mediocridade ou preencher o espaço da sua própria gaiola e se convencer ser livre?
Sobre o(a) Autor(a):
Paulo Santos
Paulo H. Santos é universitário de história e estudante voluntário e apaixonado de filosofia entre outras áreas de estudo.

Comentários

Não há comentários para mostrar.

Informações da Publicação

Autor(a)
Paulo Santos
Visual.
276
Última atualização

Mais em Colunistas

Mais de Paulo Santos

Compartilhar

Top Bottom