• Olá Visitante! Seja muito bem vindo(a)!

    O #FórumPOLITZ é uma Comunidade única, sendo a primeira rede social no estilo de Fórum criada para pessoas que tem sede de conhecimento, conteúdo, informação e que adora uma boa discussão. Prezamos pela liberdade de expressão, em uma rede totalmente segura, livre de censuras e perseguições ideológicas.

    Oferecemos recursos exclusivos, em uma plataforma construída no que há de mais moderno no mundo. Para aproveitar tudo isso, é preciso Criar um Perfil. É rápido, fácil e totalmente gratuito. Você pode usar até a sua conta no Twitter para fazer isso.

    Junte-se a nós, venha se informar e compartilhar o seu conhecimento com a comunidade que mais cresce no Brasil. Esperamos que goste :)

#ExclusivoPOLITZ Médicos Residentes são convocados e paralisação nacional já está prevista para o próximo dia 18, onde reinvidicam melhores condições de trabalho

O POLITZ obteve com exclusividade um documento da Associação Nacional dos Médicos Residentes notificando uma paralisação nacional de toda a categoria em todo o país.

O assunto se torna extremamente importante diante da situação com a pandemia de Coronavírus, que está apavorando o mundo e a paralisação da categoria, já que médicos residentes são as principais forças motrizes de todo o atendimento hospitalar que tenha em seu quadro tais profissionais.

O Ofício Circular n. 3/2020 é datado do dia 04 de março de 2020, com o nome do presidente da Associação, Dr. Euler Nicolau Sauaia Filho, endereçado aos Ministros Henrique Mandetta (Saúde), Abraham Weintraub (Educação) e secretários, além de Mauro Luiz de Britto Ribeiro, Presidente do Conselho Federal de Medicina.

O documento foi enviado para o POLITZ por uma fonte, que deixou bastante claro que a paralisação é voluntária e irá acontecer entre as datas 18 de março, começando às 13 horas, até o dia 20 de março de 2020, às 19 horas.

Segundo as informações obtidas, os médicos aderentes garantirão o funcionamento de 30% do efetivo para atendimentos de urgência/emergência. A intenção é reivindicar melhores condições de trabalho. Foi citado como exemplo, a bolsa de auxílio em que eles recebem, que não tem qualquer reajuste há muitos anos, exigindo uma correção de pelo menos 20%.

O documento cita diversos pontos, inclusive uma análise jurisprudencial sobre o assunto, respaldando-se no PC/CFM/n. 20/2002, afirmando que a paralisação dos médicos residentes encontra respaldo legal, "é justa" e que não fere a ética médica, sendo respaldado pelo artigo 24 do Código de Ética Médica (CEM), com preceito no artigo 24 do mesmo documento, exigindo que ela seja comunicada ao Conselho Federal de Medicina.

Pela legislação apresentada, as autoridades públicas devem ser informadas com pelo menos 72 horas de antecedência para que os hospitais e unidades de saúde possam fazer a adequação.

Confirmando as informações obtidas pela fonte, o documento também cita a necessidade de manter pelo menos 30% do quadro em funcionamento, em respeito ao art. 35 do CEM, para emergências, urgências e UTI.

A Associação também informou que realizou os procedimentos necessários previstos em lei para comunicar todas as autoridades responsáveis, em tempo hábil, para que elas possam realizar as adequações, sem que a população fique prejudicada.

Segundo consta, "o objetivo da paralisação é a ampliação das discussões atualmente em curso sobre a Residência Médica, bem como a conscientização de toda a população brasileira acerca do papel desempenhado pelos médicos residentes e das dificuldades enfrentadas pela categoria".

Disponibilizamos o documento na íntegra para ser lido por vocês e conferirem com os próprios olhos:


1584165097288.png


1584165110688.png


1584165124591.png

O POLITZ concorda plenamente com reivindicações justas, que buscam melhores condições de trabalho, ainda mais para uma categoria tão abandonada como essa, em que pese também a situação da sociedade brasileira enfrentando o problema endêmico do Coronavírus e todo o pânico causado por mídias sensacionalistas.

Nos disponibilizamos amplamente à Associação Nacional dos Médicos caso eles tenham o desejo de publicar uma resposta ou qualquer comunicado. A plataforma do POLITZ é sólida e amplamente aberta ao público.
Fontes das Informações
Fonte interna. Sigilo de Fonte. Garantia Constitucional.

Constituição Federal de 1988:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XIV - e assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.
Sobre o(a) Autor(a):
POLITZ
Esse é o Perfil Oficial usado pela Equipe de Redação do POLITZ para criar as nossas matérias. As reportagens assinadas individualmente possuem perfil próprio.

Como de costume, oferecemos a fonte originária de todas as informações publicadas no final de cada artigo, com exceção das fontes internas. Captamos diversas informações pelo exclusivo #AlgoritmoPOLITZ que tem um alcance mundial.

Se você gosta do nosso trabalho como mídia independente, considere nos apoiar financeiramente com qualquer valor. Lembre-se que nós não recebemos dinheiro de políticos ou empresas estatais e só funcionamos com contribuições de vocês.

Comentários

Meu Deus do céu!!!!
Quanto egoísmo,numa situação critica o caras resolvem parar de trabalhar...
 
G
Aprenderam com os PMs do Ceará
 

Informações da Publicação

Autor(a)
POLITZ
Visual.
881
Comentários
2
Última atualização

Compartilhar

Top Bottom