Por fazer uma piada com o sotaque chinês, Weintraub se torna alvo de inquérito no STF por racismo

O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, se tornou alvo de um inquérito aberto pela Procuradoria-Geral da República, com autorização do Ministro do STF, Celso de Mello, por ter feito uma piada com o sotaque dos chineses em sua rede social.

Ele é o primeiro Ministro do Governo de Jair Bolsonaro a s etornar formalmente alvo de uma investigação criminal por um suposto crime de racismo.

No começo de abril, o Ministro Weintraub fez uma postagem criticando a irresponsabilidade da China por conta da pandemia causada pelo próprio país e que de alguma forma, estaria se beneficiando, já que está comercializando mundialmente produtos (e muitos defeituosos) para combater a sua própria praga.

Em outro momento, no Twitter, Wintraub publicou um meme da Turma da Mônica, usando o personagem Cebolinha, que troca a letra "r" pela letra "l", brincando com o sotaque dos chineses, claramente uma piada.

A publicação teve repercussão negativa nos canais de sempre do establishment e dizia o seguinte:

- "Geopoliticamente, quem podeLá saiL foLtalecido, em termos Lelativos, dessa crLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados do BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo?"
A Embaixada Chinesa, como de costume, reagiu agressivamente à postagem, acusando o Ministro de racismo.

O Ministério Público Federal então, no pedido de abertura de inquérito, afirmou em tese que o comportamento de Weintraub "configura, em tese, a infração penal prevista na parte final do artigo 20 da Lei 7.716/1989, que define os crimes resultantes de preconceito".
Fontes das Informações
Sobre o(a) Autor(a):
POLITZ
Esse é o Perfil Oficial usado pela Equipe de Redação do POLITZ para criar as nossas matérias. As reportagens assinadas individualmente possuem perfil próprio.

Como de costume, oferecemos a fonte originária de todas as informações publicadas no final de cada artigo, com exceção das fontes internas. Captamos diversas informações pelo exclusivo #AlgoritmoPOLITZ que tem um alcance mundial.

Se você gosta do nosso trabalho como mídia independente, considere nos apoiar financeiramente com qualquer valor. Lembre-se que nós não recebemos dinheiro de políticos ou empresas estatais e só funcionamos com contribuições de vocês.

Comentários

S
Grandes filhos da puta
 

Informações da Publicação

Autor(a)
POLITZ
Visual.
366
Comentários
1
Última atualização

Compartilhar

Top Bottom