Retomada em V de Guedes vem vindo: Economia brasileira surpreende e PIB sobe 7,7% no 3º trimestre.

Dados da Imagem
Marcelo Benedicto/Agência IBGE Notícias.
O Brasil realmente aparenta estar em uma recuperação em "V", como o Ministro Paulo Guedes chamava a retomada econômica brasileira em razão da pandemia causada pela praga chinesa (Coronavírus/Covid-19), saindo então da chamada recessão técnica, segundo dados do próprio IBGE.

O Produto Interno Bruto (PIB), que soma bens e serviços produzidos no país subiu 7,7% no 3º trimestre, na comparação com os 3 meses imediatamente anteriores. Significa que o Brasil saiu da chamada "recessão técnica".

As informações foram divulgadas hoje pelo IBGE e comprovam que a economia brasileira está novamente surpreendendo. Os dados podem ser conferidos diretamente no documento divulgado pelo Instituto, clicando aqui.

Um gráfico elaborado pela fonte originária traz a seguinte informação:

1607000931068.png


É a maior alta desde o início da série histórica, iniciada em 1996, mas infelizmente ainda não é o suficiente para recuperar todas as perdas provocadas pela pandemia chinesa, o que nos faz retornar ao cenário de 2017, com uma perda acumulada de apenas 5% de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período de 2019.

Por outro lado, os números vieram um pouco abaixo das medianas expectativas das previsões do mercado financeiro, que já estavam bastante cautelosos com suas divulgações, acreditando em uma alta de 8,8%.

Fontes das Informações
Sobre o(a) Autor(a):
POLITZ
Esse é o Perfil Oficial usado pela Equipe de Redação do POLITZ para criar as nossas matérias. As reportagens assinadas individualmente possuem perfil próprio.

Como de costume, oferecemos a fonte originária de todas as informações publicadas no final de cada artigo, com exceção das fontes internas. Captamos diversas informações pelo exclusivo #AlgoritmoPOLITZ que tem um alcance mundial.

Se você gosta do nosso trabalho como mídia independente, considere nos apoiar financeiramente com qualquer valor. Lembre-se que nós não recebemos dinheiro de políticos ou empresas estatais e só funcionamos com contribuições de vocês.

Comentários

Informações da Publicação

Autor(a)
POLITZ
Visual.
557
Comentários
1
Última atualização

Compartilhar

Top Bottom