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#Multiplataforma Sonic Mania



Sonic faz parte da minha vida e da de quem joga -- queira você ou não. O principal rival (e hoje amigo) do Super Mario é um ícone dos videogames que tem os requisitos para ser o maior astro de todos os tempos. Seus games clássicos são referência para títulos até hoje, atendendo uma legião de fãs antigos e também aqueles que querem apenas curtir um bom game.

Tudo bem que quando Sonic entrou para o mundo 3D tentando seguir Super Mario, ele não se deu tão bem. O sucesso dos dois Sonic Adventure não foram suficientes para aguentar o fiasco de Sonic the Hedgehog, de 2006. Mas a Sega não desistiu. Foi tentando até acertar em Sonic Generations, triunfo que atribuo por um único motivo: trazia o Sonic gordinho, das antigas, e uma jogabilidade mais retrô.

O retorno do herói às origens em Sonic Mania é algo notável, o que torna o lançamento deste jogo um dos maiores eventos dos games deste ano. Seria como a Nintendo anunciar um Super Mario Bros. 4 com o visual totalmente retrô do Super Nintendo. E essa "volta ao lar" é coroada com o que tivemos de melhor dos games do ouriço azul ao longo de seus games 2D da era 16-bit (Sonic 1, 2 e 3, Sonic CD e Sonic & Knuckles). É um presente que a Sega está nos dando em forma de game que diverte, surpreende, encanta e desafia.

Sonic Mania foi feito tanto para os fãs de longa data (como eu) como para quem está chegando agora aos games (seja uma criança ou um adulto que comprou um console agora). O jogo também é uma homenagem e um pedido de desculpas da Sega ao seu principal mascote. Tudo o que o game permeia foi feito com carinho, amor e atenção aos detalhes, e a entrega é quase perfeita.

Temos o retorno aos pixels como na era 16-bit, mas com o incomparável poder dos consoles atuais, podemos ter muito mais detalhes, animações e elementos na tela. O trabalho é primoroso, tornando Sonic ainda mais carismático. Basta colocar o direcional para cima e presenciar o herói olhando para cima e notar que a nova animação o deixou ainda mais fofinho. Ou complete a fase para vê-lo comemorar com estilo. Acumule velocidade para que ele coloque os braços para trás (como em Sonic CD), mas com uma animação inédita. E o mesmo tratamento foi dado aos amigos, Tails e Knuckles, jogáveis desde o começo do game, aos inimigos e ao nêmesis, Dr. Robotnik (desculpe, me recuso a chamá-lo de Eggman). É um excelente trabalho na forma de pixels que pouco se vê atualmente.

As fases remetem àquela época em que soprávamos o cartucho antes de encaixá-lo no Mega Drive, mas estão mais refinadas visualmente e sem perder suas principais características. A Sega optou por trazer de volta zonas clássicas como a Green Hill, Chemical Plant, Oil Ocean, Flying Battery e outras. No primeiro ato, elas são basicamente o que lembrávamos da época. Já o ato 2 é uma revisão de tudo aquilo, inclusive trazendo um novo arranjo à trilha sonora original -- e que bela trilha sonora tem Sonic Mania (cadê ela, Spotify?).

O fato de quase metade das fases existir em outros Sonics da "era de ouro" não faz o game ser repetitivo. Como a Sega recriou elementos de todos os outros títulos do personagem, tudo é novo e há ainda mais o que explorar. Há muitos caminhos a seguir e segredos para encontrar. E, mesmo eu jogando Sonic desde 1991, fui surpreendido em todos os mundos e atos pelos quais passei.

Na Green Hill, há uma área nova em que, se você pegar uma bolha de fogo, pontes de madeira são queimadas. Em Oil Ocean, o óleo queima com essa bolha. Em determinado momento, Sonic viaja no tempo tal qual em Sonic CD, com direito à mesma animação da época. Em uma das batalhas contra Robotnik, Sonic assume a famosa nave do vilão. Nas fases novas, todos esses elementos são unidos e surgem personagens de jogos menos conhecidos, como os de Knuckles Chaotix. Mas o que mais me surpreendeu nesses elementos foi o looping de areia que se desmancha ao passar.

O velho é novo e o novo é velho em Sonic Mania. Mas acima de tudo, o design das fases é primoroso, trazendo um desafio alto e sob medida para o público atual. E digo isso sabendo todas as fases de cor e salteado: está bem mais difícil jogar Sonic desta vez. Um destaque é que a Sega trouxe de volta a caixa de argolas azuis (de Chaotix), que aglutina as argolas -- ao ser atingido, elas voam ainda maiores, sendo mais fácil de pegá-las novamente.

As mortes são iminentes e você vai perder muitas vidas para descobrir como eliminar um chefão ou encontrar as argolas gigantes que levam aos estágios especiais que dão esmeraldas. Ou entrar nas estrelas dos checkpoints para alcançar os estágios especiais, que dão moedas para destravar os extras do jogo.

Sonic Mania tem poucos pontos negativos, mas o que mais me salta aos olhos é que cada fase tem dois atos com chefes ao final deles. Como gosto pessoal, eu gostaria de encontrar bosses apenas na zona final dessas fases, para apenas correr e completar a primeira dessas zonas. Essa sensação de desafio constante pode dar uma leve cansada em alguns jogadores.

E para pessoas -- como eu -- que preferem apenas completar fases na maior velocidade possível, há o modo Time Attack com Leaderboards online. Mesmo agora, o que eu já estou tentando baixar os meus tempos e subir nesse ranking. É gostoso jogar assim e é um modo que aumenta em muito o fator replay.

Outro modo excelente é o competitivo para dois jogadores. É um bom jeito de jogar Sonic com um amigo tentando cruzar as fases do game o mais rápido e coletando o maior número de argolas. Você ainda pode criar regras para essa competição. O ponto negativo é que a tela se divide e fica tão esticada que a proporção chega afetar a precisão nos saltos. Mas não deixa de ser divertido.

Sonic Mania é um game old school, um Sonic de raiz, que presta a homenagem e se desculpa por todos os erros do passado. É um game obrigatório de se ter, independentemente do console de preferência, para comprovar como se fazia e se faz bons jogos de plataforma. Parabéns, Sonic. Você merece.​
Sobre o(a) Autor(a):
Dedérius


"Querido pelos amigos.
Torcedor do Flamengo.
Amante do Rock.

'Player 1' dos Games."


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Dedérius
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