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Panela dos marombeiros do fórum Politz

  • Autor do Tópico obgg
  • Data de Início

Larry MullenJr.

Grão-Mestre
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Quanta água vocês bebem por dia?

Eu comecei ontem a beber mais água, estou tentando beber pelo menos 3 L por dia, em média antes bebia no máximo 1,5 L.

E não sei se é impressão minha, mas já comecei a notar diminuição na retenção.
Como um bom noob bebia cerca de 250ml por dia, principalmente no frio.
Desde que comecei a treinar deve estar indo uns 2L, 1L litro vai só no treino.

As tetas choram o umbigo inunda
 

Larry MullenJr.

Grão-Mestre
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Caros amigos, bem-vindos a panela dos marombeiros, um espaço exclusivamente dedicado à discussão de temas marombares atuais.

Hoje venho questionar os amigos quanto a execução do treino de agachamento com barras entitulado terra, desde o inicio de meus treinamentos domesticos venho notando a necessidade de um treino mais intenso e poderoso, porém graças a dificuldade de execução e inexperiência tenho evitado arriscar esse treinamento, no entanto soldado que vai a guerra e tem medo de morrer é um covarde, por isso após assistir inumeros videos e não ter minha duvida sanada, venho perguntar a vocês.

Na execução correta do exercício qual a parte devo sentir trabalhada? Logo de inicio notei meu erro ao sentir o joelho, porem após assistir os videos corrigi, mas ainda sinto fadiga nas costas, tenho evitado arquear a coluna, mas pelo visto não esta sendo suficiente.

A unica area q devo sentir, é a musculatura da parte traseira da coxa?
 

Agro

Grão-Mestre
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Caros amigos, bem-vindos a panela dos marombeiros, um espaço exclusivamente dedicado à discussão de temas marombares atuais.

Hoje venho questionar os amigos quanto a execução do treino de agachamento com barras entitulado terra, desde o inicio de meus treinamentos domesticos venho notando a necessidade de um treino mais intenso e poderoso, porém graças a dificuldade de execução e inexperiência tenho evitado arriscar esse treinamento, no entanto soldado que vai a guerra e tem medo de morrer é um covarde, por isso após assistir inumeros videos e não ter minha duvida sanada, venho perguntar a vocês.

Na execução correta do exercício qual a parte devo sentir trabalhada? Logo de inicio notei meu erro ao sentir o joelho, porem após assistir os videos corrigi, mas ainda sinto fadiga nas costas, tenho evitado arquear a coluna, mas pelo visto não esta sendo suficiente.

A unica area q devo sentir, é a musculatura da parte traseira da coxa?
Resumindo bem:

Agachamento é um exercício composto; todo exercício composto, por definição, requer mais que um conjunto de músculos. É normal, ainda mais para um iniciante, sentir outros músculos que supostamente não deveriam sentir durante o exercício. Simplificando, o agachamento recruta: eretores da espinha, o core (agrupamento de diversos músculos de estabilização de seu corpo, região abdome-lombar), glúteo máximo, isquiotibiais, adutor magno, quadríceps e panturrilhas.


A execução "correta" do agachamento depende do objetivo almejado e das proporções de seu corpo. Há, no entanto, um padrão geral que pode servir como base.

Aqui dois tipos de agachamento (há uma infinitude de variáveis, modificações, mix entre os dois tipos, enfim, estes dois servem como padrão):


1547146073454.png

1) Lado esquerdo: agachamento "olímpico". O individuo se mantém o mais ereto possível ao apoiar a barra diretamente nos trapézios após a retração das escápulas, formando uma espécie de apoio para a barra com esta musculatura, e da manobra de valsalva (inspirar o ar para "encher" o diafragma, formando um "cinturão" natural no corpo, mantendo o "core" (região central = lombar e abdome) mais estável e ereto ao criar pressão intra-abdominal. Requer maior mobilidade, principalmente na dorsiflexão ( pode ser "corrigido" com alongamentos e uso de sapatilha com salto ou por uma anilha de 1kg ou menor para servir como calço/salto no seu sapato reto normal).

2) Lado direito: agachamento "powerlifter/low bar". Consegue-se agachar com cargas maiores por causa da posição adotada da barra e da distância dos pés (que pode ser maior); apoia-se a barra nos posteriores de ombro e, portanto, torna-se um pouco mais difícil agachar tão fundo ( o que não é problema, dado que no powerlifting só se agacha até paralelo) a medida que o tronco se curva, já que se pode perder o equilíbrio e cair para frente. O método de respiração é o mesmo.

Veja o que melhor lhe serve. Eu, particularmente, prefiro o olímpico.



---​

Agora, sobre os joelhos, como você não disse muitas coisas, nem se sente dor, só posso supor que esteja fazendo algum dos erros mais comuns:

1) "Joelhos entrando":



Vários fatores podem causar isto: falta de alongamento, falta de equilíbrio ( não encontrou a distância correta entre os dois pés; não apoiou a barra igualmente nas costas, causando um desbalanço; excesso de peso; não agachando o suficiente pelo excesso de peso; etc).

2) "Calcanhar subindo ao agachar":



Os mesmos fatores anteriores se aplicam, somando alguma falta de dorsiflexão. Mas é "só" fazer um salto com uma anilha ou comprar uma sapatilha própria de agachamento.
Ou pode ir prestando mais atenção nos fatores acima, alinhado com alongamentos, que com o tempo vai melhorando e isso deixa de acontecer.

3) "Curvando (arquear) as costas":



Mesma coisa: manobra de valsava, encontrar a distância correta entre seus pés e apoiar a barra de forma correta.

Vídeo do Candito ensinando como agachar em 2 minutos:



Aqui um dos melhores artigos sobre o assunto: https://www.strongerbyscience.com/how-to-squat/
 

Larry MullenJr.

Grão-Mestre
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Caros amigos, bem-vindos a panela dos marombeiros, um espaço exclusivamente dedicado à discussão de temas marombares atuais.

Hoje venho questionar os amigos quanto a execução do treino de agachamento com barras entitulado terra, desde o inicio de meus treinamentos domesticos venho notando a necessidade de um treino mais intenso e poderoso, porém graças a dificuldade de execução e inexperiência tenho evitado arriscar esse treinamento, no entanto soldado que vai a guerra e tem medo de morrer é um covarde, por isso após assistir inumeros videos e não ter minha duvida sanada, venho perguntar a vocês.

Na execução correta do exercício qual a parte devo sentir trabalhada? Logo de inicio notei meu erro ao sentir o joelho, porem após assistir os videos corrigi, mas ainda sinto fadiga nas costas, tenho evitado arquear a coluna, mas pelo visto não esta sendo suficiente.

A unica area q devo sentir, é a musculatura da parte traseira da coxa?
Resumindo bem:

Agachamento é um exercício composto; todo exercício composto, por definição, requer mais que um conjunto de músculos. É normal, ainda mais para um iniciante, sentir outros músculos que supostamente não deveriam sentir durante o exercício. Simplificando, o agachamento recruta: eretores da espinha, o core (agrupamento de diversos músculos de estabilização de seu corpo, região abdome-lombar), glúteo máximo, isquiotibiais, adutor magno, quadríceps e panturrilhas.


A execução "correta" do agachamento depende do objetivo almejado e das proporções de seu corpo. Há, no entanto, um padrão geral que pode servir como base.

Aqui dois tipos de agachamento (há uma infinitude de variáveis, modificações, mix entre os dois tipos, enfim, estes dois servem como padrão):


Ver o anexo 30594

1) Lado esquerdo: agachamento "olímpico". O individuo se mantém o mais ereto possível ao apoiar a barra diretamente nos trapézios após a retração das escápulas, formando uma espécie de apoio para a barra com esta musculatura, e da manobra de valsalva (inspirar o ar para "encher" o diafragma, formando um "cinturão" natural no corpo, mantendo o "core" (região central = lombar e abdome) mais estável e ereto ao criar pressão intra-abdominal. Requer maior mobilidade, principalmente na dorsiflexão ( pode ser "corrigido" com alongamentos e uso de sapatilha com salto ou por uma anilha de 1kg ou menor para servir como calço/salto no seu sapato reto normal).

2) Lado direito: agachamento "powerlifter/low bar". Consegue-se agachar com cargas maiores por causa da posição adotada da barra e da distância dos pés (que pode ser maior); apoia-se a barra nos posteriores de ombro e, portanto, torna-se um pouco mais difícil agachar tão fundo ( o que não é problema, dado que no powerlifting só se agacha até paralelo) a medida que o tronco se curva, já que se pode perder o equilíbrio e cair para frente. O método de respiração é o mesmo.

Veja o que melhor lhe serve. Eu, particularmente, prefiro o olímpico.



---​

Agora, sobre os joelhos, como você não disse muitas coisas, nem se sente dor, só posso supor que esteja fazendo algum dos erros mais comuns:

1) "Joelhos entrando":



Vários fatores podem causar isto: falta de alongamento, falta de equilíbrio ( não encontrou a distância correta entre os dois pés; não apoiou a barra igualmente nas costas, causando um desbalanço; excesso de peso; não agachando o suficiente pelo excesso de peso; etc).

2) "Calcanhar subindo ao agachar":



Os mesmos fatores anteriores se aplicam, somando alguma falta de dorsiflexão. Mas é "só" fazer um salto com uma anilha ou comprar uma sapatilha própria de agachamento.
Ou pode ir prestando mais atenção nos fatores acima, alinhado com alongamentos, que com o tempo vai melhorando e isso deixa de acontecer.

3) "Curvando (arquear) as costas":



Mesma coisa: manobra de valsava, encontrar a distância correta entre seus pés e apoiar a barra de forma correta.

Vídeo do Candito ensinando como agachar em 2 minutos:



Aqui um dos melhores artigos sobre o assunto: https://www.strongerbyscience.com/how-to-squat/
valeu agrinho, eu tava fazendo aquele com a barra no chão

farei esse
Eu não sei a dor que senti nas costas é de erro de execução ou falta de costume, costas e joelho são coisas qye tenho muito medo, os joelhos acho que estava posicionando os pés errado mesmo
 

Agro

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Não entendi. Como assim "aquele com a barra no chão"? Você estava fazendo o exercício terra ao invés do agachamento?

Eu entendi que você estava fazendo agachamento com algum tipo de barra para o terra, já que comentou sobre sentir os joelhos.
 

Larry MullenJr.

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Não entendi. Como assim "aquele com a barra no chão"? Você estava fazendo o exercício terra ao invés do agachamento?

Eu entendi que você estava fazendo agachamento com algum tipo de barra para o terra, já que comentou sobre sentir os joelhos.
Isso, levantamento AIUSEHAIUSHEISAU
Tava fazendo esse

Aliás qual é melhor e mais recomendado? Ou da pra fazer ambos?
 

Aquele_Mesmo

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Quarta feira volto a academia e dieta

20 dias sem acad, fazendo treinos em casa de maneira esporádica, comendo mal e voltando a tomar refrigerante.

Agora eh partir projeto verão 2020. Mudar o treino e treinar forte seguindo dieta de segunda a sexta com 100% de foco.
 

Aquele_Mesmo

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Foco do primeiro semestre é acad 6x na semana e corrida 5x.

Qurria fazer natação mas eh caro e estou sem tempo devido aos estudos insanos que farei.
 

Pennywise

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Não entendi. Como assim "aquele com a barra no chão"? Você estava fazendo o exercício terra ao invés do agachamento?

Eu entendi que você estava fazendo agachamento com algum tipo de barra para o terra, já que comentou sobre sentir os joelhos.
Isso, levantamento AIUSEHAIUSHEISAU
Tava fazendo esse

Aliás qual é melhor e mais recomendado? Ou da pra fazer ambos?
Embora sejam ambos bem heavy na parte inferior, eles não são sob hipotese alguma o mesmo exercicio.

Terra exige imensamente de toda cadeia posterior como um todo, da posterior da coxa ate o trapezio. Ja o agachamento tem como foco principalmente o quadriceps e os gluteos.

Ambos podem e devem ser feitos em conjunto.
 

vpbuzz

Iluminado
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Volto segunda também. Cortei refrigerante a açúcar em geral já faz um tempo, estou parando de fumar, espero que esse ano eu tenha empenho até o final
 

Larry MullenJr.

Grão-Mestre
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Não entendi. Como assim "aquele com a barra no chão"? Você estava fazendo o exercício terra ao invés do agachamento?

Eu entendi que você estava fazendo agachamento com algum tipo de barra para o terra, já que comentou sobre sentir os joelhos.
Isso, levantamento AIUSEHAIUSHEISAU
Tava fazendo esse

Aliás qual é melhor e mais recomendado? Ou da pra fazer ambos?
Embora sejam ambos bem heavy na parte inferior, eles não são sob hipotese alguma o mesmo exercicio.

Terra exige imensamente de toda cadeia posterior como um todo, da posterior da coxa ate o trapezio. Ja o agachamento tem como foco principalmente o quadriceps e os gluteos.

Ambos podem e devem ser feitos em conjunto.
valeu penny
pelo visto é mais vantagem aprender a fazer o terra direito então
 
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Volto segunda também. Cortei refrigerante a açúcar em geral já faz um tempo, estou parando de fumar, espero que esse ano eu tenha empenho até o final
Tô bebendo refri zero direto. Acho que não consigo ficar só na água mais.
Eu acabo ficando só na agua por causa da creatina.
eu cortei açucar naturalmente, alias varias tranqueiras eu parei de comer simplesmente prq nao deu vontade mais depois que comecei a malhar, parece que quero high power pra aguentar, aí açucar parece me enfraquecer ou ser ralo demais para o que quero, em compensaçao o desejo por batata cozida e ovo cru ta uma beleza, troquei o pao por batata, arroz por batata, petisco da tarde por batata e da manha por ovo IUASHEUISAHE
 
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