#BatePapo Como criar um ambiente saudável na comunidade de jogos online? É uma utopia?

Entrou
5/1/21
Reactions
62
Por volta de 2012 eu comecei a jogar League of Legends no servidor gringo, não demorou muito pra eu estar com alguns amigos adicionados, pessoal gente fina. Alguns foram adicionados em situações assim:

• Eu jogando mal;
  • Inimigo começa a dar dicas no chat e elogia quando eu começo a jogar melhor;
  • Eu agradeço, trocamos ideia, o cara pede pra adicionar pra jogar junto depois.

Outras vezes em situações tipo ambos os lados estão jogando muito bem, e falam sobre isso amigavelmente no chat, zoam e tal, e depois entram em grupo pra jogar junto.

Clima legal ... E todo mundo vivia em paz, até que a nação do fogo atacou. Até o dia em que um amigo me convenceu a migrar para o servidor BR. Que cagada, meus amigos. Passei de um mundo onde o inimigo te dá dicas de como melhorar, para um onde o seu próprio time xinga todos os seus antepassados porque você morreu uma vez.

Eventualmente eu parei de jogar LoL. Em 2016 cheguei no Rainbow Six Siege, jogo difícil, com uma curva de aprendizado bem íngrime, é de se entender que a galera fique frustrada fácil ... Mas a cada 2 partidas tinha alguém que se tu matasse, o cara passava o resto do jogo te chamando de cone, bot, lixo, etc etc. (o cara morre e você que é lixo, lógica 100%).

Nos últimos anos cheguei a jogos de perfil mais hardcore, tipo Rising Storm 2 e SCUM. E também vejo muita gente tiltada, e é sempre o pessoal BR ou nossos vizinhos da América Latina. Normalmente quando jogo com gringo o pessoal é bem mais comunicativo e simpático. Sei que tem gente BR legal sim, assim como tem gringo *******, mas no cenário geral a diferença me parece gritante.

Por essa razão tem gente que simplesmente muta todo o chat assim que entra no jogo, porque sabe que vai ouvir *****. E essa falta de comunicação é muito prejudicial em jogos como R6 Siege ou qualquer FPS tático nos quais informação é essencial.

Como podemos reduzir a toxicidade e tornar o ambiente dos jogos multiplayer mais agradáveis?

O que eu faço é sempre ajudar os iniciantes ao máximo, principalmente nos jogos onde sei que o início é turbulento.

Se estou perdendo a partida, eu tento identificar pontos pra trabalhar e comunico isso com a equipe pra ver se a galera consegue melhorar.

Se perdemos uma partida, eu vou agradecer o jogo e mandar aquele GGWP kk Eu posso até estar puto na vida real, mas não vou sair xingando o time por isso.

Mas sinceramente, acho que mesmo que várias pessoas façam isso, as vezes os iniciantes abandonam o jogo antes de encontrar alguém que os ajude. Será que estamos fadados a viver numa comunidade tóxica até o fim dos tempos? Será que descontar a frustração nos outros é coisa da nossa cultura?

Rosca Tudor

Mestre dos Mestres
Premium
Entrou
7/8/19
Reactions
4.929
Escolher o jogo é escolher a comunidade, não adianta vc ir num baile funk e esperar um ambiente culto e que prestigie os bons costumes.

Vc sabe que a comunidade de um jogo é formada por crianças afetadas, então não vai jogar isso, a não ser que não se incomode com crianças afetadas se comportando como crianças afetadas.

A única coisa que um jogo pode fazer é criar mecanismos contra práticas antidesportivas.

Por exemplo, se vc vai jogar CoD num console, terá que conviver com uma comunidade m3rda, mas se for jogar Squad no PC, as coisas já serão totalmente diferentes. Se seu foco é multiplayer, às vezes vale a pena encarar um jogo um pouco fora do seu gosto para compensar pela comunidade. Ou então busque jogatina de alto nível (aka: competitiva) e se mantenha nas salas onde o pessoal está lá pra competir e não tem tempo de papinho furado... é o que acontece, por exemplo, em jogos como DOTA2 e Gran Turismo, em que suas bases de jogadores são intragáveis, mas quando sobe o nível acaba filtrando a grande maioria desse pessoal. No caso de LOL, é quase o mesmo jogo que DOTA2 (pelo menos é uma mesma vertente dentro do mesmo gênero... eu sei que eles possuem bastante diferenças em relação um ao outro), só que com uma base de jogadores formadas por limitrofes que não conseguem assimilar o quase nada a mais de complexidade que DOTA2 possui e pessoas com sérios distúrbios de identidade sexual que mal sabem lidar com a própria personalidade, imagine então com a dos outros.

Joguei muito simulação de combate aéreo e de corrida no PC, desde os anos 90... quase sempre as comunidades são muito acolhedoras, solicitas e amigáveis. Já fazem décadas que não perco meu tempo com jogos de massa... a não ser War Thunder, o qual eu sou realmente muito acima da média (ao menos com aviões... tanques e barcos não faço feio, mas tb não sou bom) e ai quem vem falar m3rda eu respondo jogando, não no chat. E eu também jogava muito fighting games na época em que só fazíamos isso nos arcades, locadoras ou em casa, mas de qualquer jeito sempre no alcance do outro jogador, e ai as pessoas costumavam se respeitar um bocado a mais, por motivos óbvios. Mas a gente tb tinha que escolher bem quais flipers/locadoras frequentar e na casa de quem ir.

Última vez editado:

Larry MullenJr.

Grão-Guru
Entrou
15/10/18
Reactions
28.238
Nego não aguenta zuera no joguinho e acha que ta preparado pra enfrentar a vida, me ajuda aí fi

A vida é assim, tem que entrar na zuera e zuar tbm, quando tu quer jogar quieto na sua, muta tudo e ****-se
Pra mim é uma motivação, quanto mais nego é fdp, mais vontade eu fico de melhorar e humilhar ele:icon-lol:

Sim, tem dia que voce só quer jogar de boa, por isso eu procuro montar time com amigos ou quando nem todos jogam no mesmo horario, costumo ir fazendo parceirias com bons jogadores, se o cara é bom e gente boa, sabe jogar em equipe e tal, adiciono e vou combinando de jogar junto vez ou outra, se fechar o time só com caras assim melhor ainda, a uncia coisa que não vai adiantar é chorar, cresça e humilhe os lixões

Pernalenga

Grão-Mestre
Entrou
10/6/19
Reactions
1.303
Sempre que surge o aspecto "competitivo" ou "competição" em qualquer coisa, a toxicidade vem junto, dependendo do alcance da coisa, é inevitável.

Seja em jogos online, jogos interescolares ou olimpíadas.

Utopia mesmo é esperar que em um ambiente que pretende classificar as pessoas do melhor para o pior, não vai aparecer um doentão querendo ser o bonzão ou provar que ele é bom em pelo menos uma coisa na vida dele.

Jogos cooperativos costumam ser mais saudáveis, raramente vejo toxidade nisso.

Larry MullenJr.

Grão-Guru
Entrou
15/10/18
Reactions
28.238
Sempre que surge o aspecto "competitivo" ou "competição" em qualquer coisa, a toxicidade vem junto, dependendo do alcance da coisa, é inevitável.

Seja em jogos online, jogos interescolares ou olimpíadas.

Utopia mesmo é esperar que em um ambiente que pretende classificar as pessoas do melhor para o pior, não vai aparecer um doentão querendo ser o bonzão ou provar que ele é bom em pelo menos uma coisa na vida dele.

Jogos cooperativos costumam ser mais saudáveis, raramente vejo toxidade nisso.
Outro ponto é que jogo psicologico também faz parte do jogo, as vezes voce ganha do adversario antes mesmo de iniciar a partida

Bonus

Larry MullenJr.

Grão-Guru
Entrou
15/10/18
Reactions
28.238
Isso não é jogo psicológico, é só dois babacas agindo como babacas.
O video é só um bonus que lembrei,não é uma representação de jogo psicologico

Mas sim, jogo psicologico envolve provocação, goste ou não, se voce não aceita isso voce ja perdeu, o maior troco que voce pode dar em um provocador é derrota-lo da forma mais humilhante possivel, do contrario é choro e apenas choro, jogar com comadres é legal, mas não tem desafio e a graça do online é justamente o desafio

Rosca Tudor

Mestre dos Mestres
Premium
Entrou
7/8/19
Reactions
4.929
O video é só um bonus que lembrei,não é uma representação de jogo psicologico

Mas sim, jogo psicologico envolve provocação, goste ou não, se voce não aceita isso voce ja perdeu, o maior troco que voce pode dar em um provocador é derrota-lo da forma mais humilhante possivel, do contrario é choro e apenas choro, jogar com comadres é legal, mas não tem desafio e a graça do online é justamente o desafio
Sim, mas existem maneiras de provocar. Acho que quando começa a xingar perde a razão e catimba tb não é algo que e faz em excesso, por isso que esses dois do vídeo são babacas.

Provocar não é pra qualquer um e nem pra fazer a toda hora.

Larry MullenJr.

Grão-Guru
Entrou
15/10/18
Reactions
28.238
Sim, mas existem maneiras de provocar. Acho que quando começa a xingar perde a razão e catimba tb não é algo que e faz em excesso, por isso que esses dois do vídeo são babacas.

Provocar não é pra qualquer um e nem pra fazer a toda hora.
cara....pela terceira vez, o vídeo não tem nada s ver com o que eu disse sobre jogo psicológico, foi apenas um vídeo engraçado que eu lembrei.

Sobre jogo psicológico, não tem essa de razão e excesso, se te afetou ele já cumpriu o proposito dele de te desestabilizar, por isso se chama jogo psicológico, se fosse pra ouvir oq vc quer obviamente não te afetaria e não teria pq fazer.

E que fique claro, eu tbm não gosto disso, mas é assim que é e pra mim, é um prazer jogar contra nego chato e humilhar ele até deixa-lo quietinho

Rosca Tudor

Mestre dos Mestres
Premium
Entrou
7/8/19
Reactions
4.929
cara....pela terceira vez, o vídeo não tem nada s ver com o que eu disse sobre jogo psicológico, foi apenas um vídeo engraçado que eu lembrei.

Sobre jogo psicológico, não tem essa de razão e excesso, se te afetou ele já cumpriu o proposito dele de te desestabilizar, por isso se chama jogo psicológico, se fosse pra ouvir oq vc quer obviamente não te afetaria e não teria pq fazer.

E que fique claro, eu tbm não gosto disso, mas é assim que é e pra mim, é um prazer jogar contra nego chato e humilhar ele até deixa-lo quietinho
Ok, parecia que vc achou bonito o vídeo, meu engano, só achou engraçado. Eu já não consigo achar isso nem engraçado, só vergonha alheia, mas é pq aprendi a jogar multi em ambientes bem diferentes, mais ao alcance do braço dos outros, onde atitudes como essa ai faziam pessoas apanharem dentro e fora do jogo (não que eu precisei lidar com situações como essa... enfim).

Acho que se um cara começa a fazer comigo igual a qualquer um desses dois caras eu simplesmente saio da partida e deixo ele ficar com a vitória... eu perderia totalmente a vontade de gastar meu tempo. Até hoje só tive uma situação de retardz online, que foi no iRacing... e o cara terminou banido do jogo. Como eu disse: Escolher um jogo é escolher uma comunidade e desde os anos 80 eu sempre escolhi jogar em lugares e jogos com boas comunidades.

Larry MullenJr.

Grão-Guru
Entrou
15/10/18
Reactions
28.238
Ok, parecia que vc achou bonito o vídeo, meu engano, só achou engraçado. Eu já não consigo achar isso nem engraçado, só vergonha alheia, mas é pq aprendi a jogar multi em ambientes bem diferentes, mais ao alcance do braço dos outros, onde atitudes como essa ai faziam pessoas apanharem dentro e fora do jogo (não que eu precisei lidar com situações como essa... enfim).

Acho que se um cara começa a fazer comigo igual a qualquer um desses dois caras eu simplesmente saio da partida e deixo ele ficar com a vitória... eu perderia totalmente a vontade de gastar meu tempo. Até hoje só tive uma situação de retardz online, que foi no iRacing... e o cara terminou banido do jogo. Como eu disse: Escolher um jogo é escolher uma comunidade e desde os anos 80 eu sempre escolhi jogar em lugares e jogos com boas comunidades.
E é isso que merece mesmo, mas o que nao pode é levar a serio, quando voce abandona, o cara cumpriu a meta dele, basicamente voce esta incentivando ele a continuar, principalmente nas rankeds, não é a toa que a expressão "rage quit" ganha tanta visibilidade, pq o cara não aguenta a pressão e sai.

Te entendo, a gente joga pra ter paz, muitas vezes voce chega do trampo cansado e nem é desafio que quer, só quer se distrair, particularmente eu abandonei jogo de futebol por causa disso, o estresse não comppensava a distração, desde então só arrisquei jogos onde eu poderia fechar um squad com conhecidos, mesmo que vrtuais

Rosca Tudor

Mestre dos Mestres
Premium
Entrou
7/8/19
Reactions
4.929
E é isso que merece mesmo, mas o que nao pode é levar a serio, quando voce abandona, o cara cumpriu a meta dele, basicamente voce esta incentivando ele a continuar, principalmente nas rankeds, não é a toa que a expressão "rage quit" ganha tanta visibilidade, pq o cara não aguenta a pressão e sai.

Te entendo, a gente joga pra ter paz, muitas vezes voce chega do trampo cansado e nem é desafio que quer, só quer se distrair, particularmente eu abandonei jogo de futebol por causa disso, o estresse não comppensava a distração, desde então só arrisquei jogos onde eu poderia fechar um squad com conhecidos, mesmo que vrtuais
Então eu e o cara saímos felizes... ele pq ganhou mais uma vitória pro e-***** postiço dele e eu por não ter perdido o meu tempo com nego ******:icon-lol:

Mas não sou floquinho de neve pra provocação... só que, por saber escolher bem o público com o qual perco o meu tempo, lido com provocações mais adultas. É a mentalidade da sinuca de bar... os caras se provocam bastante e vc vê isso funcionar (pq vc tem tb que ser bom no jogo pra poder usar de provocação), mas se um começa a xingar o outro ou fazer qualquer pombice, a galera joga o ********* no meio da rua. Era assim em arcades e continua sendo em jogos mais adultos (se bem que nesses o pessoal nem perde tempo se provocando).

Larry MullenJr.

Grão-Guru
Entrou
15/10/18
Reactions
28.238
Negócio é mutar a pivetada mesmo e jogar com conhecidos.
exatamente, sai todo mundo feliz e fim de papo

Lembrei de uma coisa aqui que isso sim me irrita e eu daria um jeito de criar penas duras: Nego que avacalha o time

Todo mundo joganfo sério e o cara fazendo firula, larga o controle ou começa a jogar contra o time, até mesmo caçando o próprio time pq alguém não o agradou.

Entrou
22/3/19
Reactions
16.442
Cara que fala toxico ja perde o respeito pra mim, jogo desde sempre na net e em flipers, meu pai tinha fliper e ai o negocio era louco, apartar briga de muleque de canivete.

Agora fica uiuiui pq tem uns retards xingando, muta, só joga com amigos como eu faço, não existe essa de competitivo, é só pra quem tem tempo, dinheiro e holofotes.

Jogo online de tudo, de RDR2 a GTA, FPS, RPG, Fight games e nunca problematizei isso.

cranbonic

Mestre dos Mestres
Entrou
31/1/20
Reactions
3.267
Cara que fala toxico ja perde o respeito pra mim, jogo desde sempre na net e em flipers, meu pai tinha fliper e ai o negocio era louco, apartar briga de muleque de canivete.

Agora fica uiuiui pq tem uns retards xingando, muta, só joga com amigos como eu faço, não existe essa de competitivo, é só pra quem tem tempo, dinheiro e holofotes.

Jogo online de tudo, de RDR2 a GTA, FPS, RPG, Fight games e nunca problematizei isso.
Na verdade mimimim é pessoa querer que o cenário mude de acordo com a vontade da buneca porque foi xingada por um pentelho de 12 anos no fifinha.
A visão que eu tenho é,gosta de fazer graça, xingar a mãe ,pode fazer a vontade,não ligo,só que tenho direito de não responder simplesmente bloqueando o pentelho que fala besteira.Não quero que seja punido ou que tenha "consciência" que está prejudicando a comunidade.Pelo contrario quero que ele fale pra saber o tão ***** é o ambiente que estou entrando.Se eu continuo nesse ambiente e continuar reclamando do "ambiente tóxico" isso sim é choradeira de sojado.
Agora querer que todo o cenario mude ,como aqueles videos das "minas geymers" se vitimizando como é difícil jogar num ambiente maxista é pedir pra ser zuado até o fim das eras.

Entrou
22/3/19
Reactions
16.442
Na verdade mimimim é pessoa querer que o cenário mude de acordo com a vontade da buneca porque foi xingada por um pentelho de 12 anos no fifinha.
A visão que eu tenho é,gosta de fazer graça, xingar a mãe ,pode fazer a vontade,não ligo,só que tenho direito de não responder simplesmente bloqueando o pentelho que fala besteira.Não quero que seja punido ou que tenha "consciência" que está prejudicando a comunidade.Pelo contrario quero que ele fale pra saber o tão ***** é o ambiente que estou entrando.Se eu continuo nesse ambiente e continuar reclamando do "ambiente tóxico" isso sim é choradeira de sojado.
Agora querer que todo o cenario mude ,como aqueles videos das "minas geymers" se vitimizando como é difícil jogar num ambiente maxista é pedir pra ser zuado até o fim das eras.

Os cara querem Safe Space :icon-lol:

Top Bottom