#TenhoPergunta Comprar uma casa no interior pra criar galinha e porco vale a pena?

Entrou
15/10/18
Reactions
7.225
Tudo pra subsistência -- continuaria ganhando meu salário trabalhando remotamente.

Pensei num homestead assim:

Neoghoster Akira

Guru
Usa AdBlocker :(
Entrou
22/10/18
Reactions
3.647
Sítio definitivamente não é para quem quer evitar cansaço ou tem dor nas costas. Penso que o critério "trabalho" uma fazenda nunca é um serviço mole. Quando estagiei uma vez só de ficar um mês limpando piquete de ovelhas, levando saco de ração, descarregando e carregando caminhão, carregando e segurando animais, misturando comida e colocando em cocho, lidando com os bichos meu braço engrossou, o bíceps ficava enchendo toda a manga da camisa, foi a vez que fiquei mais robusto na minha vida. Mas também ficava destruído de cansaço, dormia igual um paralelepípedo de rua (apagava de noite) e comia como um monstrinho ao meio dia. Se tiver habilidade social e o cara virar peão ele deve pegar umas garotas buckle-bunnies pelo fator "rústico". Creio que no quesito manejo a cabra possa ser uma opção mais fácil para sitiante para se ter leite e queijo em relação a vaca numa área menor, mas é em menor quantidade, então tem que criar mais de uma.

Porco tem o bom valor do leitão e dá para usar fezes de porco em biodigestor que daria um fôlego na direção da independência de energia na propriedade.

Quando a pessoa é muito bem organizada consegue fazer confinamento de vaca em 2 hectares com 10 litros vaca/dia, mas não é pra qualquer um. Tem que ser igual aqueles velhinhos de antigamente que ficavam até curtidos pelas intempéries de olho na propriedade e calculando os lugares de onde virão os alimentos de fora para dentro da propriedade.

Mas é isso. É uma boa ideia também ter ovos, carne de ave, leite e queijo no mesmo lugar.

O maior sonho seria ter uma fazenda com grande e área e com características de feudo. Plantação para tecidos, plantação para usar madeira para ferramentas, plantas que dão tintas/óleos/combustíveis, plantas para remédios, plantas para móveis e construção de casa, etc...

Última vez editado:
Entrou
15/10/18
Reactions
7.225
Sítio definitivamente não é para quem quer evitar cansaço ou tem dor nas costas. Penso que o critério "trabalho" uma fazenda nunca é um serviço mole. Quando estagiei uma vez só de ficar um mês limpando piquete de ovelhas, levando saco de ração, descarregando e carregando caminhão, carregando e segurando animais, misturando comida e colocando em cocho, lidando com os bichos meu braço engrossou, o bíceps ficava enchendo toda a manga da camisa, foi a vez que fiquei mais robusto na minha vida. Mas também ficava destruído de cansaço, dormia igual um paralelepípedo de rua (apagava de noite) e comia como um monstrinho ao meio dia. Se tiver habilidade social e o cara virar peão ele deve pegar umas garotas buckle-bunnies pelo fator "rústico". Creio que no quesito manejo a cabra possa ser uma opção mais fácil para sitiante para se ter leite e queijo em relação a vaca numa área menor, mas é em menor quantidade, então tem que criar mais de uma.

Porco tem o bom valor do leitão e dá para usar fezes de porco em biodigestor que daria um fôlego na direção da independência de energia na propriedade.

Quando a pessoa é muito bem organizada consegue fazer confinamento de vaca em 2 hectares com 10 litros vaca/dia, mas não é pra qualquer um. Tem que ser igual aqueles velhinhos de antigamente que ficavam até curtidos pelas intempéries de olho na propriedade e calculando os lugares de onde virão os alimentos de fora para dentro da propriedade.

Mas é isso. É uma boa ideia também ter ovos, carne de ave, leite e queijo no mesmo lugar.

O maior sonho seria ter uma fazenda com grande e área e com características de feudo. Plantação para tecidos, plantação para usar madeira para ferramentas, plantas que dão tintas/óleos/combustíveis, plantas para remédios, plantas para móveis e construção de casa, etc...

Então, mas isso tudo seria para um projeto totalmente sustentável, off the grid, né?

CAVERNOSO

Iluminado
Entrou
19/3/21
Reactions
423
Rural não é necessariamente off-the-grid. Se você pega uma casa velha, porém pronta, fora da cidade e que tem esgoto e eletricidade, 2/3 dos problemas já foram.

Off the grid MESMO é quando o cara tá em local totalmente ermo (diria que vai além do rural), geralmente sozinho, e precisa que a casa (construída por ele) seja 100% sustentável nas 3 bases: estrutura, eletricidade e hidráulica (água E esgoto). Colocar alimentação no meio seria um 4º ponto crucial (e exige área e certa habilidade pra tal). Quanto a porcos, não é uma boa. Criação de tilápia, como já disseram, é melhor, mais simples, menos suja e ocupa (BEM) menos espaço. Quanto a ser de "subsistência", é válido a tentativa, mas você precisa ir na cidade - nem que seja de 30 em 30 dias - pra fazer uma compra de mês pois nem tudo é possível ter lá.

De resto, tomar o RURAL PILL é a única forma de se desconectar dessa ***** atual no qual estamos e viver plenamente. Não é fácil, principalmente no início, e não é pra qualquer um - precisa fazer uma série de concessões de um lado, e adaptações do outro. Mas eu diria que é a uma das ultimate pills do conservadorismo.

1619213207809.jpg

Última vez editado:

Rosca Tudor

Guru
Premium
True Gamer
Entrou
7/8/19
Reactions
6.674
Subsistência é algo meio utópico, pois no fim das contas vc precisará de dinheiro para comprar tudo o que vc não produz, especialmente coisas industrializadas, como roupas, remédios e suas próprias ferramentas. E em valor comercial, agrícola sempre perde pro industrializado, então vc tem que além de produzir, agregar valor ao seu produto. E, no fim das contas, vc consegue muito mais dinheiro se especializando e poderá comprar tudo o que não produz.

O que dá pra fazer é usar um pequeno terreno (qualquer coisa com mais de 700m²) para cultivar alguma coisa que possa te dar lucro (tanto com uma cooperativa, venda ao comércio ou direta ao cliente) como, por exemplo, leite (tanto de cabra quanto vaca), queijo (derivado desse leite), ovos, fungos ou o que quer que seja. E ai vc pode usar o resto do terreno para cultivar alguma coisa pro seu próprio consumo ou criar algum animal para fins não comerciais.

Mas é assim. Viver de roça, pode esquecer todo o resto. Vc dificilmente terá outro emprego (por isso que tem que tirar grana com sua produção) pois a rotina é bem puxada. Muita gente se dá bem com isso, mas tb é grande a quantidade de quem se dá mal.

Recomendo demais que vc passe o tempo em alguma propriedade rural (como a de algum parente ou amigo) para aprender como funciona o cotidiano ou que procure por cursos PRESENCIAIS relacionados a essa vida. Não vai dar uma de aventureiro, pois dificilmente dará certo assim. Tem que tratar sua roça como uma empresa e não ceder a romantismo.

No geral a ideia é excelente. Tanto que eu mesmo estou planejando uma mudança desse tipo no futuro próximo. Só que eu vou com esposa e provavelmente mais gente da família junto (sim, por aqui existe um sentimento geral de que isso é uma excelente ideia), o que significa que será mais fácil de colocar em prática qualquer projeto desses. Se vc for sozinho é bom pensar com ainda mais cuidado.

EDIT: Meu plano tb consiste de eu e minha mulher continuarmos com nossos empregos, em home office, e a princípio termos um terreno grande mais pra ter uma distância saudável entre a gente e nossos vizinhos. No terreno será mais para cultivo casual e recreativo de uma ou outra coisinha, como tomates, ervas de condimento, umas galinhas pra ter ovo fresco e uma cabra pq o leite dela é bom e é um bicho divertido demais. Na maior parte do terreno pretendemos deixar vegetação nativa onde tiver e ir colocando umas árvores frutíferas.

Galinha fica esperto de quão perto a criação vai ser da casa do vizinho, essas ***** piando é uma fonte de conflito enorme. A menos de 50m de outros humanos, crie codornas.
Porco é caro de criar sem ser ou de forma industrializada, difícil valer a pena. Se você gosta de peixe, tilápia em caixa d'água é uma boa sacada.

Broder meu fez na casa dele em sampa mesmo algo parecido, só que bem melhor.

É um que mistura tanque de peixe com jardim hidropônico, ai é as plantas que filtram a água do tanque usando os resíduos como adubo e o trabalho do cara é basicamente só dar comida pros peixes e fazer uma ou outra manutenção bem ocasional.

Última vez editado:

Ares1521

Experiente
Entrou
28/6/20
Reactions
763
Broder meu fez na casa dele em sampa mesmo algo parecido, só que bem melhor.

É um que mistura tanque de peixe com jardim hidropônico, ai é as plantas que filtram a água do tanque usando os resíduos como adubo e o trabalho do cara é basicamente só dar comida pros peixes e fazer uma ou outra manutenção bem ocasional.
O projeto desse cara é começar barato e ir melhorando, justamente para mostrar o "como é o sistema mais barato que você pode fazer". Depois desse vídeo tem outro que ele coloca filtros melhores e os baldes mais perto para economizar espaço e já anunciou que vai ir para a hidropônia também e colocar no canal como montar.

Rosca Tudor

Guru
Premium
True Gamer
Entrou
7/8/19
Reactions
6.674
O projeto desse cara é começar barato e ir melhorando, justamente para mostrar o "como é o sistema mais barato que você pode fazer". Depois desse vídeo tem outro que ele coloca filtros melhores e os baldes mais perto para economizar espaço e já anunciou que vai ir para a hidropônia também e colocar no canal como montar.
Mas o com hidro é bem barato, pois vc gasta muito menos com filtros. Tanto que meu parça que montou isso tá bem mal de grana e tá fazendo com isso uma maneira de diminuir as contas do mês sem perder qualidade de vida.

Entrou
15/10/18
Reactions
7.225
Muitos posts, não vou quotar tudo. Digo aqui:

A subsistência seria só pra questão de comida (frango, salada, frutas). Eu manteria meu emprego remoto e ainda teria um carro, pra ir no mercado esporadicamente.

Ah, e cabra também é da hora. Além de dar leite, elas comem as ervas daninhas todas.

Última vez editado:

Rosca Tudor

Guru
Premium
True Gamer
Entrou
7/8/19
Reactions
6.674
Muitos posts, não vou quotar tudo. Digo aqui:

A subsistência seria só pra questão de comida (frango, salada, frutas). Eu manteria meu emprego remoto e ainda teria um carro, pra ir no mercado esporadicamente.

Ah, e cabra também é da hora. Além de dar leite, elas comem as ervas daninhas todas.
Assim é bem mais tranquilo. Acho que dá certo.

Rosca Tudor

Guru
Premium
True Gamer
Entrou
7/8/19
Reactions
6.674
no interiorzao nao tem internet fii
Em vários lugares tem sim, inclusive fibra. O que estamos fazendo é a cada propriedade que achamos pra comprar, checar os sites das operadoras para ver a quantas anda a cobertura.

Sem contar que tb consideramos, caso seja necessário, a opção de comprar um terreno mais afastado e alugarmos um escritório na cidade, tanto pra ter a internet melhor como pra também manter uma rotina mais tradicional, pois trampando em casa nenhum de nós dois está rendendo muito bem.

pao com agua

Grão-Guru
Entrou
15/10/18
Reactions
7.417
Em vários lugares tem sim, inclusive fibra. O que estamos fazendo é a cada propriedade que achamos pra comprar, checar os sites das operadoras para ver a quantas anda a cobertura.

Sem contar que tb consideramos, caso seja necessário, a opção de comprar um terreno mais afastado e alugarmos um escritório na cidade, tanto pra ter a internet melhor como pra também manter uma rotina mais tradicional, pois trampando em casa nenhum de nós dois está rendendo muito bem.

As operadoras não passam fibra onde nao tem demanda ou onde não interessam pra elas, logo, interior se folde

tem cidade de interior com fibra? logico que tem, mas sao poucas

muita cidade grande ainda nao tem fibra, principalmente em bairros periféricos

Rosca Tudor

Guru
Premium
True Gamer
Entrou
7/8/19
Reactions
6.674
As operadoras não passam fibra onde nao tem demanda ou onde não interessam pra elas, logo, interior se folde

tem cidade de interior com fibra? logico que tem, mas sao poucas

muita cidade grande ainda nao tem fibra, principalmente em bairros periféricos
Citei fibra pq é o que precisamos em casa, mas vc pode se surpreender a quantas anda a cobertura lá na roça. Provavelmente pq em algumas regiões tem pouca gente mas tudo com bastante dinheiro. Depois dê uma conferida nos mapas de cobertura pra banda larga, incluindo fibra, que vc se surpreenderá.

Senhor Orangotango

Iluminado
Entrou
27/4/21
Reactions
348
Galinha fica esperto de quão perto a criação vai ser da casa do vizinho, essas ***** piando é uma fonte de conflito enorme. A menos de 50m de outros humanos, crie codornas.
Porco é caro de criar sem ser ou de forma industrializada, difícil valer a pena. Se você gosta de peixe, tilápia em caixa d'água é uma boa sacada.

Caro também.

Top Bottom