• Olá Visitante! Seja muito bem vindo(a)!

O #FórumPOLITZ é uma Comunidade única, sendo a primeira rede social no estilo de Fórum criada para pessoas que tem sede de conhecimento, conteúdo, informação e que adora uma boa discussão. Prezamos pela liberdade de expressão, em uma rede totalmente segura, livre de censuras e perseguições ideológicas.

Oferecemos recursos exclusivos, em uma plataforma construída no que há de mais moderno no mundo. Para aproveitar tudo isso, é preciso Criar um Perfil. É rápido, fácil e totalmente gratuito. Você pode usar até a sua conta no Twitter para fazer isso.

Junte-se a nós, venha se informar e compartilhar o seu conhecimento com a comunidade que mais cresce no Brasil. Esperamos que goste :)

#Discussão&Debate Em algum momento FIFA foi melhor que PES?

Entrou
15/10/18
Reactions
6.276
Na época do PS2, dava até dó. Pelo menos aqui no Brasil, 90% dos meus conhecidos só jogavam PES/WE.

A EA conseguiu correr atrás no início da última década, enquanto a Konami estagnou. Muitas opções de jogo e jogabilidade aprimorada.

Nos últimos anos, FIFA voltou a ficar um lixo (joguabilidade de hóquei no gelo, o jogador parece que desliza em campo) e o PES consegue se manter bem (o 17 é um dos melhores jogos de futebol, tenho aqui até hj).

Ainda assim, mesmo os melhores FIFA (12 e 14) não conseguem trazer muito desafio. Uma vez que você descobre as deficiências da IA, fica fácil ganhar qualquer partida de goleada, mesmo com jogadores de overall baixo. Diferentemente do PES, dá pra jogar FIFA sem se preocupar com tática ou substituição.

Chambito

Grão-Guru
Entrou
16/10/18
Reactions
7.448
Acho q foi no FIFA 2010 ou 2009, aquele q primeiro usou a nova engine nos consoles PS3 e 360. Tinha uma jogabilidade muito agradável mesmo, mas no meu caso, nos FIFAs seguintes soh foi ladeira a baixo.

PES foi horroroso no 2014, mas nos seguintes só evoluiu as mecânicas, enquanto o FIFA evoluia nos bugs e física bizarra.

Entrou
22/6/19
Reactions
4.896
Nunca nem perdi este tempo. Todos sabem qual é o melhor, sempre foi e pelo jeito sempre será.

Rosca Tudor

Grão-Mestre
Premium
Entrou
7/8/19
Reactions
1.758
O FIFA 11 e o WE7 foram os auges de cada franquia. Foram os jogos que melhor casaram os avanços técnicos com cadência e balanceamento de jogo, que acho que é o ponto principal que se perde nos sucessores de cada franquia.

São os dois jogos com menos macetes e que te obrigam a jogar mais como uma partida verdadeira de futebol. Claro, depois ambas as franquias melhoraram em gráficos, animações, seus modos de jogo e tudo o mais... só que são as duas versões que eu consigo jogar até hoje. Muitas vezes penso em voltar pro FIFA10 (que considero um jogo melhor que qualquer WE/PES e o melhor jogo de futebol já feito que não seja um manager) e ficar por lá. O único problema é que a versão de PC dele foi um lixo e eu teria que deixar meu PS3 ligado na sala só pra jogar este jogo.

Só que ambas as franquias, quando jogadas em alto nível, SEMPRE ficaram absurdamente irreais e cheias de macete (especialmente quando vc pega os times mais fortes que tem aqueles jogadores "mágicos")... mas esses dois que citei foram os que seguram mais a onda.

Última vez editado:

Jayson

Mestre
Entrou
31/10/18
Reactions
501
Fifa melhorou muito, na época de PS2 era uma tristeza, só jogava PES, mas o último FIFA está terrível.

Jayson

Mestre
Entrou
31/10/18
Reactions
501
Nunca joguei o FIFA20... pq vc diz que está terrível?
Cheio de bugs, jogabilidade dos anteriores tb estava melhor, muita gente criticando o jogo. Mas da pra jogar, joguei duas temporadas no modo carreira treinador, online n joguei. Aproveite a promoção do Ea acess que ainda está por 6 reais.

Larry MullenJr.

Grão-Guru
Entrou
15/10/18
Reactions
25.164
A partir do PS3 PES morreu, dali em diante só deu FIFA

O ultimo que joguei foi o FIFA 16, não acredito que o PES tenha melhorado muito a ponto de ficar melhor, o que pode ter ocorrido é o FIFA ficar ainda mais lixoso, fora que...jogar single player e querer desafio em pleno 2020 é brincadeira ne...

Larry MullenJr.

Grão-Guru
Entrou
15/10/18
Reactions
25.164
tambem penso isso
no mais os jogos de futebol ficaram extremamente chatos no sentido de trabalhosos, como se fossem simuladores
gostava muito no PS2
Exatamente isso, até era legal ver a tatica mudando o andamento do jogo(quando não tinha 252535352432 parametros), mas a partir do momento que começaram a falar que a "emoção" do boneco poderia mudar seu desempenho, ah aí foi demais pra mim, quem precisa ser motivado ou tremer na base é quem ta com o controle na mão e não a powrra do NPC.

Inuteu

Mestre Guru Iuminado
Entrou
5/11/18
Reactions
25.687
PRÉ 2009 PES SEMPRE

DESDE 2009 FIFA FICOU MELHOR Q PES, ATE OS DIAS ATUAIS

2020 FOI A PRIMEIRA VEZ Q COMPREI O PES EM VEZ DO FIFA, POR VÁRIOS MOTIVOS

Jayson

Mestre
Entrou
31/10/18
Reactions
501
Exatamente isso, até era legal ver a tatica mudando o andamento do jogo(quando não tinha 252535352432 parametros), mas a partir do momento que começaram a falar que a "emoção" do boneco poderia mudar seu desempenho, ah aí foi demais pra mim, quem precisa ser motivado ou tremer na base é quem ta com o controle na mão e não a powrra do NPC.
Até hoje jogo o famoso Winning Eleven de PS2, época de ouro do Milan...

Joey

Mestre dos Mestres
Entrou
16/10/18
Reactions
67
13 foi equilibrado na minha visão, gostava de ambos. 12 e 14 FIFA foi melhor. Nunca vi um jogo de futebol tão ruim quanto aquele PES 14, jogo tenebroso. O resto não joguei.

Rosca Tudor

Grão-Mestre
Premium
Entrou
7/8/19
Reactions
1.758
tambem penso isso
no mais os jogos de futebol ficaram extremamente chatos no sentido de trabalhosos, como se fossem simuladores
gostava muito no PS2
Se esses jogos fossem simuladores eu amaria... mas não dá pra falar em simulação num jogo que reduz uma partida de 90 minutos pra 10 ou menos.

Meu problema é que qualquer jogo de futebol que não seja manager é arcade (uns são arcade mais fantasiosos e outros mais realistas, mas nunca chegam sequer perto de ser simulação ou sequer simcade)... e quanto mais tralha eles colocam nesses jogos a coisa só fica mais burocrática.

Alias, o esquema de mudança de táticas do PES pra mim é extremamente caricato e nunca existiu time no mundo que se organiza de maneira tão precisa, com todos os jogadores se comportando igual equipe de nado sincronizado.

Nunca vi um jogo de futebol tão ruim quanto aquele PES 14
E pelos vídeos não dá pra sentir o lag que existe nos controles desse jogo. Foi o primeiro e único jogo que eu fiquei com tanta raiva que quebrei o disco dele com as mãos:icon-lol:

Urielll

Novato
Perfil Limitado
Entrou
11/11/18
Reactions
101
de 2009 a 2017 fifa foi melhor, depois a EA fez questão de abandonar e a konami começou a correr atras

NIKI LAUDA DE P

Mestre Guru Iuminado
Perfil Limitado
Entrou
15/10/18
Reactions
24.371
Se esses jogos fossem simuladores eu amaria... mas não dá pra falar em simulação num jogo que reduz uma partida de 90 minutos pra 10 ou menos.
mas acho que tem como colocar partidas mais longas
em todo caso só a duração da partida não seria critério para dizer que é um simulador ou não, talvez de forma cumulativa com outros fatores

Bloodwill

Mestre
Entrou
27/11/18
Reactions
572
Eu gosto de futebol pra me divertir, assim como jogo o NBA 2k pela mesma razão. O FIFA eu curto jogar pelo modo história e o Volta que teve agora no FIFA20. O PES sempre me chamou a atenção pela jogabilidade, eu acho ele melhor nesse quesito. O último FIFA que joguei foi o 2018 e o PES também, portanto, não sei dizer se é um parâmetro confiável hahaha

Rosca Tudor

Grão-Mestre
Premium
Entrou
7/8/19
Reactions
1.758
mas acho que tem como colocar partidas mais longas
em todo caso só a duração da partida não seria critério para dizer que é um simulador ou não, talvez de forma cumulativa com outros fatores
Usei o tamanho das partidas exatamente por ser o fator que melhor mostra esses outros fatores. E acho que os jogos mais novos não permitem que vc jogue partidas de 90' reais. Tanto no FIFA quanto no PES, se vc aumentar só um pouquinho o tamanho dos tempos as partidas passa a ter proporcionalmente mais gols. O principal problema desses jogos, em realismo, é exatamente a cadência, que é movimentos muito acelerados e exagerada precisão tanto em passes quanto chutes e domínio de bola em geral. Ai, como os jogos não são realistas, a EA e a Konami ficam toda edição bagunçando com o balanceamento dos jogos.

Crie Uma Conta Ou Faça o Login Para Postar Aqui

Você precisa ter um Perfil para comentar ou criar Tópicos

Criar um Perfil

Crie um Perfil para participar! É fácil, rápido e totalmente gratuito.

Fazer Login

Se você já possuí uma conta, faça o login aqui.

Top Bottom