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#NotíciasGerais Governo quer acabar com exame que detecta drogas em motoristas profissionais

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16/10/18
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O projeto de lei entregue na Câmara dos Deputados pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (4) propõe que motoristas de caminhões e ônibus (das categorias C, D e E) não sejam mais obrigados a fazer exame toxicológico ao renovar a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH.
O projeto ainda precisa ser aprovado por deputados e senadores para entrar em vigor.
Atualmente, cada vez que vão renovar a CNH, estes motoristas profissionais devem realizar um exame para detectar consumo de substâncias psicoativas que comprometam a capacidade de direção.
O teste consegue perceber o uso destas drogas no período de 90 dias anteriores ao exame.
 
OP
R
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16/10/18
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  • #2
Me cheira a acordo com os caminhoneiros. Espero que não passe no Congresso.
Existe todo um mercado no nicho da toxicologia que vai à falência se esse projeto passar. Sem falar que o exame toxicológico comprovadamente diminui os acidentes de trânsito.

Lamentável mas eu entendo que essa bomba caiu na mão no Bolsonaro e não é algo orgânico dele.
 

Pão De Queijo

Grão-Mestre
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15/10/18
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Caminhoneiro torado de cocaína a vontade agora. Mas não é só eles, taxistas também. Muitos profissionais também usam, médicos, advogados. Muita gente graúda usa. :icon-rimkuk2:
 
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Vou poder dirigir a viatura ligadão na cocaína? Obrigado, Deus :orando::orando::orando:
 
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21/10/18
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Boa

Drogas que melhoram o desempenho e de quebra trazem beneficios economicos é penta
 
C

Cuma ?

Visitante
Não gostei, espero que não passe, mas foi bom pra bugar a esquerda e ver eles defendendo restrição ao uso de dorga.
 

eu>vc

Mestre dos Mestres
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ta certo, pois os caminhoneiros trabalham varias horas seguidas e precisam de um estimulante para conseguirem chegar ao destino com segurança. Penta.
 

Steve Forbes Nash

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24/10/18
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os proprios médicos são contra o exame

O lance não é fazer o teste na renovação, mas na rua, isso é o que o Proprio DETRAN-SP pediu em ação inclusive. Da forma que o teste feito atualmente, é muito fácil burlar e só serve para dar dinheiro para os laboratórios.
 

Hesychia

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os proprios médicos são contra o exame

O lance não é fazer o teste na renovação, mas na rua, isso é o que o Proprio DETRAN-SP pediu em ação inclusive. Da forma que o teste feito atualmente, é muito fácil burlar e só serve para dar dinheiro para os laboratórios.
como assim na rua?
 

Pão De Queijo

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ta certo, pois os caminhoneiros trabalham varias horas seguidas e precisam de um estimulante para conseguirem chegar ao destino com segurança. Penta.

O país já é todo avacalhado. Por que não inventaram alguma tramoia trabalhista para minimizar isso?

Até porque a cocaína deixa a pessoa mais agressiva, dando-lhe uma falsa coragem. Você quer um maluco alucinado com um veículo de 50 toneladas te ameaçando?
 

Steve Forbes Nash

Grão-Mestre
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24/10/18
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como assim na rua?


Reunidos em Gramado para o 11º Congresso Brasileiro sobre Acidentes e Medicina de Tráfego, no último final de semana, entidades médicas e de trânsito posicionaram-se contra o exame toxicológico para motoristas profissionais. Para os especialistas, além de ser uma medida discriminatória, inconstitucional e violar a ética médica, não há evidências científicas que comprovem a eficácia para a segurança no trânsito do exame a partir de amostras de cabelo, que detecta o uso de drogas no período de até 90 dias

Segundo Dirceu Rodrigues, do Depatamento de Medicina Ocupacional da Abramet, o chamado exame de larga janela de detecção não tem paralelo em lugar nenhum do mundo. Alguns países da União Europeia o utilizam para motoristas que perderam a CNH em decorrência de alguma dependência, mas não como condição para obtenção da licença. “As Filipinas foram o único país a implantar esse tipo de exame e tiveram que voltar atrás devido ao alto custo e nenhuma efetividade”.


A principal crítica da classe médica é o tipo de exame exigido. O exame de larga janela de detecção não mede o risco imediato no trânsito e não tira o condutor sob o efeito de drogas da condução do veículo, como acontece com a fiscalização do álcool. Além disso, custa US$100 e não é feito por nenhum laboratório brasileiro. As amostras deverão se coletadas em clínicas. “Os deputados criaram um artigo na lei (do Motorista) para inserir um tipo específico de exame, invertendo a lógica, que deveria ser a de indicar qual tipo de exame melhor atende a uma lei específica”, diz Ricardo Fróes Camarão, do Conselho Federal de Medicina, que lembrou ainda que a lei fere a ética médica em vários aspectos.

Algumas alternativas seriam os testes de urina ou fluido oral, ou mesmo a verificação de sinais e sintomas na via. A coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trânsito e Álcool da UFRGS, Tanara Souza, apresentou experiências internacionais. “A Austrália faz operações sistemáticas de testagem de drogas para motoristas (profissionais ou não). O exame é feito a partir da saliva, dentro do veículo. Em caso de resultado positivo, o condutor é conduzido até um ônibus para recolher uma segunda amostra de fluido oral. Na confirmação do exame positivo, realiza-se um teste comprovatório de urina em laboratório”.


Já sabe de quem é o interesse nesse tipo de exame né? e não do povo que dirige, porque os motocas vão continuar dirigindo mal, sem educação e tentando assassinar pessoas, com ou sem exame.
 
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Doutor Sono!

Grão-Mestre
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22/3/19
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Justo,

vejo a hipocresia reclamando ai, só é menos estado quando convém seus conceitos.

Filhotes da republiqueta
 

Observador Liberal

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Justo,

vejo a hipocresia reclamando ai, só é menos estado quando convém seus conceitos.

Filhotes da republiqueta
Não se trata de hipocrIsia nem muito menos de hipocrEsia, palavra esta inexistente. Não é hipocrisia porque o exame de larga janela de detecção, que é a espécie de exame toxicológico adotada hoje para renovação da CNH dos motoristas de caminhão, não mede o efeito imediato no trânsito nem retira o condutor do veículo do trânsito, informações extraídas da letra do texto; logo, é um exame totalmente ineficaz no sentido de garantir a segurança da direção de veículos de carga de grande porte. Um exame toxicológico mais preciso e específico, que detecte se e, em caso positivo, quando o motorista usou qual droga e em que quantidade aproximada, e.g. um exame de urina, seria método eficaz para aferir a capacidade de atenção, reflexo e cognição do motorista. Se o Estado não tem instrumento eficaz para promover o interesse público, no caso, materializado na segurança de tráfego rodoviário de cargas, então o instrumento existente é um estorvo inútil que carece extinção, o que implicará menos Estado com menos burocracia e sem qualquer prejuízo para a população.
 

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