#BatePapo Jornalista que previu pandemia critica Bolsonaro e Trump: 'Ineficazes'

Entrou
5/1/21
Reactions
62
Do UOL, em São Paulo
04/01/2021 22h48

David Quammen participa do programa "Roda Viva", da TV CulturaImagem: Reprodução/TV Cultura

O jornalista e escritor norte-americano David Quammen, autor de livro que "previu" a chegada da pandemia do coronavírus, criticou a atuação dos presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, Jair Bolsonaro (sem partido) e Donald Trump, durante a crise sanitária que atingiu o mundo e disse que ambos foram "terrivelmente ineficazes".

"O tamanho da responsabilidade, da culpa, de certos líderes, incluindo o seu presidente [Bolsonaro] e o meu presidente [Trump], é muito grande. Eles não deram a atenção adequada para a gravidade da doença quantas pessoas ela estava infectando, quantas estavam terrivelmente doentes ou morrendo, quantas perdendo emprego, renda, seu sustento", afirmou Quammen, durante participação no programa "Roda Viva", da TV Cultura.

"A pandemia teve um impacto terrível. É possível deter esses transbordamentos [vírus] ou limitá-los antes que se tornem pandemias e, em alguns lugares, foi feito muito bem. Mas no Brasil e nos EUA, e em alguns outros lugares, por vários motivos, inclusive liderança política, isso foi terrivelmente ineficaz, lamento dizer", acrescentou, em seguida.

A pandemia da covid-19 contaminou até agora, 85.604.744 de pessoas no mundo inteiro, segundo dados compilados pela Universidade Johns Hopking, responsável pelo monitoramento. Cerca de 1,8 milhão de pessoas morreram em decorrência da doença. Os Estados Unidos são, de longe, o país mais afetado, com 20.786.001 de contaminados e 353.131 mortos. Em seguida, aparecem Índia (com 10.340.469 de contaminados e 149.649 óbitos) e o Brasil (com 7.753.752 de contaminados e 196.561 mortos).

Quammem é autor do best-seller "O Contágio", publicado em 2012, e que alertou, com antecedência, sobre a pandemia do novo coronavírus. Ele ainda é o escritor de outros 14 livros, um deles sobre o vírus Ebola.

"Nunca ficaremos livres desse vírus"

Ainda durante a entrevista, Quammen também disse que o mundo não ficará livre do coronavírus, e traçou uma comparação com o sarampo.

"Acho que nunca ficaremos completamente livres desse vírus. Acho que ficará conosco para sempre como uma doença endêmica, como acontece com o sarampo. O sarampo ainda mata milhares de pessoas todo ano, apesar de termos vacinas desde a década de 1950", ressaltou.

Entrou
3/10/20
Reactions
1.416
Sim... o Bolsonaro falhou miseravelmente por ter liberado aquela bomba inflacionária em forma de bolsa-coronguista e por não ter mandado fuzilar todos os canalhas do Judiciário e alguns governadores/prefeitos.
Em outras circunstâncias eu diria que esse auxílio foi essencial pois salvou muitos de passar fome , mas por outro lado se tivesse fuzilado os prefeitos e governadores coronguistas e os canalhas do STF e afins o auxílio não teria sido necessário. Então você está certo mesmo.

Última vez editado:

Rosca Tudor

Mestre dos Mestres
Premium
Entrou
7/8/19
Reactions
4.930
Em outras circunstâncias eu diria que esse auxílio foi essencial pois salvou muitos de passar fome , mas por outro lado se tivesse fuzilado os prefeitos e governadores coronguistas e os canalhas do STF e afins o auxílio não teria sido necessário. Então você está certo mesmo.
O auxílio, mesmo sem fuzilar os canalhas, é uma bomba de longo prazo... mais uma. E nem tão longo prazo, pois a inflação já tá quase voltando pro padrão pré-URV.

Entrou
3/10/20
Reactions
1.416
O auxílio, mesmo sem fuzilar os canalhas, é uma bomba de longo prazo... mais uma. E nem tão longo prazo, pois a inflação já tá quase voltando pro padrão pré-URV.
Pois é. Mas se tivessem mantido tudo aberto na marra , rejeitado qualquer medida restritiva na marra , o auxílio não teria sido necessário.

O problema é que eu não sei se o Bolsonaro teria sido derrubado ou não se tivesse tentado fazer isso.

Neoghoster Akira

Mestre dos Mestres
Usa AdBlocker :(
Entrou
22/10/18
Reactions
3.211
Notícia cheia de gente suspeita.

1-Programa Roda Viva (aparelhado pela esquerda)
2-Uol (aparelhado pela esquerda)
3-Criticar apenas o Bolsonaro e Trump enquanto Macron fazia festa com a Itália pegando fogo e o governo italiano incentivando abraços em chineses. E O Xi que não deixou a OMS entrar no país pra investigar? E o Japão que barrou o infectologista no episódio do cruzeiro Diamond Princess?

São esses inúteis que querem chamar os outros de ineficazes?

Última vez editado:

cranbonic

Mestre dos Mestres
Entrou
31/1/20
Reactions
3.267
Sim... o Bolsonaro falhou miseravelmente por ter liberado aquela bomba inflacionária em forma de bolsa-coronguista e por não ter mandado fuzilar todos os canalhas do Judiciário e alguns governadores/prefeitos.
Sinceramente não esperava tanto dele desde o momento que foi eleito. Sempre esperei que ele seria somente a ponta pé midinho de uma mudança de pensamento, principalmente do povão "acebolado" coisa que não mudou muito, só ver os prefeitos e vereadores que elegemos no bananil.
Provavelmente em 2022 vai se repetir que nem aconteceu nos EUA, uma tendência ruim que sempre copiamos 🤡🤡🤡🤡🤡
Agora resta saber quem vai ver o demônio que vai ficar no lugar do Bolso em 2022 😒😒😒

Última vez editado:

Rosca Tudor

Mestre dos Mestres
Premium
Entrou
7/8/19
Reactions
4.930
Pois é. Mas se tivessem mantido tudo aberto na marra , rejeitado qualquer medida restritiva na marra , o auxílio não teria sido necessário.

O problema é que eu não sei se o Bolsonaro teria sido derrubado ou não se tivesse tentado fazer isso.
Sim... ele cedeu pra não perder o cargo... isso não dá pra negar.

Sinceramente não esperava tanto dele desde o momento que foi eleito. Sempre esperei que ele seria somente a ponta pé midinho de uma mudança de pensamento, principalmente do povão "acebolado" coisa que não mudou muito, só ver os prefeitos e vereadores que elegemos no bananil.
Provavelmente em 2022 vai se repetir que nem aconteceu nos EUA, uma tendência ruim que sempre copiamos 🤡🤡🤡🤡🤡
Agora resta saber quem vai ver o demônio que vai ficar no lugar do Bolso em 2022 😒😒😒
Tanto faz quem assume... vc ainda não aprendeu que na democracia sempre dá na mesma?

cranbonic

Mestre dos Mestres
Entrou
31/1/20
Reactions
3.267
Sim... ele cedeu pra não perder o cargo... isso não dá pra negar.

Tanto faz quem assume... vc ainda não aprendeu que na democracia sempre dá na mesma?
Mas tudo na vida precisa começar em algum canto devagarinho.E o povão não vai mudar da agua pro vinho jogando papo ancap logo de cara....
Alias todo sistema que foi posto a população na base da porrada nunca deu certo... E acha que seria diferente com outros sistemas?

Última vez editado:

Rosca Tudor

Mestre dos Mestres
Premium
Entrou
7/8/19
Reactions
4.930
Mas tudo na vida precisa começar em algum canto devagarinho.E o povão não vai mudar da agua pro vinho jogando papo ancap logo de cara....
Sei não... a maioria do povão é pessoal bem papo reto. Em minha experiência, sempre funciona melhor vc discutir essas coisas quando já chega mostrando "a real". Não é pq o individuo é pobre que é burro ou desinteressado. Geralmente eles são desinteressados por política pq sabem que não faz diferença votar em partido X ou Y. Mas se vc mostrar algo diferente...

cranbonic

Mestre dos Mestres
Entrou
31/1/20
Reactions
3.267
Sei não... a maioria do povão é pessoal bem papo reto. Em minha experiência, sempre funciona melhor vc discutir essas coisas quando já chega mostrando "a real". Não é pq o individuo é pobre que é burro ou desinteressado. Geralmente eles são desinteressados por política pq sabem que não faz diferença votar em partido X ou Y. Mas se vc mostrar algo diferente...
Mostrar algo diferente pro povão custa tempo e dinheiro "Jogar um livro ou mandar assistir um documentário ninguém vai querer.e isso 90% da população não tem saco pra estudar.Quer saber de acabar logo seu expediente chegar em casa tomar uma breja e assistir o jogo na globo e dar uma furunfada na muie de noite, isso se tiver energia pra isso..Isso a esquerda sacou e quase ganhou as principais prefeituras por causa dessa mudança de papo...

Rosca Tudor

Mestre dos Mestres
Premium
Entrou
7/8/19
Reactions
4.930
Mostrar algo diferente pro povão custa tempo e dinheiro "Jogar um livro ou mandar assistir um documentário ninguém vai querer.e isso 90% da população não tem saco pra estudar.Quer saber de acabar logo seu expediente chegar em casa tomar uma breja e assistir o jogo na globo e dar uma furunfada na muie de noite, isso se tiver energia pra isso..Isso a esquerda sacou e quase ganhou as principais prefeituras por causa dessa mudança de papo...

Sim... a maior fraqueza de todo o movimento libertário é exatamente essa falta de comunicação com as camadas mais pobres. O próprio movimento ancap muito se discute sobre o grande panorama e a vida da classe média pra cima, mas na hora de falar sobre uma "favela ancap" trata a situação de maneira banalizada e distante, típica de quem vive totalmente fora daquela realidade.

Esse vídeo do Negão mostra bem como, por exemplo, a esquerda está muito mais evoluída do que outros grupos na apresentação de suas ideias. Ancaps não sabem trocar ideia... nem caras como o Alexandre Porto ou o pessoal do Visão Libertária têm as manhas. Eu já falei pro Peter que ele deveria um dia sentar a bunda dentro duma favela pra debater com pessoal que mora lá, só que vai mais pra ouvir do que pra falar... mas esse tipo de coisa o ancap não quer fazer. É um dos motivos pelos quais, mesmo a maioria das minhas ideias batendo com a deles, não me vejo como ancap.

Última vez editado:
Top Bottom