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#TópicoOficial PANELA DA RVOLUÇÃO VR/AR!!!

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Rudius

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No Mans Sky
Skyrim
Borderlands 2 VR

qual seria sua classificação de melhor pra pior na sua opnião e porque?
1. Skyrim. É um jogo antigo e que não foi totalmente adaptado para o VR (menus, interações), mas é um jogo que esteve entre os melhores de sua época e continua como um dos melhores do gênero. Dá para jogar fácil mais de 100 horas e está com os DLCs incluídos.

2. Borderlands 2. Não é um super jogo como Skyrim, mas é bem feito. Para ele valem os mesmos aspectos: não totalmente adaptado ao VR, com a adição de ter cenas flat; também conta com todos os DLCs.

3. No Man's Sky. Dos três é o melhor adaptado a plataforma VR. Ainda não é perfeito como um jogo nativo, mas conta com menus e interações melhor adaptados. É a melhor experiência VR, mas como jogo flat é o mais fraco dos três, com muita repetição e grind, por ser um indie. Ainda assim vale a pena.

Outro fator é o suporte ao PS4 Pro: Skyrim e Borderlands 2 têm um bom suporte e boa definição de imagem, mas o No Man's Sky até hoje não recebeu o suporte ao Pro e continua com os gráficos borrados.
 

rcalado

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1. Skyrim. É um jogo antigo e que não foi totalmente adaptado para o VR (menus, interações), mas é um jogo que esteve entre os melhores de sua época e continua como um dos melhores do gênero. Dá para jogar fácil mais de 100 horas e está com os DLCs incluídos.

2. Borderlands 2. Não é um super jogo como Skyrim, mas é bem feito. Para ele valem os mesmos aspectos: não totalmente adaptado ao VR, com a adição de ter cenas flat; também conta com todos os DLCs.

3. No Man's Sky. Dos três é o melhor adaptado a plataforma VR. Ainda não é perfeito como um jogo nativo, mas conta com menus e interações melhor adaptados. É a melhor experiência VR, mas como jogo flat é o mais fraco dos três, com muita repetição e grind, por ser um indie. Ainda assim vale a pena.

Outro fator é o suporte ao PS4 Pro: Skyrim e Borderlands 2 têm um bom suporte e boa definição de imagem, mas o No Man's Sky até hoje não recebeu o suporte ao Pro e continua com os gráficos borrados.
Esqueci de dizer que a avaliação era pra questão do VR kkkk... Já joguei eles, menos o borderlands que é um novo jogo em VR.. gosto de todos, mas queria saber qual o melhor em VR.. pelo visto é o NMS
 
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Esqueci de dizer que a avaliação era pra questão do VR kkkk... Já joguei eles, menos o borderlands que é um novo jogo em VR.. gosto de todos, mas queria saber qual o melhor em VR.. pelo visto é o NMS
Na verdade os três são bons e funcionam bem com os moves, Borderlands ainda suporta o aim e No Man's Sky controles de avião. No Skyrim todas as armas estão adaptadas para controles de movimento, desde espadas ao arco e flecha e magias. No Borderlands você segura a arma na mão, ou até duas no especial. Os problemas são apenas em aspectos secundários, como os menus e interação com objetos do cenário, mas o gameplay central está todo lá.
 
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Está rolando uma promoção na PSN:
Rush VR 30,76
The Walking Dead 131,92
Creed 49,96
Gun Club 30,76
Mini Motor Racing X 62,34
 

rcalado

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Está rolando uma promoção na PSN:
Rush VR 30,76
The Walking Dead 131,92
Creed 49,96
Gun Club 30,76
Mini Motor Racing X 62,34
Acabei de dividir TWD com um colega do OuterSpace, e vou pegar o Skyrim tb trocando por Doom VFR..
Se gastei uns 5 meses pra fazer 12 horas no RE7, acho que uns 2 anos termino skyrim kkkkkkk
 
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Um artigo interessante sobre o uso de eye tracking para poupar performance no VR, que então pode ser usada para aprimorar o que vemos.



Sony Interactive Entertainment has been exploring a new rendering technique to potentially make virtual reality headsets, most probably PSVR 2 far more efficient.

According to a recently granted patent, a virtual reality device such as the upcoming PlayStation Virtual Reality 2 (PSVR 2) can be equipped to track the eye movement of the user to create saccadic masking periods. The saccadic phenomenon is a visual perception where the brain selectively blocks images during eye movements in such a way that the blocked visual processing is not noticeable to the viewer. What Sony is aiming at here is for the PSVR 2 to only and smartly render frames that the user is currently looking at.

The patent states that real-time rendering during saccadic periods can save up computing resources and power consumption. The filing further claims that a saccadic masking period may easily be around 100 ms to 200 ms in some cases, during which a virtual reality headset can avoid rendering frames of images. For example, at 60 Hz rendering and a saccadic period of 100 ms, approximately 6 frames can be skipped or rendered with less computing resources.

Since many virtual reality systems use higher frames rates such as 90 HZ or 120 Hz, a saccadic rendering PSVR 2 can hence save more frames for more power saving. Furthermore, the saved processing time can be used to render low frequency updates such as complex lighting.

Typically, scene lighting in 3D is relatively slow changing and so can be calculated with greater tolerance for latency. Since saccades are not guaranteed to occur at any specific rate, this technique is suited for long duration (several seconds) calculations where there is a statistical likelihood of getting a saccade. This technique may be used in conjunction with foveal rendering and gaze tracking.


In another granted patent, Sony showed interest in using eye-tracking to initiate a chat with other players in virtual reality environments. The patent was most probably for PSVR 2 and aims to have players just look at other in-game characters in their eyes to start a chat session.

PSVR 2 will release after PlayStation 5 launches later in the year, as confirmed by Sony in the past. The next-generation PlayStation 4 successor though will fully support the existing PSVR hardware.
 
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Esses dias tenho postado menos aqui porque estou jogando o Lesbos of Us 2. Muito bom em termos controles, ambientação e gráficos.

Quero um dia poder jogar algo com esse nível de polimento e qualidade em VR, para espreitar os inimigos na grama e atirar mirando com as armas. Nem me importo de ter que usar os controles de movimento para estimular a caminhoneira na hora de colar o velcro :icon-oopscool:
 
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Canal Moore's Law Is Dead, vazador de informações sobre AMD, dizendo que o PS5 possui algumas customizações de arquitetura voltada para o VR, enquanto que o Xbox não as terá (mais uma vez ignorando o VR :icon-mad:).

Em 1:29h:


Suponho que seja algo voltado para o foveated rendering ou possivelmente para aliviar o peso de renderizar duas imagens diferentes para cada olho.

Em imagens distantes a diferença entre o que o olho esquerdo e o direito vê é muito pequena, já que a distância entre as pupilas é só de uns 6 ou 7 centímetros, de modo que se fosse a mesma imagem duplicada não daria para perceber (por exemplo, paisagens, o céu, objetos afastados); só para objetos à curta ou média distância a estereoscopia é necessária e perceptível. É apenas especulação minha, mas algo que pudesse diferenciar imagens conforme a distância para renderizar em 3D apenas o que estivesse perto o bastante para ser perceptível poderia melhorar a performance dos jogos VR.
 
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ontem tive a oportunidade de jogar TWD... estou no inicio, mas já deu pra sentir que jogo bem construido.. as mecânicas deles são excelentes. Joguei quase 2h direto, e não senti nada de enjôo. a movimentação e giro são bem leves,
A sensação de segurar a cabeça de um zumbi e enfiar a faca no cérebro dele é muito realista.. 😛 kkkkkkk

amanha vou testar Skyrim..
Enquanto isso o backlog só vai enchendo.. Pelo menos consegui terminar RE7, que ainda está no meu Top5 VR.

Aproveitando, dica gratis aqui pra quem tem PSVR:

https://psvrbrasil.com/2017/12/11/baixe-agora-a-experiencia-gratuita-de-stranger-things-vr/

https://psvrbrasil.com/2017/12/02/cinco-conteudos-gratuitos-que-voce-nao-vai-encontrar-na-ps-store-br/

só criar uma conta no japão e outra na australia pra resgatar.. já garanti os meus, e posto aqui assim que conseguir tempo pra jogar..
 
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ontem tive a oportunidade de jogar TWD... estou no inicio, mas já deu pra sentir que jogo bem construido.. as mecânicas deles são excelentes. Joguei quase 2h direto, e não senti nada de enjôo. a movimentação e giro são bem leves,
A sensação de segurar a cabeça de um zumbi e enfiar a faca no cérebro dele é muito realista.. 😛 kkkkkkk

amanha vou testar Skyrim..
Enquanto isso o backlog só vai enchendo.. Pelo menos consegui terminar RE7, que ainda está no meu Top5 VR.

Aproveitando, dica gratis aqui pra quem tem PSVR:

https://psvrbrasil.com/2017/12/11/baixe-agora-a-experiencia-gratuita-de-stranger-things-vr/

https://psvrbrasil.com/2017/12/02/cinco-conteudos-gratuitos-que-voce-nao-vai-encontrar-na-ps-store-br/

só criar uma conta no japão e outra na australia pra resgatar.. já garanti os meus, e posto aqui assim que conseguir tempo pra jogar..
Boa dica e bom canal. Olha que beleza vi lá:


Nem lembrava que tinha sido dado na Plus.
Wipeout é um jogão, com muito conteúdo e adaptado perfeitamente ao VR. Tem bons gráficos até no PS4 normal e várias opções de câmera; minha preferida é a que coloca o movimento do cockpit desacoplado da nave, como se estivesse compensando o movimento; é bem realista e reduz a possibilidade de desconforto.
 
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Boa dica e bom canal. Olha que beleza vi lá:


Nem lembrava que tinha sido dado na Plus.
Wipeout é um jogão, com muito conteúdo e adaptado perfeitamente ao VR. Tem bons gráficos até no PS4 normal e várias opções de câmera; minha preferida é a que coloca o movimento do cockpit desacoplado da nave, como se estivesse compensando o movimento; é bem realista e reduz a possibilidade de desconforto.
Wipeout é realmente muito maneiro.. incrivel como consigo jogar horas nele sem ter enjoo e o GT Sport não consigo nem 5 minutos. kkkk
não testei estas opções de câmera ainda no Wipe.. vou verificar assim que possivel..
 

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1. Skyrim. É um jogo antigo e que não foi totalmente adaptado para o VR (menus, interações), mas é um jogo que esteve entre os melhores de sua época e continua como um dos melhores do gênero. Dá para jogar fácil mais de 100 horas e está com os DLCs incluídos.
..
Ontem joguei 4h seguidas de Skyrim!!!! Jogaria mais 10 ou 20h se não tivesse que dormir pra trabalhar no dia seguinte kkkk
Tirando o gráfico bastante defasado, e os menus que dão um pouco de trabalho com os moves, é um puta jogo.... pra quem curte o gênero e o proprio Skyrim, é um prato cheio..
Não dá pra ter a mesma agilidade do jogo flat, mas como eu gosto de jogar em stealth, to curtindo d+ atirar com arco e flecha!

Tive que colocar no modo de teleporting.. A movimentação dele causou bastante enjoo, diferente de TWD que flui de forma bem suave. Talvez pq seja um jogo novo, e o cenario criado para o VR..
Como o jogo em si tem umas 100h de gameplay, tenho aí uns 2 anos pela frente.. kkkk
 
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Ontem joguei 4h seguidas de Skyrim!!!! Jogaria mais 10 ou 20h se não tivesse que dormir pra trabalhar no dia seguinte kkkk
Tirando o gráfico bastante defasado, e os menus que dão um pouco de trabalho com os moves, é um puta jogo.... pra quem curte o gênero e o proprio Skyrim, é um prato cheio..
Não dá pra ter a mesma agilidade do jogo flat, mas como eu gosto de jogar em stealth, to curtindo d+ atirar com arco e flecha!

Tive que colocar no modo de teleporting.. A movimentação dele causou bastante enjoo, diferente de TWD que flui de forma bem suave. Talvez pq seja um jogo novo, e o cenario criado para o VR..
Como o jogo em si tem umas 100h de gameplay, tenho aí uns 2 anos pela frente.. kkkk
Joguei bastante ele e ainda não terminei. Fiquei fazendo as side quests e DLCs, pois já tinha zerado no PC.

Colocou a opção de arco e flecha mais realista com os moves? Se não, dê uma verificada. Jogue a Quest da guild dos ladrões para aprimorar o stealth e o DLC dos caçadores de vampiros, para usar uma besta.

Uma coisa que gostei muito nesse jogo é a possibilidade de cavalgar e atirar com arco e flecha; da para usar uma espada longa também, para passar correndo e desferir o ataque. O bom é que controlando o cavalo com o move na mão esquerda é como se estivesse segurando as rédeas, show de bola.
 
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Outra dica do Skyrim: use a opção de favoritar para acessar um menu rápido de armas. Muito rápido trocar de armas e magias assim.
 

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Joguei bastante ele e ainda não terminei. Fiquei fazendo as side quests e DLCs, pois já tinha zerado no PC.

Colocou a opção de arco e flecha mais realista com os moves? Se não, dê uma verificada. Jogue a Quest da guild dos ladrões para aprimorar o stealth e o DLC dos caçadores de vampiros, para usar uma besta.

Uma coisa que gostei muito nesse jogo é a possibilidade de cavalgar e atirar com arco e flecha; da para usar uma espada longa também, para passar correndo e desferir o ataque. O bom é que controlando o cavalo com o move na mão esquerda é como se estivesse segurando as rédeas, show de bola.
faço isso onde? nas configurações do VR? vou verificar..
Sobre as quests, já dá pra fazer no inicio do jogo? pq estou bem no inicio mesmo, em whiterun.
 
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faço isso onde? nas configurações do VR? vou verificar..
Sobre as quests, já dá pra fazer no inicio do jogo? pq estou bem no inicio mesmo, em whiterun.
Acho que com poucas horas de jogo você já está livre para ir onde quiser. Uma das que fiz logo foi a da escola de magia, para desbloquear alguns feitiços e itens. Mas talvez o melhor seja ir jogando despreocupado e completando o que interessar mais.
 
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Update VR para o Dreams anunciado, sai dia 22/07. Pelo que dá para ver no trailer tem suporte aos moves e movimentação livre pelos cenários.


Comprei esse no lançamento e achei muito bom, alguns jogos criados nele impressionam pela qualidade. Ter esse YouTube dos jogos em VR será melhor ainda.

Outro ponto positivo é que anunciaram que ele já roda no PS5, de modo que terá um belo upgrade nele logo no lançamento, o que deve incluir também o modo VR.
 
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Estive pensando numa coisa que a Nintendo poderia fazer para entrar no VR na próxima geração:
Fazer o novo Switch com duas configurações.

A primeira, com formato semelhante ao atual, porém com bordas menores e 1080p poderia ser acoplado num dispositivo semelhante ao Gear VR, utilizado os joycons (com tracking 3D) como controles. Tal dispositivo seria um modo econômico de trazer o VR ao seu público, mas não seria o mais conveniente e confortável. Ao invés do dock desnecessário teria somente uma saída HDMI para a TV.

Para quem quisesse o VR de melhor qualidade seria lançado um segundo dispositivo, com o mesmo SoC, RAM etc., mas com o formato "inspirado" no Oculus Quest, mais confortável e com melhor distribuição de peso. Essa versão viria com controles mais ergonômicos, porém com os mesmos botões. Os jogos flat poderiam ser jogados no modo cinema ou na TV, bastando conectar um cabo HDMI no aparelho e usando como console de mesa; esse como o outro modelo poderia ser conectado à tomada para mais potência, aumentando a resolução, no modo flat ou VR.

Os jogos VR da Nintendo seriam todos feitos com a possibilidade de jogar em flat, o que não seria problema se o modo VR fosse pensado desde o início e bem implementado. Algumas franquias que se adaptariam bem: Metroid, Mario Kart (fizeram um arcade VR), F-Zero (Wipeout), Star Fox (Ace Combat), Mario 3D World (Moss, Astrobot), Pilot Wings.

O que pensam disso?
 

rcalado

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Estive pensando numa coisa que a Nintendo poderia fazer para entrar no VR na próxima geração:
Fazer o novo Switch com duas configurações.

A primeira, com formato semelhante ao atual, porém com bordas menores e 1080p poderia ser acoplado num dispositivo semelhante ao Gear VR, utilizado os joycons (com tracking 3D) como controles. Tal dispositivo seria um modo econômico de trazer o VR ao seu público, mas não seria o mais conveniente e confortável. Ao invés do dock desnecessário teria somente uma saída HDMI para a TV.

Para quem quisesse o VR de melhor qualidade seria lançado um segundo dispositivo, com o mesmo SoC, RAM etc., mas com o formato "inspirado" no Oculus Quest, mais confortável e com melhor distribuição de peso. Essa versão viria com controles mais ergonômicos, porém com os mesmos botões. Os jogos flat poderiam ser jogados no modo cinema ou na TV, bastando conectar um cabo HDMI no aparelho e usando como console de mesa; esse como o outro modelo poderia ser conectado à tomada para mais potência, aumentando a resolução, no modo flat ou VR.

Os jogos VR da Nintendo seriam todos feitos com a possibilidade de jogar em flat, o que não seria problema se o modo VR fosse pensado desde o início e bem implementado. Algumas franquias que se adaptariam bem: Metroid, Mario Kart (fizeram um arcade VR), F-Zero (Wipeout), Star Fox (Ace Combat), Mario 3D World (Moss, Astrobot), Pilot Wings.

O que pensam disso?
Sensacional.. não entendo como gigantes tecnológicas como Apple e Microsoft ainda não tem um concorrente VR..
Já pensei no Switch tendo apenas um oculos simples, ligado direto no console.. como ele é portatil, vc poderia coloca-lo até no bolso e usar apenas os joycons.. Quanto a questão de poder de processamento, é só seguir a receita da Nintendo original.. investir em conteúdo ao invés de graficos realistas..
Como você citou, o Astrobot é um clone do Mario, não tem graficos realistas.. utiliza cenários no estilo nintendo.. Imagina só o castelo Mal assombrando do Super Mario World em VR ??? seria fantastico!!!
 
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Sensacional.. não entendo como gigantes tecnológicas como Apple e Microsoft ainda não tem um concorrente VR..
Já pensei no Switch tendo apenas um oculos simples, ligado direto no console.. como ele é portatil, vc poderia coloca-lo até no bolso e usar apenas os joycons.. Quanto a questão de poder de processamento, é só seguir a receita da Nintendo original.. investir em conteúdo ao invés de graficos realistas..
Como você citou, o Astrobot é um clone do Mario, não tem graficos realistas.. utiliza cenários no estilo nintendo.. Imagina só o castelo Mal assombrando do Super Mario World em VR ??? seria fantastico!!!
O caso da Microsoft é pior ainda. Era só dar suporte ao Windows Mixed Reality no Series X e deixar as thirds lançarem ports de PC. Se não fizer isso tem mais é que se lascar mesmo 😡
 

rcalado

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O caso da Microsoft é pior ainda. Era só dar suporte ao Windows Mixed Reality no Series X e deixar as thirds lançarem ports de PC. Se não fizer isso tem mais é que se lascar mesmo 😡
exatamente.. inclusive a Microsoft foi parceira da Acer no projeto do VR deles.. Mas pode ser que a Microsoft talvez esteja receiosa pelo fracasso do Kinect..
 

MR ARCADE

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Estive pensando numa coisa que a Nintendo poderia fazer para entrar no VR na próxima geração:
Fazer o novo Switch com duas configurações.

A primeira, com formato semelhante ao atual, porém com bordas menores e 1080p poderia ser acoplado num dispositivo semelhante ao Gear VR, utilizado os joycons (com tracking 3D) como controles. Tal dispositivo seria um modo econômico de trazer o VR ao seu público, mas não seria o mais conveniente e confortável. Ao invés do dock desnecessário teria somente uma saída HDMI para a TV.

Para quem quisesse o VR de melhor qualidade seria lançado um segundo dispositivo, com o mesmo SoC, RAM etc., mas com o formato "inspirado" no Oculus Quest, mais confortável e com melhor distribuição de peso. Essa versão viria com controles mais ergonômicos, porém com os mesmos botões. Os jogos flat poderiam ser jogados no modo cinema ou na TV, bastando conectar um cabo HDMI no aparelho e usando como console de mesa; esse como o outro modelo poderia ser conectado à tomada para mais potência, aumentando a resolução, no modo flat ou VR.

Os jogos VR da Nintendo seriam todos feitos com a possibilidade de jogar em flat, o que não seria problema se o modo VR fosse pensado desde o início e bem implementado. Algumas franquias que se adaptariam bem: Metroid, Mario Kart (fizeram um arcade VR), F-Zero (Wipeout), Star Fox (Ace Combat), Mario 3D World (Moss, Astrobot), Pilot Wings.

O que pensam disso?
Interessante mas acho que a Nintendo decepcionou se com o desempenho do Labo VR e não vai se arriscar muito em realidade virtual por enquanto. O Labo é uma solução barata, e podia até ser mais explorado, o kit e os joguinhos são bem maneiros. Pra Nintendo tem que ser algo affordable ela não vai se aventurar em algo caro ou subsidiado. Talvez daqui a alguns anos com a continuação da popularidade de vr e a diminuição de custos ela arrisque novamente
 
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Interessante mas acho que a Nintendo decepcionou se com o desempenho do Labo VR e não vai se arriscar muito em realidade virtual por enquanto. O Labo é uma solução barata, e podia até ser mais explorado, o kit e os joguinhos são bem maneiros. Pra Nintendo tem que ser algo affordable ela não vai se aventurar em algo caro ou subsidiado. Talvez daqui a alguns anos com a continuação da popularidade de vr e a diminuição de custos ela arrisque novamente
Essas gambiarras de Labo mais atrapalham que ajudam na popularização do VR.
Algo no estilo Gear VR seria muito melhor e o custo de fazer seria baixo. A limitação no atual seria a tela 720p e os controles sem tracking, mas num Switch 2 daria para fazer direito.
 

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