• Olá Visitante! Seja muito bem vindo(a)!

O #FórumPOLITZ é uma Comunidade única, sendo a primeira rede social no estilo de Fórum criada para pessoas que tem sede de conhecimento, conteúdo, informação e que adora uma boa discussão. Prezamos pela liberdade de expressão, em uma rede totalmente segura, livre de censuras e perseguições ideológicas.

Oferecemos recursos exclusivos, em uma plataforma construída no que há de mais moderno no mundo. Para aproveitar tudo isso, é preciso Criar um Perfil. É rápido, fácil e totalmente gratuito. Você pode usar até a sua conta no Twitter para fazer isso.

Junte-se a nós, venha se informar e compartilhar o seu conhecimento com a comunidade que mais cresce no Brasil. Esperamos que goste :)

#Concursos Panela dos Concurseiros do VT - versão 3.0 [+concursos gerais]

ArriscoTudo

Experiente
Entrou
20/10/18
Reactions
176
citando exemplos q lembro daqui do foro... pra ilustra melhor o q o Lost disse..

Eu demorei ao todo 11 meses, mas na real estudei só 3 meses partindo do zero pra um concurso nível médio de assistente de universidade (paga 2.6k líquido), reprovei, parei uns 6 meses, fiquei só revisando assuntos pontuais de português, aí saiu outro concurso de universidade, estudei 2 meses e meio e passei, apesar de ter sacrificado 2 de 7 matérias da graduação q fazia na época. Isso foi 2016~2017.
O próprio @Lost Number, que parece ser mediano como a maioria deve ter ficado 1 ano na labuta, até passar pra assistente adm. da UFC, mas tá esperando ser chamado há meses. (me corrija se precisar)

Sempre estive entre os melhores da sala no ensino médio (escola particular de bairro), mas não me considero nerdão gênio decorebista, pois na universidade era um lixo, mesmo me dedicando, e sempre desanimava de estudar pra aqueles vestibulares hardcore tipo ITA, e tinha [email protected] preguiça de ler, só curtia exatas e biologia mesmo. (atualmente meu gosto inverteu um pouco...)

O @João das Neves passou no TJ-SP (Escrevente nível médio, ganha pouco mais de 5k liquido) tbm em 2016~2017, só é meio estressante e burocrático.
É um tiozão com mais de 30, origem humilde. Acredito q tenha estudado uns 6 meses no máximo, pelo q lembro. Esse manja de fazer prova pq é formado em Eng. Mec. e se já f*deu muito na FUVEST quando era mais novo.

Enquanto isso um dos users mais foderosos da panela @Lil Alex Turner é Analista de Controle Externo do TCE-SP (dá quase uns 12 *** líquido). Lembro de ter dito q estudou só uns 3~4 meses especificamente pra isso, mas ele formou em Direito e tinha muita coisa fresca da faculdade, e era bem antissocial. Hj virou um completo liferuler.

se for caçar depoimentos de cursinhos, youtube e tals... maioria desses 'meia boca' (que paga até uns 5k) levou 6 meses a 1 ano. Com a escassez de convocações e concursos + aumento da concorrência esses prazos tende aumentar, a ñ ser que vc estude o dia inteiro.
Valeu! Meia boca foi modo de dizer, óbvio que faria de tudo ora ganhar 5k/mês.
Quero começar, só não posso perder muitos anos estudando (pressão em casa seria gigantesca).

ArriscoTudo

Experiente
Entrou
20/10/18
Reactions
176
Depende do que você chama de "meia boca", mas 1 a 3 anos é um tempo razoável pra alguém de inteligência mediana e ritmo de estudos regular (sem considerar o tempo que leva até você ser nomeado... isso pode demorar de alguns meses até 4 anos, dependendo das regras do edital e da sua posição). Acho que se você não passar em qualquer concurso depois de 3 anos, ou você tá estudando da maneira errada, ou tá tendo pouca dedicação, ou simplesmente tem uma inteligência abaixo da média.
Foi só modo de dizer.
Acho 3 anos um tempo razoável, e aceitaria até concursos de 3k.

Entrou
3/11/18
Reactions
159
Dose de realismo do dia, para motivar os senhores, que estão começando:

Neste país lixo, só há quatro alternativas:

1 - Nascer rico;
2 - Virar médico;
3 - Concursos;
4 - Aeroporto.

Então, nem adianta desanimar de estudar: se vc não está nesta lista, meio que não sobra nada para ter um mínimo de conforto até a ida ao caixão.

Última vez editado:
Entrou
19/10/18
Reactions
692
Dose de realismo do dia, para motivar os senhores, que estão começando:

Neste país lixo, só há quatro alternativas:

1 - Nascer rico;
2 - Virar médico;
3 - Concursos;
4 - Aeroporto.

Então, nem adianta desanimar de estudar: se vc não está nesta lista, meio que não sobra nada para ter um mínimo de conforto até a ida ao caixão.
faltou a 5
nascer mulher ou virar trap

Lost Number

Mestre
Entrou
18/10/18
Reactions
667
Acho que empreender também é uma boa opção no Brasil, apesar das dificuldades... só que o cara tem que ter tino pros negócios.

Lost Number

Mestre
Entrou
18/10/18
Reactions
667
(...)

O próprio @Lost Number, que parece ser mediano como a maioria deve ter ficado 1 ano na labuta, até passar pra assistente adm. da UFC, mas tá esperando ser chamado há meses. (me corrija se precisar)

(...)
Eu estudo desde 2016 pra concursos (meu primeiro certame foi o último concurso para efetivos do IBGE, fui até bem). Com menos de 1 ano eu já tava batendo na trave (por 1 ponto não passei no da UFC de 2016 :icon-sad: ), mas só fui passar mesmo depois de mais de 2 anos (em 2018). A falta de concursos por aqui também contribuiu bastante para a minha demora. No momento, tô há mais de 1 ano parado, infelizmente (aconteceram algumas coisas difíceis na minha vida pessoal) e, de fato, aguardo nomeação pro concurso da UFC (o último concurso, se Deus quiser serei nomeado).

Me considero pelo menos um pouco acima da média. Consegui tirar mais de 700 no Enem sem estudar, deu nota pra entrar em direito e nas engenharias mais tops (tenho direito a cotas, mas dava pra entrar pela ampla em alguns desses cursos). Até agora fui aprovado em 2 concursos (no cadastro de reserva).

***S****

Guru
Entrou
15/10/18
Reactions
4.679
Estudo desde 2018. Passei em 1 concurso meia boca e bati na trave em 2 maiores.

É dificil colocar um prazo, até porque tu nunca sabe quando vai abrir editais pra tua área. Pode ser que chova 3 ou 4 provas logo 1 ano após tu começar a estudar ou pode ser que tu enfrente 1 ano inteiro sem nada.

Última vez editado:

Lord do vale

Mestre
Entrou
17/10/18
Reactions
645
Esse concurso da PCDF promete. 600 vagas + 1200 cadastro de reserva. com certeza um dos melhores concursos dos últimos tempos

Última vez editado:
Entrou
19/10/18
Reactions
692
Esse concurso da PCDF promete. 600 vagas + 1200 cadastro de reserva. com certeza um dos melhores concursos dos últimos tempos
Até eu já tô de olho, mesmo polícia ñ sendo minha praia.
Só ia ter que meter Penal e Legislação Extravagante que é tranquilo se o edital não sair antes de outubro/novembro.
ate pq finalmente larguei o sedentarismo.

próx. mês pensava em começar a focar pesado em T.I (analista de sistemas), mas PCDF me parece um bom atalho pro patamar 10k.

Última vez editado:

***S****

Guru
Entrou
15/10/18
Reactions
4.679
Até eu já tô de olho, mesmo polícia ñ sendo minha praia.
Só ia ter que meter Penal e Legislação Extravagante que é tranquilo se o edital não sair antes de outubro/novembro.
ate pq finalmente larguei o sedentarismo.
O de escrivão vai sair primeiro, só acrescenta administração pública e estatística como matérias.

Dá pra trabalhar na parte burocrática/investigação lá dentro se não quiser ser puliça operacional(sendo escrivão). A carga horária de trabalho é interessante, até pra quem almeja estudar pra cargo top(20k+):

i) Tem expediente de 7hrs diárias(+1h pra exercício físico)
ii) 12h, 1 dia de folga, 12h, 3 dias de folga.
iii) 24/72h

Última vez editado:

Lord do vale

Mestre
Entrou
17/10/18
Reactions
645
O de escrivão vai sair primeiro, só acrescenta administração pública e estatística como matérias.

Dá pra trabalhar na parte burocrática lá dentro se não quiser ser puliça operacional(sendo escrivão). O que mais me anima, além do salário, é a carga horária de trabalho:

iii) 24/72h
Policia vil não é ostensiva, o serviço no geral é muito mais burocrático. tem muitos agentes que se aposentam sem ter dado um tiro na vida.

Bloco de Notas

Grão-Mestre
Entrou
24/5/19
Reactions
713
Depressão bateu forte nos estudos, estudei nada nesse mês que passou, o jeito é se forçar mesmo

***S****

Guru
Entrou
15/10/18
Reactions
4.679
Policia vil não é ostensiva, o serviço no geral é muito mais burocrático. tem muitos agentes que se aposentam sem ter dado um tiro na vida.
Concordo, mas agente ainda precisa ir pra rua pra cumprir mandado de busca e apreensão, etc.
Escrivão nem isso faz.
A polícia do DF nem se compara com o resto do país(talvez a de SP e as do Sul também tenham esse nível). Não sei de estatísticas, mas se morreu 1 policial civil do DF em serviço no último ano já é muito.

Só vai ser rambo se for pro grupo de operações especiais. Pra quem quer emoção e viver uma vida de filme, vai estar bem servido se for pra essa área.

Última vez editado:

Lord do vale

Mestre
Entrou
17/10/18
Reactions
645
Concordo, mas agente ainda precisa ir pra rua pra cumprir mandado de busca e apreensão, etc.
Escrivão nem isso faz.

E a polícia do DF nem se compara com o resto do país(talvez a de SP e as do Sul também tenham esse nível). Não sei de estatísticas, mas se morreu 1 policial civil do DF em serviço no último ano já é muito.
PCSP hoje não vale a pena, salário de mendigo. Vamos ver se o dória vai cumprir a promessa de campanha em dar um aumento significativo.

Confirmando a paridade a PCDF passa a ser de longe a melhor policia civil do país, ainda que não tenha o melhor salário.

Última vez editado:

Lord do vale

Mestre
Entrou
17/10/18
Reactions
645
Em relação ao salario, a PCAM é a mais bem paga, melhor até que a policia federal. Concurso ta pra sair ano que vem mas confesso que morar no amazonas por muito tempo dá uma broxada

Bonsai

Principiante
Entrou
6/12/18
Reactions
14
você já foi da esa? tenho interesse em fazer esse concurso ano que vem...
Eu fui Oficial Combatente Temporário do EB
Fiquei 8 anos no Exército

Aí nesse tempo todo você acaba conhecendo muita gente, aprendendo um pouco sobre cada canto...

A EsSA está longe de ser um concurso ruim, o soldo de sargento é bacana tbm, mas algumas questões têm de ser consideradas, a primeira é que terminando a EsSA (ou qualquer outra escola militar) você fatalmente irá pra longe de casa.

A carreira de sargento é bem mais sacrificante que a de Oficial, o Oficial concorre à escala de serviço (serviço de guarda ao quartel) por aproximadamente 7 ou 8 anos. O Sargento concorre à escala de serviço por quase 20 anos. Sem contar que a escala de sargentos costuma ser BEM mais apertada.

Acho super válido usar como uma "escada", é muito comum, inclusive, os alunos entrarem na EsSA já pensando em sair...

Se tiver alguma dúvida específica sobre a carreira, estou à disposição.

***S****

Guru
Entrou
15/10/18
Reactions
4.679
Em relação ao salario, a PCAM é a mais bem paga, melhor até que a policia federal. Concurso ta pra sair ano que vem mas confesso que morar no amazonas por muito tempo dá uma broxada
PC-AM é uma coisa estranha.

Salário absurdamente alto. No portal da transparência tem escrivão/investigador tirando mais de 30k(e não é exceção, são vários).

Só não faço porque tenho medo de parar em um local no fim do mundo por muito tempo. Faria se soubesse que teria remoção em pouco tempo.

Última vez editado:

Lord do vale

Mestre
Entrou
17/10/18
Reactions
645
PC-AM é uma coisa estranha.

Salário absurdamente alto e ainda deve ter "jeitinho" pq o salário líquido é bem alto também. No portal da transparência tem escrivão tirando mais de 30k, com salário líquido de 23k(e não é exceção, são vários).

Só não faço porque tenho medo de parar em um local no fim do mundo.
A maioria deve ficar em manaus. Não deve ser pior do que as cidades de fronteira que os aprovados da pf\prf serão lotados inicialmente. O que me incomoda é o longo prazo. Não sou fã de cidade pequena que é longe de tudo, preciso respirar um pouco da civilização.

Tenho uma parente que é juiza e mora em um interior do mato grosso do sul e ela diz que não tem estrutura nenhuma, tanto é que vai mandar a filha fazer o ensino médio em são paulo :icon-lolsuper:

Última vez editado:

***S****

Guru
Entrou
15/10/18
Reactions
4.679
A maioria deve ficar em manaus. Não deve ser pior do que as cidades de fronteira que os aprovados da pf\prf serão lotados inicialmente. O que me incomoda é o longo prazo. Não sou fã de cidade pequena que é longe de tudo, preciso respirar um pouco da civilização.

Tenho uma parente que é juiza e mora em um interior do mato grosso do sul e ela diz que não tem estrutura nenhuma, tanto é que vai mandar a filha fazer o ensino médio em são paulo :icon-lolsuper:
na PF/PRF tu sabe que vai ser removido hora ou outra. O último concurso da PC-AM deve ter uns 10 anos(contando com o prazo de validade do concurso de 4 anos, dá 6 anos morando em local *****), aí é dose. :icon-lol:

Eu iria pra Manaus(ou arredores) se tiver essa escolha

Última vez editado:

kenshiro_rothschild

Mestre dos Mestres
Entrou
18/11/18
Reactions
2.723
Eu fui Oficial Combatente Temporário do EB
Fiquei 8 anos no Exército

Aí nesse tempo todo você acaba conhecendo muita gente, aprendendo um pouco sobre cada canto...

A EsSA está longe de ser um concurso ruim, o soldo de sargento é bacana tbm, mas algumas questões têm de ser consideradas, a primeira é que terminando a EsSA (ou qualquer outra escola militar) você fatalmente irá pra longe de casa.

A carreira de sargento é bem mais sacrificante que a de Oficial, o Oficial concorre à escala de serviço (serviço de guarda ao quartel) por aproximadamente 7 ou 8 anos. O Sargento concorre à escala de serviço por quase 20 anos. Sem contar que a escala de sargentos costuma ser BEM mais apertada.

Acho super válido usar como uma "escada", é muito comum, inclusive, os alunos entrarem na EsSA já pensando em sair...

Se tiver alguma dúvida específica sobre a carreira, estou à disposição.
te mandei MP pra ficar melhor a conversa

Lord do vale

Mestre
Entrou
17/10/18
Reactions
645
na PF/PRF tu sabe que vai ser removido hora ou outra. O último concurso da PC-AM deve ter uns 10 anos(contando com o prazo de validade do concurso de 4 anos, dá 6 anos morando em local *), aí é dose. :icon-lol:

Eu iria pra Manaus(ou arredores) se tiver essa escolha
É justamente essa a diferença. Sabendo que serei transferido em poucos anos eu não ligo. Mas ficar para sempre por lá não me interessa. deve ser por isso também que vários policiais cometem suicídio, não deve ser fácil morar em fronteira.

Última vez editado:
Entrou
19/10/18
Reactions
692

Dá pra trabalhar na parte burocrática/investigação lá dentro se não quiser ser puliça operacional(sendo escrivão). A carga horária de trabalho é interessante, até pra quem almeja estudar pra cargo top(20k+):

iii) 24/72h
nem contei adm pub. pq já manjo (fiz muitas provas do CESPE)
e estatística não deve ser difícil pra quem já é bom em RLM.

Entrou
3/11/18
Reactions
159
faltou a 5
nascer mulher ou virar trap
Também não é garantia.

Garantia mesmo, ao ter uma [email protected], é a de ter sempre [email protected] te esperando se vc for hétero (nada de celibato forçado)¹...achar um marido rico para te sustentar já são OOOOOUTROS quinhentos.

1 ---> Mas claro, se vc for uma mulher minimamente aceitável, uma nota 2 ou 3 deve pastar que nem nós, os doentões.

Lost Number

Mestre
Entrou
18/10/18
Reactions
667
Também não é garantia.

Garantia mesmo, ao ter uma [email protected], é a de ter sempre [email protected] te esperando se vc for hétero (nada de celibato forçado)¹...achar um marido rico para te sustentar já são OOOOOUTROS quinhentos.

1 ---> Mas claro, se vc for uma mulher minimamente aceitável, uma nota 2 ou 3 deve pastar que nem nós, os doentões.
Sabe, a maioria das minhas primas se casou com caras com condições melhores que elas. O resto se casou com caras na mesma condição, NENHUM ganhando só 1 ou 2 sm (exceto uma, que mora no interior). Tem um caso impressionante de uma prima minha que é feia (por dentro e por fora) e casou com um engenheiro da PETROBRÁS. Ela não tinha onde cair morta, nunca trabalhou (exceto por um tempo numa lojinha de roupas que foi financiada pelo irmão dela e ela obviamente levou ao brejo) e o cara até pagou uma faculdade de odontologia pra ela. Logo quando ela se formou, foi ter filho e foi ser "mulher do lar" (já com uma idade meio avançada)... :icon-lol:

Tento dar um crédito às mulheres às vezes, mas é difícil... casar hoje em dia parece ser mais um investimento com risco quase certo de perdas. Mas não tenho dúvidas que as mulheres hoje em dia jogam no modo tutorial.

Última vez editado:

Crie Uma Conta Ou Faça o Login Para Postar Aqui

Você precisa ter um Perfil para comentar ou criar Tópicos

Criar um Perfil

Crie um Perfil para participar! É fácil, rápido e totalmente gratuito.

Fazer Login

Se você já possuí uma conta, faça o login aqui.

Top Bottom