• Olá Visitante! Seja muito bem vindo(a)!

    O #FórumPOLITZ é uma Comunidade única, sendo a primeira rede social no estilo de Fórum criada para pessoas que tem sede de conhecimento, conteúdo, informação e que adora uma boa discussão. Prezamos pela liberdade de expressão, em uma rede totalmente segura, livre de censuras e perseguições ideológicas.

    Oferecemos recursos exclusivos, em uma plataforma construída no que há de mais moderno no mundo. Para aproveitar tudo isso, é preciso Criar um Perfil. É rápido, fácil e totalmente gratuito. Você pode usar até a sua conta no Twitter para fazer isso.

    Junte-se a nós, venha se informar e compartilhar o seu conhecimento com a comunidade que mais cresce no Brasil. Esperamos que goste :)

Fabião MARRETA

Grão-Mestre
Entrou
3/6/19
Posts
2.394
Reactions
1.521
Fala amigos, eu já li praticamente todos os livros de psicologia, psicanálise e psiquiatria existentes. É um tema que me chama bastante atenção, mas que jamais faria uma faculdade sobre, porque não quero ser um futuro Uber formado.

Eu vou toda quinta em uma psicóloga da rede pública. 27 anos, solteira, se veste de forma esporte-fino. Gosta de esportes, música clichê e em alta, filmes de heróis, é uma mulher padrão, inclusona, mas com conhecimento avançado em psicologia e boa oratória. Eu vou lá unicamente para conversar temas que as pessoas nao gostam. Política, religião, economia, existencialismo. E como ela é obrigada...
vc deve ser chato pra *******
 

Fabião MARRETA

Grão-Mestre
Entrou
3/6/19
Posts
2.394
Reactions
1.521
Não exatamente a psicologia, mas a psicanálise. Brasil, Argentina e França são os únicos países no mundo que ainda levam esse judeu do Freud a sério.

Desmascarada desde cedo por filósofos como Karl Popper como sendo um culto pseudocientífico, psicanalistas no resto do mundo isolaram-se em seus exclusivos círculos e associações, tornando-se cada vez mais irrelevantes. No Brasil contudo a história foi bem diferente; aceita e respeitada, a psicanálise veio a ser quase sinônimo de psicologia. Imagine que a astrologia fosse considerada um ramo sério da astronomia; é exatamente isso que ocorre com a psicanálise dentro das ciências humanas brasileiras. É nesse sentido que o livro do famoso psicólogo germano-britânico Hans Eysenck 'Decadência e Queda do Império Freudiano' é de grande utilidade. Eysenck esmiúça a teoria freudiana e seus métodos, evidenciando o seu caráter não-científico e especulativo. Os poucos pontos passíveis de teste na teoria freudiana, argumenta Eysenck, foram testados e falharam. A própria vida de Freud e o seu alto consumo de cocaína são escrutinados.

Uma pena que não se encontre mais em edição brasileira. Mas é possível encontrar em sebos e facilmente em inglês em livrarias internacionais online. Outros clássicos na área, que infelizmente nunca nem foram traduzidos para o português, são:
  • "Freud Evaluated: the completed arc", por Malcolm Macmillan
  • "Why Freud was Wrong", por Richard Webster
  • "Le Crépuscule d'une Idole, l'affabulation Freudienne", por Michel Onfray
E aqui um que foi traduzido e é fácil achar o pdf:
- "O Livro Nego da Psicanálise", organizado por Catherine Meyer

Ver o anexo 106176
mas oq q o método do freud aplicado aqui tem de diferente dos outros países?
 
Top Bottom