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#Retro Qual(is) jogo(s) de futebol marcou(aram) sua infância?

Só quero Daburá

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E é claro, todos os PES começando do PES4 no PS2. Lembro até hoje do primeiro dia de PS2 em casa, fiquei maravilhado com aqueles gráficos. Até hoje é tradição minha jogarMaster League PES com time customizado igualzinho os anteriores.
 
Última vez editado:

Rosca Tudor

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Striker: Foi o primeiro que me lembro de ter jogado. Além do futebol de campo, tinha um modo de "futebol de salão" divertidíssimo (no qual a bola nunca saía pela lateral :icon-lolsuper:).

Ver o anexo 104635Ver o anexo 104636
Super Formation Soccer 94: Antes do surgimento do FIFA e do ISS, era um dos melhores.

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FIFA Soccer 95 (Mega Drive): Dispensa apresentações.

Ver o anexo 104639Ver o anexo 104640
ISS/ISS Deluxe/Campeonato Brasileiro/Ronaldinho Soccer: Outro que dispensa apresentações.

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FIFA International Soccer: O primeiro futebol em 3D em um console. Era um dos carro-chefes do 3DO. Um dos meus favoritos de serem jogados até hoje!

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Winning Eleven 3: Só não é o melhor game de futebol de todos os tempos porque existe o Winning Eleven 4.

Ver o anexo 104649Ver o anexo 104650
Winning Eleven 4: O melhor de todos os tempos. E ponto.

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FIFA World Cup 98: Nunca fui muito fã dos FIFA em 3D, mas esse conseguiu me atrair. Acho que principalmente pela trilha sonora.

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International Superstar Soccer 64: Para mim, o último grande ISS/WE. Era técnico e divertido, sem as invenções mirabolantes que começaram a surgir depois dele.

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Winning Eleven 9: Para mim, o último game de futebol aind divertido de ser jogado. A partir dele, tanto os PES/WE quanto os FIFA passaram a ser jogos EXTREMAMENTE frustrantes, onde ganha quem possui os jogadores mais cheios "habilidades únicas" ou com maior sorte nas mecânicas internas de "balanceamento" das partidas (o famoso handicap).
Eu ainda me divirto muito com futibas mais novos, como FIFA18 e PES19... mas concordo muito com suas opiniões de FIFA e WE/PES. Recentemente rejoguei o velho FIFA11 e WE4 alguns meses antes... ambos são bem primitivos em várias coisas, mas eles têm algo que os jogos mais novos falham muito, que é cadência. Depois de FIFA11 ambas as franquias se perderam total no balanceamento, por mais que tenham trazidos coisinhas divertidas (como o sistema de dribles de FIFA, que é praticamente um FIFA Street serião). Os FIFA ainda permitem que você mude aquelas barras de gameplay, mas nunca fica bom de verdade... em FIFA11 e WE4 os jogos eram feitos pra ter aquela cadência na qual as jogadas funcionavam de maneira realista (mesmo com as limitações dos jogos) e os placares dificilmente eram absurdos.
 

luccius

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Eu ainda me divirto muito com futibas mais novos, como FIFA18 e PES19... mas concordo muito com suas opiniões de FIFA e WE/PES. Recentemente rejoguei o velho FIFA11 e WE4 alguns meses antes... ambos são bem primitivos em várias coisas, mas eles têm algo que os jogos mais novos falham muito, que é cadência. Depois de FIFA11 ambas as franquias se perderam total no balanceamento, por mais que tenham trazidos coisinhas divertidas (como o sistema de dribles de FIFA, que é praticamente um FIFA Street serião). Os FIFA ainda permitem que você mude aquelas barras de gameplay, mas nunca fica bom de verdade... em FIFA11 e WE4 os jogos eram feitos pra ter aquela cadência na qual as jogadas funcionavam de maneira realista (mesmo com as limitações dos jogos) e os placares dificilmente eram absurdos.
Nesses jogos antigos, por mais que houvesse jogadores que chutavam bem demais, ou que corriam demais ou que aguentavam o jogo de corpo melhor que os outros, havia um certo equilíbrio no gameplay. Você conseguia desarmá-los, evitar suas corridas e driblá-los mesmo com jogadores medianos, tudo dependia de sua própria técnica e precisão nos controles.

Nos jogos da geração PS2, começaram a estragar tudo colocando as tais "habilidades especiais", que somente alguns jogadores possuíam e que os tornavam simplesmente imbatíveis. Você tinha a opção de 4 ou 5 times realmente jogáveis, o resto só existia pra fazer volume.

Na tentativa de balancear esses jogos, começaram a implementar o "fator randômico", no qual, por pura rolagem de dados, alguns lances passaram a ter uma chance de falha, independentemente da precisão no controle ou dos atributos dos jogadores. Com isso, mesmo com atributos bons e precisão nos controles, os jogadores passaram a aleatoriamente errar passes, chutes e defesas sem o menor sentido (quem não se lembra dos frangos ridículos e defesas impossíveis que ocorriam num mesmo jogo, com o mesmo goleiro?).

Por fim, com o advento do multiplayer online, adicionaram à essa sopa de ***** o terrível handicap, que nada mais é que um fator "X", favorável ao jogador mais fraco (decidido com parâmetros que ninguém sabe ao certo), aplicado em cima do fator randômico. Agora parece que você tá jogando um daqueles filmes interativos (tipo Dragon's Lair), no qual as jogadas saem do jeito que o jogo deseja, pouco importando sua precisão no controle.

Outro detalhe que me faz querer passar longe dos games de futebol atuais é essa onda de os desenvolvedores focarem mais a atenção n venda de cards que na ***** do gameplay.

Enfim... Essas são minhas sensações em relação aos games atuais de futebol.

PS: Mal o wall aí galera! :icon-lolsuper:
 

Rosca Tudor

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Lembro que esse jogo tinha vários plágios de música famosa, mas nunca achei a versão em inglês (sei que existe, mas nunca achei), ai não aproveitei... alias, não aproveitei nenhum desses RPGs de futebol pelo mesmo motivo.

Nesses jogos antigos, por mais que houvesse jogadores que chutavam bem demais, ou que corriam demais ou que aguentavam o jogo de corpo melhor que os outros, havia um certo equilíbrio no gameplay. Você conseguia desarmá-los, evitar suas corridas e driblá-los mesmo com jogadores medianos, tudo dependia de sua própria técnica e precisão nos controles.

Nos jogos da geração PS2, começaram a estragar tudo colocando as tais "habilidades especiais", que somente alguns jogadores possuíam e que os tornavam simplesmente imbatíveis. Você tinha a opção de 4 ou 5 times realmente jogáveis, o resto só existia pra fazer volume.

Na tentativa de balancear esses jogos, começaram a implementar o "fator randômico", no qual, por pura rolagem de dados, alguns lances passaram a ter uma chance de falha, independentemente da precisão no controle ou dos atributos dos jogadores. Com isso, mesmo com atributos bons e precisão nos controles, os jogadores passaram a aleatoriamente errar passes, chutes e defesas sem o menor sentido (quem não se lembra dos frangos ridículos e defesas impossíveis que ocorriam num mesmo jogo, com o mesmo goleiro?).

Por fim, com o advento do multiplayer online, adicionaram à essa sopa de ***** o terrível handicap, que nada mais é que um fator "X", favorável ao jogador mais fraco (decidido com parâmetros que ninguém sabe ao certo), aplicado em cima do fator randômico. Agora parece que você tá jogando um daqueles filmes interativos (tipo Dragon's Lair), no qual as jogadas saem do jeito que o jogo deseja, pouco importando sua precisão no controle.

Outro detalhe que me faz querer passar longe dos games de futebol atuais é essa onda de os desenvolvedores focarem mais a atenção n venda de cards que na ***** do gameplay.

Enfim... Essas são minhas sensações em relação aos games atuais de futebol.

PS: Mal o wall aí galera! :icon-lolsuper:
Manda mais wall... sem medo de ser feliz rs.

Sim... os caras começam a colocar coisa demais, fazem de um jeito tosco e depois vão tacando gambiarras pra arrumar. No caso, o maior problema foi tentarem "democratizar" demais os jogos e ai fica muito fácil fazer qualquer jogada. No FIFA 12 ao 18, por exemplo, é extremamente divertido jogar na quarta divisão do inglês, pois as stats baixas dos jogadores acabam dando uma cadência gostosa ao jogo... mas com times um pouco melhores tudo já fica acelerado e fácil de "empurrar a bola pra frente". PES do 11 ao 19 não é nada melhor que isso e a cadência é estragada por outros motivos.

Handcap e script (especialmente nos FIFA, que tem mais, mas o PES tb tem) na intensidade que colocaram (pq SEMPRE teve esses mecanismos, mas era mais suave) pra mim estragou muito. Transformarem jogos de esporte coletivo em cassinos tb está matando o gênero.
 

scofield

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eu jogava bola mesmo era na real life na rua golzin com a galera :icon-lol: de video game mesmo jogava bomba patch no ps2 e so :icon-lol:
 

Uchiyamada1822

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Só tem rico aqui.
Eu sou humilde, os meus foram:
Futibou brasilenhu novienta I ceis
Bomba patch 100% atualizado
:icon-lolsuper:
 

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