• Olá Visitante! Seja muito bem vindo(a)!

    O #FórumPOLITZ é uma Comunidade única, sendo a primeira rede social no estilo de Fórum criada para pessoas que tem sede de conhecimento, conteúdo, informação e que adora uma boa discussão. Prezamos pela liberdade de expressão, em uma rede totalmente segura, livre de censuras e perseguições ideológicas.

    Oferecemos recursos exclusivos, em uma plataforma construída no que há de mais moderno no mundo. Para aproveitar tudo isso, é preciso Criar um Perfil. É rápido, fácil e totalmente gratuito. Você pode usar até a sua conta no Twitter para fazer isso.

    Junte-se a nós, venha se informar e compartilhar o seu conhecimento com a comunidade que mais cresce no Brasil. Esperamos que goste :)

#Discussão&Debate Qual o melhor BRT x VLT x VLP?

Larry MullenJr.

Guru
Medalinha
Entrou
15/10/18
Posts
8.275
Reactions
13.348
BRT - que é um sistema sobre pneus que combina ônibus especiais(em sua maioria bi-articulados), canaletas e corredores excluexclusivos, tecnologias de preferência semafórica e embarque preferencial.
O BRT leva menos tempo para começar a funcionar, além de representar um custo menor e poder atingir uma malha maior. Além da atualização e manutenção que também é mais rapida e simples.




VLP - é uma composição com motorização elétrica que roda sobre pneus e é guiada por um trilho central que fica sob o pavimento. Pode ser considerado um VLT sobre pneus. O VLP leva até quatro vagões (400 pessoas), outra vantagem de se utilizar pneus é a maior capacidade de vencer inclinações.
-Bitola reduzida, deixa mais espaço para outros modos de transporte (pedestres, carros, bicicletas).
-Não há contato aço/aço, e graças aos pneus pouca vibração é transmitida ao solo.




VLT - O VLT é uma composição ferroviária com trilhos de superfície que precisa de energia elétrica. Trata-se de um sistema de transporte que atende a oferta de transporte existente entre o ônibus e o metrô subterrâneo. Como um Metrô de superficie, o VLT leva até seis vagões (600 pessoas). O VLT é um pouco mais caro, por conta da instalação dos trilhos e do sistema de alimentação de energia por baixo do solo. Mas além dele transportar mais vagões, a manutenção dele é um pouco mais acessível que a do VLP.





Comparação:



Opinem.


Não conheço o tema, só googleei algumas coisas para dar um start na discussão, quem souber mais a respeito e quiser trazer material, além de ser morador/usuario pratico de algum dos modelos, fique a vontade para contribuir, tenho notado que varias cidades do BRzão ainda estudam qual o melhor modelo para implantar
 

JusticeiroAlem

Grão-Mestre
Entrou
15/10/18
Posts
3.122
Reactions
2.327
Sou metrozista desde pequenininho!
O problema é trazer aquele tatu para cavar tuneis...

De resto acredito que seja besteira, pq SP implantou corredores exclusivos de ônibus e o impacto foi semelhante ao de um BRT, gastando-se menos.

-------------------------
Só para resgatar algumas lembranças, houve as famosas frustrações como o projeto do ex-prefeito Celso Pitta do Fura-fila, que tmb foi fracassado pela Marta Suplicy.
 
Última vez editado:

NIKI LAUDA DE P

Grão-Guru
Entrou
15/10/18
Posts
13.874
Reactions
11.459
Iria de VLT

Se tem a grana para gastar, compre o melhor que sai mais barato no futuro (manutenção).
Por consequencia as tarifas também (deveriam) sforem ajustes menos brutos
 

Anjo Cruel

Guru
Entrou
15/10/18
Posts
9.862
Reactions
7.934
Iria de VLT

Se tem a grana para gastar, compre o melhor que sai mais barato no futuro (manutenção).
Por consequencia as tarifas também (deveriam) sforem ajustes menos brutos
O único ruim do VLT é que por ser de superfície tem que ficar se preocupando com as macaquices do povo. Como aqui não se tem educação, o VLT do Rio tem que ficar andando com escolta e velocidade reduzia por causa dos macacos.

Um que eu particularmente gosto por ser "barato" e eficiente são os monotrilhos, o problema é que esteticamente não fica muito bom (eu até acho legal, na verdade).

Mas a melhor opção mesmo seria o metrô subterrâneo. Também sou ferroviarista atuante.
 

NIKI LAUDA DE P

Grão-Guru
Entrou
15/10/18
Posts
13.874
Reactions
11.459
Iria de VLT

Se tem a grana para gastar, compre o melhor que sai mais barato no futuro (manutenção).
Por consequencia as tarifas também (deveriam) sforem ajustes menos brutos
O único ruim do VLT é que por ser de superfície tem que ficar se preocupando com as macaquices do povo. Como aqui não se tem educação, o VLT do Rio tem que ficar andando com escolta e velocidade reduzia por causa dos macacos.

Um que eu particularmente gosto por ser "barato" e eficiente são os monotrilhos, o problema é que esteticamente não fica muito bom (eu até acho legal, na verdade).

Mas a melhor opção mesmo seria o metrô subterrâneo. Também sou ferroviarista atuante.
Mas em tempos de austeridade que vivemos, tanto o monotrilho quanto o metro subterraneo precisam de valores dispostos muito maiores para sua execução, vide as grandes estruturas de concreto armado que precisam ser confeccionados.

São melhores, mas atualmente iria de VLT.

Quanto aos individuos atravessando no meio não dá para fazer muita coisa. Se até cachorro sabe atravessar a rua eles tem que aprender também.
 
Entrou
16/10/18
Posts
9.920
Reactions
2.704
No meu ponto de vista, dentro da minha linha de raciocínio, talvez a melhor solução seja do bonde de hidrogênio


Essa solução também é muito boa, pode até ser a melhor; ela utiliza trens alimentados por baterias, com trilhos virtuais e tem potencial de direção autônoma


 
Entrou
16/10/18
Posts
9.920
Reactions
2.704
No meu ponto de vista, dentro da minha linha de raciocínio, talvez a melhor solução seja do bonde de hidrogênio


Essa solução também é muito boa, pode até ser a melhor; ela utiliza trens alimentados por baterias, com trilhos virtuais e tem potencial de direção autônoma


Só um adendo, essa solução das baterias é alimentada de forma autônoma e muito rápida. O próprio veículo se encarrega de automaticamente carregar as baterias, baterias essas carregadas em mini-subestações fotovoltaicas - localizadas nas próprias paradas.
 

Mario_Hedgehog

Mestre Guru Iuminado
Entrou
15/10/18
Posts
20.829
Reactions
15.190
VLT por ser mais barato ...

mas como o user citou acima

o povo não respeita o patrimonio publico.

Já andei no VLT de fortaleza, e quando passava por bairros periféricos, a mulecada começava a jogar pedra no transporte.

fora que tinha algumas estações na superfície que eram pichadas por não ter vigilância 24hrs ...
 
Última vez editado:
OP
Larry MullenJr.

Larry MullenJr.

Guru
Medalinha
Entrou
15/10/18
Posts
8.275
Reactions
13.348
  • Autor(a) do Tópico
  • Thread Starter
  • #10
Mas prq estão se preocupando com gente entrar na frente? Isso também acontece com qualquer outro veículo e nego não entra na frente, o trem de SP passa em regiões lotadas de favelas na margem e nenhum doido entra na frente

Outra duvida: é verdade que essas poras não atingem 60km/h? Se sim Que ***** é essa?
 
OP
Larry MullenJr.

Larry MullenJr.

Guru
Medalinha
Entrou
15/10/18
Posts
8.275
Reactions
13.348
  • Autor(a) do Tópico
  • Thread Starter
  • #11
Iria de VLT

Se tem a grana para gastar, compre o melhor que sai mais barato no futuro (manutenção).
Por consequencia as tarifas também (deveriam) sforem ajustes menos brutos
Nessas minhas pesquisas, pelo que entendi, ele não atinge muitos lugares, ja os BRTs atingem grande parte da cidade

tbm sou ferroviarista atuante, mas...
 

BMWM3

Grão-Mestre
Entrou
20/10/18
Posts
1.625
Reactions
1.879
Os ônibus d linga 774 recebem pixadores ja na semana inaugural.
Entao nao da pra por vlt.

Vlp me lembro aquele filme Um Visto para o Céu.

O idela e metrô mas dependendo das condicoes geoloficas e geograficas noa da pra por
 

<raizeny>

Grão-Guru
Entrou
21/10/18
Posts
19.542
Reactions
10.961
Onde moro só tem busão velho

Mas gostei bastante do VLT que andei uma vez
 

saponheta

Mestre dos Mestres
Entrou
31/10/18
Posts
4.771
Reactions
2.441
Acho que o VLT é melhor, aqui em Santos tem VLT que vai até São Vicente, incrível como isso ajudou no transporte percurso que de ônibus era meia hora,40 minutos agora se faz em 20 minutos e querem ampliar as linhas espero que façam isso.
 

dy90

Mestre
Entrou
22/9/18
Posts
786
Reactions
1.514
Acho que o VLT é melhor, aqui em Santos tem VLT que vai até São Vicente, incrível como isso ajudou no transporte percurso que de ônibus era meia hora,40 minutos agora se faz em 20 minutos e querem ampliar as linhas espero que façam isso.
Também seria uma boa implementar esse sistema em cidades médias e grandes metrópoles, como São Paulo. Afinal, tem maior capacidade que os ônibus e não é tão caro quanto o metrô/trem.
 
Última vez editado:

DownUnder93

Grão-Mestre
Entrou
29/12/18
Posts
2.462
Reactions
754
O VLT carrega mais pessoas que o BRT. VLP poderia ter em SP antigamente, era o Fura Fila. BRT é um sistema que se for em grande cidade já nasce saturado. VLT no Brasil temos no Rio e em Santos.
 

DownUnder93

Grão-Mestre
Entrou
29/12/18
Posts
2.462
Reactions
754
Acho que o VLT é melhor, aqui em Santos tem VLT que vai até São Vicente, incrível como isso ajudou no transporte percurso que de ônibus era meia hora,40 minutos agora se faz em 20 minutos e querem ampliar as linhas espero que façam isso.
Quem opera o VLT aí é a mesma Piracicabana/BR Mobilidade que opera os onibus municipais de Santos, Praia Grande e intermunicipais.
 

saponheta

Mestre dos Mestres
Entrou
31/10/18
Posts
4.771
Reactions
2.441
Acho que o VLT é melhor, aqui em Santos tem VLT que vai até São Vicente, incrível como isso ajudou no transporte percurso que de ônibus era meia hora,40 minutos agora se faz em 20 minutos e querem ampliar as linhas espero que façam isso.
Quem opera o VLT aí é a mesma Piracicabana/BR Mobilidade que opera os onibus municipais de Santos, Praia Grande e intermunicipais.
Mobilidade é um fantoche da Piracicabana somente isso
 

DownUnder93

Grão-Mestre
Entrou
29/12/18
Posts
2.462
Reactions
754
Acho que o VLT é melhor, aqui em Santos tem VLT que vai até São Vicente, incrível como isso ajudou no transporte percurso que de ônibus era meia hora,40 minutos agora se faz em 20 minutos e querem ampliar as linhas espero que façam isso.
Quem opera o VLT aí é a mesma Piracicabana/BR Mobilidade que opera os onibus municipais de Santos, Praia Grande e intermunicipais.
Mobilidade é um fantoche da Piracicabana somente isso
BR Mobilidade é o nome de 1 dos 2 grupos de onibus do Nene Constantino. Aí usaram este nome para a licitação da EMTU na RMBS.
 
OP
Larry MullenJr.

Larry MullenJr.

Guru
Medalinha
Entrou
15/10/18
Posts
8.275
Reactions
13.348
  • Autor(a) do Tópico
  • Thread Starter
  • #21
O VLT carrega mais pessoas que o BRT. VLP poderia ter em SP antigamente, era o Fura Fila. BRT é um sistema que se for em grande cidade já nasce saturado. VLT no Brasil temos no Rio e em Santos.
É serio?
Essa pora vai a 20km/h, leva pouca gente(BRT é só colocar mais linhas) e é de dificil construção e não roda na chuva

Não to rebatendo, só tentando entender mesmo, na minha cidade não tem, mas em breve devem querer implementar um ou outro
 
OP
Larry MullenJr.

Larry MullenJr.

Guru
Medalinha
Entrou
15/10/18
Posts
8.275
Reactions
13.348
  • Autor(a) do Tópico
  • Thread Starter
  • #22
Parece que é bom só pra turismo, mas não para massa indo e voltando do trabalho
 

Rom Master 3.0

Grão-Mestre
Entrou
19/10/18
Posts
2.212
Reactions
3.231
Mas prq estão se preocupando com gente entrar na frente? Isso também acontece com qualquer outro veículo e nego não entra na frente, o trem de SP passa em regiões lotadas de favelas na margem e nenhum doido entra na frente

Outra duvida: é verdade que essas poras não atingem 60km/h? Se sim Que ***** é essa?
Ledo engano, o pessoal entra na frente e atravessa nos trilhos aqui em SP.
O povo é literalmente como gado, se tu não por grade eles tentam passar por ali.

Fora o resto de coisas, tipo a quantidade de ********* que tenta se matar nos trilhos diariamente.
 

Rom Master 3.0

Grão-Mestre
Entrou
19/10/18
Posts
2.212
Reactions
3.231
No demais, estava aqui pensando, teoricamente esse VLT e VLP seriam melhores alternativas pra transporte intermunicipal do que pra transporte municipal.
Tipo, nós já temos rodovias pra tudo quanto é canto, se pudessem colocar um transporte desse nelas e deixar uma pista dedicada...

Enfim, só teorias.
 
OP
Larry MullenJr.

Larry MullenJr.

Guru
Medalinha
Entrou
15/10/18
Posts
8.275
Reactions
13.348
  • Autor(a) do Tópico
  • Thread Starter
  • #25
No demais, estava aqui pensando, teoricamente esse VLT e VLP seriam melhores alternativas pra transporte intermunicipal do que pra transporte municipal.
Tipo, nós já temos rodovias pra tudo quanto é canto, se pudessem colocar um transporte desse nelas e deixar uma pista dedicada...

Enfim, só teorias.
com os dados que tenho
é assim que entendo tb
 
Top Bottom