#BatePapo Sobre games de Esporte (discussão)

holandeses302

Grão-Mestre
True Gamer
Entrou
31/10/18
Reactions
785
acho que mais ou menos existe um consenso que estamos passando por uma "idade das trevas" dos jogos do gênero de esporte (não automobilístico) , talvez com exceção dos esportes radicais que temos muitas proposta novas algumas até ousados, o gênero do final da geração do PS3/Xbox one pra cá não surgiu novas franquias de games de esportes não surgiram novo concorrentes de game de futebol pra enfrentar o FIFA , até o seu grande rival Winning Eleven esta fardado a desaparecer , Basquete estar em situação pior ainda com único game relevante sento NBA 2K muita pouca inovação na mecânica e no conteúdo, games de Tennis deve um grande boom na geração PS2 aliás jogava bastante games de tennis nessa época e vejo atualmente que a febre desapareceu (E olha que estamos num momento singular com 3 maiores tenistas de todos os tempos em atividade, games de Volei são inexistentes

a maior parte da culpa é de quem ?
-o público que é muito conservador que sô que saber dos mesmos games sempre , que matar iniciativa de empresas ,médias pequenas de tentarem entrar no mercado de games de esportes ?
-As grandes empresas que conseguiram monopolizar de tal formar o mercado que não existe espaço para outras crescerem o encontrar espaço ?
-as politicas das grandes organizações esportivos sejam um tanto politicamente "anti-game" licenciar para fazer um game de esporte de campeonatos de verdade e atletas de verdade seja muito caro inviável que matar a iniciativa das empresas de game fazer game como campeonato Mundial de Volei , ou Ligas Nacionais importantes como a Super Liga Brasileira de Vólei ?
-Problema cultural : os games mais importante tirando o futebol são esportes Norte Americanos produzidos por empresas Norte Americanas e essa situação fez que os games de esportes perderem seu apelo ao público Mundial ?

Existe solução ao longo prazo ?

Última vez editado:

JusticeiroAlem

Guru
True Gamer
Entrou
15/10/18
Reactions
7.515
Não tenho experimentado games de esporte ultimamente (apenas os de corrida), mas o meu palpite é de que essa decadência acompanhou uma crise mundial dos próprios eventos de esporte.

Última vez editado:

Chambito

Grão-Guru
True Gamer
Entrou
16/10/18
Reactions
10.695
Eu culpo a falta de criatividade dos desenvolvedores.

Por exemplo, se não tem como competir com jogos de futebol mais realistas e licenciar ligas, entao façam um jogo de futebol diferente, igual fez os produtores de Rocket League.

Rosca Tudor

Guru
Premium
True Gamer
Entrou
7/8/19
Reactions
7.669
O problema de jogos de esportes é licença... o que impede que empresas pequenas se aventurem no ramo. As grandes já têm seus públicos e não mudarão suas formulas só pra agradar quem não é fã.

O máximo que arriscam é adaptar e mudar seus modelos comerciais (que aconteceu de um jeito com simulação de corridas e de outra com futebol e outros esportes populares).

Os jogos de esporte sofrem com o mesmo problema de design que Starcraft: Eles têm públicos muito grandes e cativos que são absurdamente chatos com mudanças. FIFA mesmo já tentou melhorar várias vezes a sua jogabilidade e SEMPRE retrocede por conta do mimimi de seus jogadores que curtem algo nerfado. Podem ver como as demos de FIFA possuem jogabilidades absurdamente superiores à dos jogos completos e esses, além disso, tb recebem vários nerfs em seus primeiros patchs.

Pessoalmente eu realmente entendo o lado dos desenvolvedores (como disse), só que eu não compro mais seus jogos. Meu último jogo de futebol, por exemplo, foi o FIFA18, que de vez em quando pego pra jogar (é um bom jogo apesar dos pesares) e mato a saudade... porém não vou comprar outro FIFA pq além de tudo a franquia foi piorando (sim, jogo todo ano pois mais de um chegado compra sempre).

E eu até tentei com uns parças fazer algo diferente. Tentamos um futebol de rua 5x5 troo-simulação, mas abandonamos pq, além de não conseguirmos oferecer nenhuma solução realmente diferenciada e funcional, não temos acesso a tecnologia de mocap (e mesmo se tivéssemos teria que ser uma de alto nível)... então até poderiamos arriscar mais um joguete arcadão-raiz, só que arcadão-raiz de futiba ninguém olha nem pra cara e tem alguns bons lançados recentemente.

Sem chance, papitos... ninguém bate a EA simplesmente pq ninguém tem capacidade... o que tb é problemático pois eles obviamente não estão conseguindo dar uma evolução pra franquia.

Última vez editado:

holandeses302

Grão-Mestre
True Gamer
Entrou
31/10/18
Reactions
785
O problema de jogos de esportes é licença... o que impede que empresas pequenas se aventurem no ramo. As grandes já têm seus públicos e não mudarão suas formulas só pra agradar quem não é fã.

O máximo que arriscam é adaptar e mudar seus modelos comerciais (que aconteceu de um jeito com simulação de corridas e de outra com futebol e outros esportes populares).

Os jogos de esporte sofrem com o mesmo problema de design que Starcraft: Eles têm públicos muito grandes e cativos que são absurdamente chatos com mudanças. FIFA mesmo já tentou melhorar várias vezes a sua jogabilidade e SEMPRE retrocede por conta do mimimi de seus jogadores que curtem algo nerfado. Podem ver como as demos de FIFA possuem jogabilidades absurdamente superiores à dos jogos completos e esses, além disso, tb recebem vários nerfs em seus primeiros patchs.

Pessoalmente eu realmente entendo o lado dos desenvolvedores (como disse), só que eu não compro mais seus jogos. Meu último jogo de futebol, por exemplo, foi o FIFA18, que de vez em quando pego pra jogar (é um bom jogo apesar dos pesares) e mato a saudade... porém não vou comprar outro FIFA pq além de tudo a franquia foi piorando (sim, jogo todo ano pois mais de um chegado compra sempre).

E eu até tentei com uns parças fazer algo diferente. Tentamos um futebol de rua 5x5 troo-simulação, mas abandonamos pq, além de não conseguirmos oferecer nenhuma solução realmente diferenciada e funcional, não temos acesso a tecnologia de mocap (e mesmo se tivéssemos teria que ser uma de alto nível)... então até poderiamos arriscar mais um joguete arcadão-raiz, só que arcadão-raiz de futiba ninguém olha nem pra cara e tem alguns bons lançados recentemente.

Sem chance, papitos... ninguém bate a EA simplesmente pq ninguém tem capacidade... o que tb é problemático pois eles obviamente não estão conseguindo dar uma evolução pra franquia.
acho que o fim da cultura de jogar games no arcade pode ter influenciado negativamente os games de esporte estilo arcade, lembro que jogava pra caramba Super Sidekicks 2 da SNK que era febre pra caramba em 1994/95 é muito Virtua Strike da sega no Arcade

Eu pessoalmente sinto bastante falta dos games de Tênis jogava muito principalmente modo carreira do Smash Tennis Pro Tournament 2 no PlayStation 2 , outra coisa que deixava chateado e que não teve ninguém com capacidade de fazer um game de Vólei do nível FIFA ou NBA 2k , hoje em dia

Kevin Logan

Iluminado
Usa AdBlocker :(
Entrou
1/11/20
Reactions
203
Jogos de esportes é uma categoria que eu não consigo entender a popularidade, quero dizer... para quer jogar um jogo de esporte se você pode praticar o esporte na vida real? O único jogos de esportes que eu gostei foram 'mario tennis' e "mutant hockey league", mas foi por causa que os jogos tinham um toque de "cartoon".

holandeses302

Grão-Mestre
True Gamer
Entrou
31/10/18
Reactions
785
Jogos de esportes é uma categoria que eu não consigo entender a popularidade, quero dizer... para quer jogar um jogo de esporte se você pode praticar o esporte na vida real? O único jogos de esportes que eu gostei foram 'mario tennis' e "mutant hockey league", mas foi por causa que os jogos tinham um toque de "cartoon".
talvez pra tentar ganhar uma Liga dos campeões com FC Koln ?, fazer o Brasil ter uma grande tenista de nível mundial novamente mesmo que virtualmente ? fugir da realidade não têm que necessariamente você ter que jogar um jogo com ambientação muito louca, as vezes você sô quer relaxar em uma partida vs, ou simular o seu desejo esportivo ideal e lúdico

Última vez editado:

Rosca Tudor

Guru
Premium
True Gamer
Entrou
7/8/19
Reactions
7.669
acho que o fim da cultura de jogar games no arcade pode ter influenciado negativamente os games de esporte estilo arcade, lembro que jogava pra caramba Super Sidekicks 2 da SNK que era febre pra caramba em 1994/95 é muito Virtua Strike da sega no Arcade

Eu pessoalmente sinto bastante falta dos games de Tênis jogava muito principalmente modo carreira do Smash Tennis Pro Tournament 2 no PlayStation 2 , outra coisa que deixava chateado e que não teve ninguém com capacidade de fazer um game de Vólei do nível FIFA ou NBA 2k , hoje em dia
Acho que os jogos de esporte "mais realistas" se tornaram tão acessíveis que não faz mais sentido criar algo estilizado. E jogos mais fantasiosos (como o novo Capitão Tsubasa, por exemplo) perderam popularidade pq o pessoal os considera meio crinjões... mesmo Mario Strikers, que é muito bem feito, deve ser a sub-franquia que menos vende do personagem. Pessoalmente eu nunca curti muito futebol fantasioso, como os do Kunio-Kun, Rockman ou mesmo FIFA Street. Acho que o perfil padrão do fã de futi é mais serious-business quando se trata do esporte. Até o nosso projeto de futebol de rua acabamos perdendo fé por não acreditarmos (pelo feedback que estávamos tendo e até pelos nossos próprios gostos) que o fã trocaria os """simuladores""" por algo que não teria nenhuma licença (nem a de campeonatos pequenos conseguimos pois o pessoal varia do muito desorganizado ao muito mercenário... geralmente as duas coisas juntas) a não ser de um conhecido nosso que ia deixar a gente usar a quadra de aluguel que ele tem (mas com concessões, como não poder usar algumas placas, posters e fotos que ele coloca na parede e dão um charme por serem de caras famosos que jogaram ou ainda jogam lá). E o proprio fato de não ter o glamour de um estádio já foge dos fetiches da geral. Em FIFA, é raro ver alguém jogando um contra usando times não famosos (ou o que torce na RL). É meio igual a jogos de corrida, que ninguém quer simular os carros realmente compatíveis com sua baixa habilidade, só as categorias de ponta... no mínimo uma GT3 (e ai vc vê um monte de caras que até são bons, mas não o bastante pra correr legal com esses carros).

O cara que gosta simplesmente gosta muito. Tem um monte de jogador profissional que é viciadaço em FIFA e levam o negócio muito a sério. Tem caras que vão envelhecendo e desenvolvem limitações físicas que não o deixam mais jogar de verdade. Tem um monte de gente que não consegue arrumar tempo pra juntar o pessoal pra jogar. E, o mais comum, é que no videogame dá pra jogar muito melhor do que na vida real até quando vc é profissional. Eu, por exemplo, sou péssimo na RL, mas já não faço nada feio no virtual.

Última vez editado:

Last Gamble

Mestre dos Mestres
Entrou
16/10/18
Reactions
233
Tenho a impressão de que quando eles acham uma gameplay que da certo eles mudam muito pouco com medo de estragar o jogo, Fifa teve uma época de muito sucesso lá no FIFA 12,13 depois disso só mudanças pequenas. 2K também estourou no 12,13,14 e depois poucas mudanças. O PES por exemplo no 13 não era ótimo mas era jogável, destruíram o jogo no 14, até hoje não conseguiram recuperar. E como vende muito não tem porque arriscar

Kevin Logan

Iluminado
Entrou
1/11/20
Reactions
203
Já que estamos falando de jogos de esportes, alguém aqui ja jogou algum videogame de golf ou minigolf? Acho que golf é a único da qual eu gosto já que o foco é para a de física do jogo.

Neoghoster Akira

Guru
Entrou
22/10/18
Reactions
4.315
Já que estamos falando de jogos de esportes, alguém aqui ja jogou algum videogame de golf ou minigolf? Acho que golf é a único da qual eu gosto já que o foco é para a de física do jogo.

Bem antigamente eu jogava Pangya que tinha instalado no PC:

Mas evidentemente tem uns que são mais realistas.

Last Gamble

Mestre dos Mestres
Entrou
16/10/18
Reactions
233
Joguei Hot Shot Golf 2 do PS1, gostava bastante. Esses PGA mais realistas eu nunca joguei

Rosca Tudor

Guru
Premium
True Gamer
Entrou
7/8/19
Reactions
7.669

Acho que é o único jogo de esporte da quarta geração que realmente envelheceu bem e mesmo sendo um jogo feito pra arcade ele possui uma física bem decente. Depois dele só teve um jogo de golf que me ofereceu tanta imersão com uma jogabilidade tão direta e gostosa, que é esse:

O jogo virou meio que meme na época, mas o golf dele (e o boliche também... os outros três são bem fraquinhos) é muito gostoso de jogar no wiimote e foi um dos jogos que mais me diverti com os amigos. Mas ele é pra jogar com outras pessoas, pois contra a maquina não tem a menor graça. Melhor jogabilidade do gênero até hoje.

Depois cheguei a jogar vários mais modernos e achei todos muito burocráticos ou fantasiosos demais (como o Mario Golf... que é bom até, mas nunca me deu vontade de tentar novamente).

Tinha um do Mega Drive, mas não lembro se era o PGA Tour Golf 3 ou o Arnold Palmer... um desses tinha uma jogabilidade mais gostosa, só não lembro qual... acho que vale a pena testar os dois e mais os outros que citei acima, pois mesmo que sejam jogos antigos, parece que a física dos jogos do gênero não evoluiu tanto ao longo dos anos.

Última vez editado:

Rom Master 3.0

Grão-Guru
True Gamer
Entrou
19/10/18
Reactions
27.989
Como o Rosca Tudor @Rosca Tudor falou, um dos maiores problemas de jogos de esporte são as licenças e o segundo maior problema é o público que é um porre.
Até tem alguns joguinhos um teco mais arcades, especialmente de golf, mas o pessoal torce o nariz e vira o rosto. Nem a EA escapou disso, tentou emplacar o Fifa Street e o pessoal não gostou.

holandeses302

Grão-Mestre
True Gamer
Entrou
31/10/18
Reactions
785
acho que alguém da Sony deve estar espionando esse tópico assim que criei ele no dia seguinte parece no menu "Discovery Sport" com vários games de Esportes um que chamou atenção foi um chamado de Spike Volleyball justamente minha queixa era não ter game de Volei, alguém já jogou esse game ? estou com vontade de dar uma chance pra ele

Rosca Tudor

Guru
Premium
True Gamer
Entrou
7/8/19
Reactions
7.669
acho que alguém da Sony deve estar espionando esse tópico assim que criei ele no dia seguinte parece no menu "Discovery Sport" com vários games de Esportes um que chamou atenção foi um chamado de Spike Volleyball justamente minha queixa era não ter game de Volei, alguém já jogou esse game ? estou com vontade de dar uma chance pra ele

MADCC_BR

Mestre
True Gamer
Entrou
9/5/20
Reactions
324
Não consigo gostar de jogo de esportes, pra mim, automobilismo não é esporte, não sei pq, talvez seja a jogabilidade, nada consegue me encantar...

Top Bottom