#Humor Tópico oficial de chacota ao Rio de Janeiro

Simo Häyhä

Grão-Mestre
Entrou
12/11/18
Posts
1.992
Reactions
3.507
Em dez anos, Rio de Janeiro perde 2º lugar no PIB industrial do país para Minas Gerais

RIO - Em dez anos, o Estado do Rio perdeu o segundo lugar no ranking do PIB industrial brasileiro. Na dança das cadeiras, Minas Gerais assumiu a segunda posição, de acordo com levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que mede o nível de participação dos estados brasileiros na produção do setor.

No biênio 2007-2008, a fatia do Rio no PIB industrial era 14,58%. Ela caiu para 10,14% no biênio 2017/2018, últimos dados disponíveis. No mesmo período, a participação do estado mineiro, que ocupava a terceira posição, subiu de 10,44% para 10,80%

Muito dependente da indústria extrativa, o resultado mostra que o Rio ainda não se recuperou da crise do setor de óleo e gás. Em 2016, sofreu impactos extensos com a operação Lava-Jato na Petrobras, além de ter sido afetado pela queda nos preços internacionais do petróleo, o que fez despencar a produção.

— Uma economia baseada em um único setor é ruim. Quando houve uma arrecadação muito forte do estado do Rio e das prefeituras do norte do estado, em razão dos royalties do petróleo, deveria ter sido feito investimento em infraestrutura para atrair investimentos em outros setores — destaca Renato da Fonseca, economista-chefe da CNI.

Indústria farmacêutica perde espaço​

O economista lembra ainda que, apesar do Rio continuar com a maior fatia de participação na indústria extrativa do país, sua contribuição diminuiu neste e em outros setores como o da indústria de transformação.

— Setores que eram tradicionais, como a indústria farmacêutica, vem perdendo espaço. O mesmo acontece com o setor de veículos automotores.

Números da pesquisa da CNI mostram que o estado vem perdendo participação na indústria nacional há anos. No auge do dinamismo, em 2005 e 2006, a indústria fluminense chegou a representar 14,9% do PIB industrial do país.

A dificuldade do Rio de promover incentivos fiscais também ajuda a explicar a queda na participação, acrescenta Fonseca:

— Além da dificuldade de investir em infraestrutura, tem uma guerra fiscal. Outros estados deram incentivos fiscais, o que atraiu essas empresas. São Paulo respondeu dando incentivos ainda mais altos para evitar essa migração, mas o estado tem que ter receita para fazer isso — diz o economista.

Outras regiões ganham relevância​

São Paulo continua sendo o principal produtor industrial do país, mas o estado também perdeu fatia na produção brasileira em dez anos - caiu de 33,56% para 30,68%, segundo a CNI. Na indústria de transformação, chegou a perder participação em 22 dos 24 setores desse segmento.

As maiores perdas ocorreram nos setores de papel e celulose, produtos de metal, vestuário e acessórios e máquinas e materiais elétricos.

No setor de papel e celulose, Mato Grosso do Sul, que saiu do 14º lugar no ranking, com 0,23% da produção nacional, saltou para a 3ª posição, com 11,1% da produção nacional. No setor de vestuário, Santa Catarina passou a ser o maior estado produtor do país neste segmento.

O que ajuda a explicar esse movimento é o processo de descentralização pelo qual passa a indústria brasileira nos últimos anos. A produção, antes muito concentrada na Região Sudeste, tem avançado em outros estados.

O Espírito Santo, que em 2007-2008 ocupava o oitavo lugar, cedeu espaço para o Pará, cuja participação saltou de 2,2% para 3,56% em 2017-2018. Os três estados do Sul, que já ocupavam o quarto, quinto e sexto lugar, aumentaram sua fatia no PIB industrial brasileiro, assim como Bahia, Goiás e Pernambuco.

— São estados que estão crescendo, começam a gerar renda, mais mercado consumidor, começam a ter infraestrutura de qualidade — explica Fonseca, ao citar os investimentos no complexo de Suape, com o polo automotivo da Fiat em Pernambuco.
 

paula tejanu

Mestre dos Mestres
Entrou
15/10/18
Posts
3.835
Reactions
8.423

ExtraNoob

Grão-Guru
True Gamer
Entrou
16/10/18
Posts
20.616
Reactions
16.866
playboy não vai tirar onda de Metrô Acima da Superfície na nossa comunidadchi, não meixmu!
oh é caô! é noixx, parça!!




Pra poder voar no RJ vai ter que blindar helicóptero
 
Última vez editado:

Vegeta

Grão-Guru
Entrou
15/10/18
Posts
10.585
Reactions
11.312
o helicoptero da globo que fazia as operações ate 2019 era blindado










porem a falencia chegou e agora é um teco teco que pode cair a qualquer momento





















 

ExtraNoob

Grão-Guru
True Gamer
Entrou
16/10/18
Posts
20.616
Reactions
16.866

pao com agua

Grão-Guru
Usa AdBlocker :(
Entrou
15/10/18
Posts
11.683
Reactions
8.402

Cranbonic

Guru
True Gamer
Entrou
31/1/20
Posts
6.659
Reactions
6.359
"A Polícia Civil ainda não sabe se a vítima foi assassinada ou se afogou"

os caras ainda tem duvida desse tipo no rio de janegro :icon-lol:
Investigação no Hell de Janeiro sem proprina? Vai rolar não :icon-lolsuper::icon-lolsuper::icon-lolsuper::icon-lolsuper:.

Não viu no documentário chamado "Tropa de Elite", onde os PMs tiravam um corpo e jogavam em outra região pra não terem "saco" de investigar o assassinato?
-Essa **** não é minha mais minha não Aspira :icon-mustache::icon-mustache::icon-mustache::icon-mustache:
 
Última vez editado:
Top Bottom