#BatePapo Vale a pena fazer falcudade de direito em 2021?

Rei do Rock

Grão-Mestre
Entrou
14/12/19
Reactions
1.245
Acho que não, é um curso muito batido, e tá muito saturado, mas se é o que você quer mesmo faça, se é o que você gosta

Sinceramente, não posso recomendar nenhuma porque nem imagino o que se precisa mais no mercado
Li em um site que matemática é uma área boa, nunca falta serviço, aí você se especializa e pode dar aulas, tem vários áreas de trabalho

Stacler

Guru
Usa AdBlocker :(
Entrou
6/12/18
Reactions
4.673
Depende muito da sua personalidade e comunicação.

Se você é aquela típica pessoa que tem uma boa lábia, bastante conhecidos, uma personalidade sociável, compensa bastante que vai se dar muito bem na área, agora se você não tem essa personalidade, é furada.

Direito é como a maioria dos cursos, o curso em si não é furada e nunca foi, é furada a pessoa com uma personalidade e estilo de vida que tem nada a ver com a profissão e resolve fazer.

Por que todas as profissões hoje em dia, têm várias pessoas que se dá muito bem e tem muitas que toma no rabo.

Não é escolher uma profissão por gosto, aquilo de "fazer o que você gosta", como falei acima, uma pessoa com bastante conhecidos, lábia, sociável se daria bem em direito mesmo não gostando estudar leis, legislação e bostas do tipo.

Pimbada

Iluminado
Entrou
20/5/20
Reactions
245
Acho que não, é um curso muito batido, e tá muito saturado, mas se é o que você quer mesmo faça, se é o que você gosta

Sinceramente, não posso recomendar nenhuma porque nem imagino o que se precisa mais no mercado
Li em um site que matemática é uma área boa, nunca falta serviço, aí você se especializa e pode dar aulas, tem vários áreas de trabalho
Não sou muito chegado em matemática.

Rosca Tudor

Guru
Premium
True Gamer
Entrou
7/8/19
Reactions
7.073
Se vc for bom de estudo a ponto de passar numa das melhores (USP, UNESP, PUC e mais uma ou outra que eventualmente fica no top10 do MEC... mas de preferencia nas públicas) vale sim, pois entrar e se formar numa dessas é quase que garantia que vc posteriormente arrumará fácil um bom emprego ou será capaz de passar num bom concurso.

Caso contrário a qualidade vai despencando exponencialmente depois dessas primeiras a ponto de valer até mais a pena fazer uma licenciatura (que é uma péssima opção, acredite, eu fiz) ou até mesmo um curso técnico.

A elite do pessoal das áreas derivadas do Direito está muito bem, mas isso tb é o que acontece em praticamente qualquer curso superior (até se vc se formar em Biblioteconomia numa universidade como a USP terá acesso mais fácil a bons salários), mas no geral Direito é de longe o pior curso pra se fazer no BR.

EDIT: Basicamente qualquer uma dessas 20 têm uma excelente média tanto de aprovados na OAB logo no primeiro exame como também de pessoas que passam logo depois de formadas em bons concursos:

https://www.maioresemelhores.com/melhores-faculdades-direito-brasil/

Bom curso pra formar parasitas públicos e puliça:ROFLMAO:

Última vez editado:

Pimbada

Iluminado
Entrou
20/5/20
Reactions
245
Depende muito da sua personalidade e comunicação.

Se você é aquela típica pessoa que tem uma boa lábia, bastante conhecidos, uma personalidade sociável, compensa bastante que vai se dar muito bem na área, agora se você não tem essa personalidade, é furada.

Direito é como a maioria dos cursos, o curso em si não é furada e nunca foi, é furada a pessoa com uma personalidade e estilo de vida que tem nada a ver com a profissão e resolve fazer.

Por que todas as profissões hoje em dia, têm várias pessoas que se dá muito bem e tem muitas que toma no rabo.

Não é escolher uma profissão por gosto, aquilo de "fazer o que você gosta", como falei acima, uma pessoa com bastante conhecidos, lábia, sociável se daria bem em direito mesmo não gostando estudar leis, legislação e bostas do tipo.
Eu não sou uma pessoa muito sociável porém eu tenho bastante conhecimento e também tenho gosto pela leitura. Por mais que eu não seja uma pessoa mais sociável do mundo eu tenho parentes próximos que são formados nessa área e tem um escritório aqui na minha cidade, e que já poderia ser uma vantagem em comparação se eu escolhesse outra área como engenharia ou medicina. E também eu não sou muito chegado as ciências exatas e area de medicina por mais que penso em fazer.

Rosca Tudor

Guru
Premium
True Gamer
Entrou
7/8/19
Reactions
7.073
eu tenho parentes próximos que são formados nessa área e tem um escritório aqui na minha cidade
E vc tá perguntando num fórum pra um monte de anônimos aleatórios se vale a pena ou não fazer faculdade de direito:icon-lol:

Pimbada

Iluminado
Entrou
20/5/20
Reactions
245
E vc tá perguntando num fórum pra um monte de anônimos aleatórios se vale a pena ou não fazer faculdade de direito:icon-lol:
Sim eu quero ver as opinões no geral a respeito se vale a pena ou não ir para essa area, ainda estou baste indeciso sobre qual falculdade devo escolher.

Última vez editado:

Stacler

Guru
Usa AdBlocker :(
Entrou
6/12/18
Reactions
4.673
Eu não sou uma pessoa muito sociável porém eu tenho bastante conhecimento e também tenho gosto pela leitura. Por mais que eu não seja uma pessoa mais sociável do mundo eu tenho parentes próximos que são formados nessa área e tem um escritório aqui na minha cidade, e que já poderia ser uma vantagem em comparação se eu escolhesse outra área como engenharia ou medicina. E também eu não sou muito chegado as ciências exatas e area de medicina por mais que penso em fazer
Tendo parentes que trabalha na área e te ajuda no começo torna tudo mais fácil e viável, contudo, se der pra depender dos seus parentes por bons anos até você ter um nome na praça, pois, se você não é muito sociável e nem o tipo de pessoa que tem lábia, que leva todo mundo na conversa, se depender de você na área irá se ferrar.

O que posso dizer é, conheço pessoas próximas que se deram muito bem em direito, contudo, todas elas eram pessoas com bastante lábia, conhecidos e sociáveis, demoraram pra engajar na área por conta própria, sendo que todas essas pessoas têm um desvio de carácter, mesmo assim demoraram alguns anos pra se engajarem na área sem depender de algum familiar, todos que conheci que fizeram essa área sem ter esse perfil foi o oposto ou estão há 10 anos na sombra do parente.

Sendo que gosto pela leitura não quer dizer muito, depende do que você tem gosto para ler, eu tenho gosto pela leitura, diversas pessoas já me disseram que "como você é uma pessoa que valoriza o conhecimento e gosta de ler...", contudo, na época da faculdade que tive matérias de legislação não suportava ler nenhum texto sobre.

Ler um livro sobre história e decorar um sobre leis é bastante diferente.

Última vez editado:

GSFilipe

Principiante
Entrou
17/1/21
Reactions
42
Se eu pudesse voltar no tempo, ao invés de fazer um curso superior, eu teria feito o seguinte:

1 - Aprenderia inglês, e o dinheiro que gastei com curso superior iria embora do país;

2 - O tempo e dinheiro que gastei com o curso superior, eu estudaria para passar pelo menos em um concurso de nível médio. Melhor um pássaro na mão do que dois voando. É melhor uma estabilidade ganhando pouco e com pouca cobrança do que ganhar bem no setor privado, e estar sujeito às instabilidades de mercado. No Brasil qualquer peido que um estrangeiro solta lá fora afeta a porcaria da economia aqui. Sem contar, o quanto o próprio governo interno já atrapalha o seu desenvolvimento;

3 - Aprenderia inglês e estudaria, me aprofundaria nos assuntos de investimento em bolsa de valores, ou coisas do tipo. Acho que hoje em dia está em voga as criptomoedas. Ou seja, coisas relacionadas à economia. Como dizem, fazer seu dinheiro trabalhar para você;

4 - O dinheiro que gastei com curso superior abriria um negócio. Claro, isso se você tiver dom para gerenciar um negócio, for uma pessoa bem articulada;

5 - Aprenderia inglês e estudaria, TI, programação, redes;

6 - Depois do meu ensino médio, com meus 18 anos, arrumaria um emprego qualquer, obteria uma experiência de vida, e deixaria para fazer faculdade com um pouco mais de idade. Tentaria primeiro descobrir o que realmente gosto de fazer.

Bem, é só uma ideia. Na verdade, o que quero dizer, é que: Não vejo um futuro muito promissor, como antigamente, para quem faz uma faculdade. Faculdade é um esforço e tempo muito grande para pouco retorno e nenhuma certeza.

Ares1521

Experiente
Entrou
28/6/20
Reactions
898
Eu odeio direito, mas tenho que admitir: Deveria ter feito!
Se você não for um inútil e trabalhar legal, dá para tirar uma grana ****, qualquer ***** que precisa de um advogado custa uma fortuna. Advogadinho porta de cadeia minimamente competente tira 20k por mês fácil.

OAB tem um monte de garantias legais na constituição que faz uma puta reserva de mercado. Eu odeio isso e gostaria que se fodessem e isso acabasse, mas não vou te enganar: Se você mandar legalzinho, vai ganhar uma boa grana, então não vou te enganar falando que é *****, não é. Mas garanta que vai passar em OAB e entrar na máfia.

Pimbada

Iluminado
Entrou
20/5/20
Reactions
245
Nossa isso tá muito saturado, cara.
Varias profissões atualmente estão saturadas como a engenharia por exemplo porém há áreas que aindam valem a pena fazer faculdade e ganham muito dinheiro por exemplo. A minha pergunta é se em 2021 vale a pena fazer direito e me especializar em uma área e ter uma boa profissão?

Última vez editado:
Top Bottom